Não se permita iludir

O número de casais infelizes é imenso. Não importa a faixa etária, o nível sócio-económico, nem a geografia. Alias, casais são casais, em qualquer parte do mundo. Todos anseiam pela mesma coisa – ser feliz. Parece simples, e deveria ser, mas não é. Porque será que os relacionamentos são acometidos por essa dificuldade quase (eu disse quase!) intransponível de vivenciarem a sonhada felicidade?

ilusão

Muitos são os motivos, mas em minha opinião, o principal de todos é a incapacidade do ser humano em enxergar o que os olhos vêem. Sim, porque enxergar é diferente de ver. A atitude do outro tem o significado e a dimensão que damos a ela. Por exemplo, existem pessoas que passam a vida sendo traídas pelo parceiro, e não dão importância a esse fato. Sabe por quê? Porque não há uma regra para se encontrar a felicidade. O que de fato interessa é o que é importante para cada um. Então, é imprescindível que pergunte a si mesma: “o comportamento e atitudes dele me agradam?” A partir dessa resposta, sua chance de não fazer parte desse imenso número de casais infelizes, cresce e muito.

Se o seu namorado grita com a mãe dele, chuta o cachorro da vizinha, destrata o Garçon, não respeita faixa de pedestres, não tem paciência com crianças, xinga motoristas no trânsito, o que te faz acreditar que com você ele se portará de maneira diferente?

Os apaixonados só captam com o coração, esquecendo-se que não devem se privar da razão, por mais difícil que isso seja. E realmente é. Quantas pessoas namoram anos a fio, presenciando atitudes do parceiro, com as quais não concordam, e mesmo assim, continuam apostando nessa relação, baseando-se em falsas crenças do tipo: “com tempo ele vai mudar”, “comigo ele agirá de outro modo”, “ele só foi mal educado porque estava nervoso, por conta do excesso de trabalho”.

Se ele age de maneira deselegante com as pessoas, é óbvio que um dia vai agir da mesma maneira com você. Não se permita iludir. Não olhe para o homem que você ama apenas com os olhos do coração porque você vai se arrepender. Sabe qual o final dessa história? Um dia vocês vão morar juntos. E com o tempo, aquele namorado que agora, tornou-se esposo, mostra o homem grosseiro e deselegante que sempre foi. Você então, se arrepende das inúmeras vezes em que relevou aquelas posturas inaceitáveis, gastando seu tempo e pisoteando no seu senso crítico, para inventar justificativas que lhe permitissem continuar ao lado dele. Nesse momento você vai gritar aos quatro cantos que  ele te enganou, já que antes, ele não te tratava assim.  Ele te enganou? Não. Você deixou-se enganar, e agora quer que a culpa seja dele? Ele não escondeu de você que desrespeitava a mãe e nem que chutava cachorros! As evidências estavam expostas debaixo do seu nariz, e mesmo assim, você apostou na relação.

Nunca minimize as evidências, porque evidências são sempre evidências. Nunca acredite que ele vai se tornar outra pessoa, porque NÃO VAI. Pessoas melhoram, aprendem, crescem, mas a essência sempre permanece. Nunca protele um sofrimento que você, lá no fundo, sabe que vai ocorrer. Opte por terminar a relação e sofrer antes de “juntar as escovas de dentes”. Certamente o tombo será menor, as feridas serão mais brandas, e consequentemente a cura se processará muito mais rapidamente. E… Amanhã já será outro dia!

Artigo escrito por Marcela, escritora no Sentimento Calmo. Brasileira, 43 anos, mãe de três filhos.

Deixe um comentário

3 Comentários em "Não se permita iludir"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Marta Sousa Freitas
Visitante

pena só vermos isso depois de acontecer…a miopia é lixada

Sentimento Calmo
Visitante

Ainda bem que gostou do nosso artigo 🙂

Lina Brito
Visitante

Mto interessante! E é mesmo assim que acontece, as pessoas veem os sinais antes , mas querem se iludir pensando que pode melhorar ser diferente, mas é um engano , as pessoas tal como diz aí melhoram em certos aspectos mas a essência continua lá!!!Só não concordei foi com as pessoas não se importarem com o trair e deixar passar!! eu penso quando a pessoa não se importa é prk essa pessoa já não lhe diz nada!!

wpDiscuz