Quando o amor se torna farsa

Vivemos num mundo cada vez mais poluído e as relações tendem a ir pelo mesmo caminho. Muitas relações já não se baseiam no amor mas num jogo de interesses ou então num arrastar de sentimentos que já não existem ou que se foram perdendo ao longo do tempo. Existem pessoas que ainda não sabem o significado de um amor incondicional e preferem viver uma farsa uma vida inteira, adiando uma possível felicidade que poderiam obter desfazendo a mesma. Neste artigo pretendo debater com vocês algumas situações onde o amor se torna uma farsa.

amor triste

Quando já não existe sentimento – A maior das farsas mas que infelizmente acontece é viver uma relação onde já não existe amor. Uma relação que se deixou cair na rotina e que muitas vezes persiste não se sabe como e porque. Mas aqui não se incluem apenas as relações que perderam o brilho, falo também de relações onde ocorre sistematicamente a traição e que por vezes até o parceiro sabe. Falo também de relações onde já não existe amor mas se mantém uma falsa relação apenas para «parecer bem» para os filhos e para supostamente não lhes criar sofrimento, quando sabemos que acontece precisamente o contrário.

Interesse económico – Outra grande farsa é viver um amor apenas por interesse económico onde a chama do amor há muito se desvaneceu. A relação deixou de ser amor e passou a ser uma relação parasita onde a parasita procura sugar o máximo (neste caso de dinheiro) ao hospedeiro. Numa relação assim apenas persiste a ganância, que não se dá com o amor. Existe mesmo quem consiga viver uma vida inteira de mentira apenas pelos bens materiais que essa farsa lhe dá, vivendo uma relação ou várias fora do casamento.

Interesse sexual – Existe também quem viva apenas com outra pessoa por um puro interesse sexual, não existindo nada mais do que isso. Pessoas assim geralmente também podem possuir uma segunda relação e por vezes até uma família à parte da sua (sim não acontece apenas nos filmes).

Esconder a sexualidade – Existe ainda quem viva toda a vida numa grande farsa apenas por não ser capaz de assumir a sua sexualidade. Existem vários casais em que um dos dois tem uma relação ou várias com pessoas distintas ao casal e de outro sexo. Vivem uma vida inteira com alguém que provavelmente nem amam e mantêm as relações com parceiros de outro sexo fora da sua relação.

Estas são algumas situações onde se vive um amor que é uma farsa e que não passa de um esquema, de uma traição ou de algo que certamente estará muito longe do amor.