Sinais que você precisa de terapia!

Em primeiro lugar é importante perceber o que é motivo de pensar em fazer terapia. Tudo o que não lhe faça bem ou que a impeça de fazer algo normal do seu dia a dia deve ser alvo de preocupação mas nem tudo é sinal de que necessita terapia. Com o artigo de hoje vamos dar a conhecer alguns sinais de que você precisa fazer terapia e como pode começar a agir para evoluir e resolver esse problema.

Todos nós temos momentos menos felizes e eles são inevitáveis na nossa vida: Seja por conflitos internos ou com outras pessoas, por perdas ou por faltas, nem sempre conseguimos resolver o nosso problema sozinhos e é aí que a terapia surge como solução. Vamos então conhecer alguns exemplos em concreto.

Sinais que você precisa de terapia

Traumas não resolvidos – Existem situações que qualquer pessoa pode considerar simples mas que para nós é considerado um trauma e estes podem vir desde infância e afetar as nossas relações pessoais. Se é algo que a impede de realizar ações do dia a dia ou que fazem com que pense frequentemente nesse problema pode ser um trauma que não está resolvido. Muitas vezes necessitamos descobrir qual é a origem desse trauma para que ele possa ser resolvido.

Refugio em alguma substância – Ao abordar este tópico é importante termos em consideração que não queremos referir apenas substâncias aditivas e proibidas, como o tabaco, as drogas ou o álcool. Para se refugiar, uma pessoa pode utilizar as mais variadas coisas mas a mais comum, para além destas, e igualmente aditiva é o açúcar. Muitas pessoas acabam por se refugiar nos doces e na comida em geral, levando a comportamentos compulsivos que podem inclusive levar a outras doenças. Não deixe que estas adições a levem a lugares que não quer ir.

Distanciamento emocional – O distanciamento emocional pode refletir-se no facto de evitar contactar com pessoas e causar danos nas suas relações pessoais. Sentir-se desconectada inclusiva consigo mesma pode também criar problemas de autoestima. E claro, é um sinal evidente que precisa de ajuda.

Veja também:
Namorar com uma pessoa com depressão- Dicas e conselhos
Teste de autoestima – Será que você se ama?
8 inseguranças que todos temos e como ultrapassá-las

Falta de produtividade – As alterações repentinas nunca são bom sinal e neste caso em concreto a falta de produtividade pode significar desgasta físico ou psicológico e neste segundo caso é quase sempre necessária ajuda. O síndrome e burnout é um dos principais problemas psicológicos da atualidade e deve ser encarado como uma doença e de forma séria pois pode levar a problemas ainda maiores.

Alterações de humor repentinas – As mudanças de humor nunca são um bom sinal mas se elas surgem de forma constante e repentina é sinal de que algo está a acontecer. Numa fase inicial é importante que pense sobre o assunto e tente ajudar-se a si mesmo, se não consegue identificar ou entender os motivos talvez a ajuda seja uma solução.

Sentir-se mal sem motivos – O mal estar em geral não é o problema, o grande problema é o que leva a que se sinta dessa forma. Para compreender estas situações é frequente que necessite de ajuda. O importante é não deixar que se sinta mal sem agir, faça algo por si e se não consegue ajudar-se deve procurar ajuda de quem o possa fazer.

Estes são alguns dos sinais que podem levar à necessidade de fazer terapia e de se cuidar. Todos e quaisquer sinais devem ser cuidados e aconselhados com profissionais de saúde.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments