Dicas para trabalhar em casa

Trabalhar em casa não é apenas um mar de rosas como muitas pessoas imaginam. Dia após dia, as exigências aumentam para as pessoas que trabalham neste regime. Não ter horários implícitos nem um patrão origina uma responsabilidade acrescida e um comprometimento maior connosco para não desfraldar as expetativas dos nossos clientes e cumprir os prazos. Trabalhar em casa é uma forma de obter o seu próprio emprego e também uma forma de ser empreendedor. Tudo isto sem nos aperceberemos. Várias pessoas têm procurado este regime por pensarem que não têm de atingir tantas metas e que não são obrigadas a trabalhar. Mas, na verdade, isso não é bem assim.

Para trabalhar a partir de casa, nós temos que fazer planeamentos constantes das nossas tarefas, organizar-nos muito bem com os prazos, delinear os objetivos, definir prioridades e sobretudo ser responsável. A melhor maneira de garantir o sucesso é evitar fortemente distrairmo-nos com coisas fúteis sem qualquer nexo para o trabalho. Numa época de crise económica mundial, o número de pessoas a desejar ter o seu próprio negócio aumentou. O ideal para quem tem encargos e pretende urgentemente ter algum dinheiro para pagar as suas contas é arriscar num pequeno negócio. Pensar a médio/longo prazo é o caminho perfeito para ganhar frutos maiores no futuro.

A realidade dura e crua é que nem todas as pessoas sabem como trabalhar em casa por desconhecerem as suas exigências. Desta forma e para ajudar nesse mesmo problema, siga os nossos conselhos e adeque o seu estilo de vida.

trabalhar em casa

Planeamento das suas responsabilidades

Todos os patrões estabelecem metas e os objetivos que cada funcionário deve atingir. Agora sem patrões a indicar-nos como e quando devemos fazer o trabalho, nós próprios devemos delinear em cada tarefa os prazos, os objetivos e o lucro que podemos vir a tirar. Trabalhar em casa exige que pense em todas estas situações e que organize todas as atividades através de pequenas listas. Distribua o mesmo trabalho pelas semanas, identificando com o nome do cliente, o serviço, os ganhos e as perdas. Nunca corra o risco de falhar com algum cliente, uma vez que isso diminuirá a sua credibilidade. Isto é uma forma dos seus clientes continuarem a procura-lo.

Local de trabalho

Para trabalhar em casa não tem que obrigatoriamente possuir um escritório, basta um lugar arrumado e limpo na sua própria casa. Mas, esse lugar não deve conter coisas que nos possam distrair como a televisão ligada. Distinguir as horas de trabalhos das horas de lazer e ser disciplinado é meio caminho andado para executar as tarefas propostas com eficiência, qualidade e em menor tempo. Recordo-lhe que trabalhar em casa ou sem patrão é uma tarefa complicada, mas não impossível. Organize as suas coisas para obter sucesso. Lembre-se que não tem um ordenado fixo, portanto quanto menos trabalhar, menos recebe.

Cumprir horários e prazos

Todas as pessoas são diferentes umas das outras, logo a sua maneira de trabalhar também difere. Se gostar de trabalhar mais durante a manhã, então aproveite ao máximo esse período. Vontade de trabalhar é muito útil e faz toda a diferença na qualidade do trabalho, bem como da criatividade. Como não tem um horário fixo, agora pode aproveitar as horas que sente maior energia e em que é mais produtivo.

Diferença entre horas de lazer e as horas de trabalho

O maior problema que surge para quem começar a trabalhar em casa é misturar as horas de lazer com as horas de trabalho. Fazer o jantar, arrumar a casa, levar o cão a passear não devem atrapalhar as suas obrigações. No momento em que para de produzir significa que também para de receber, portanto tenha bastante cuidado. Dê uma prioridade às suas tarefas e jamais ceda à preguiça. Isso é a fórmula mais importante quando se quer ser o próprio patrão.

Primeiro feedback

Procurar o primeiro cliente é uma tarefa sempre dolorosa e dura. A primeira impressão que transmite aos clientes serve de consequência aos próximos. Desta forma, ganhar o seu primeiro feedback positivo sobre o seu trabalho e sobre si mesmo tem uma relevância enorme. A partir desse cliente, muitos outros aparecerão e quererão saber se é de confiança e de qualidade do seu trabalho. A forma como encara cada trabalho, a sua disponibilidade e a sua responsabilidade são caraterísticas marcantes na escolha do cliente. Dê a mesma energia a todos os seus clientes, seja uma empresa ou um particular. Isso fará com que atinja o sucesso a trabalhar em casa.

Outro ponto marcante na hora da decisão é o tempo de resposta, dado que costuma-se dizer que “tempo é dinheiro” e nenhum cliente quer ter prejuízos ou diminuir os seus lucro. Procure não deixar tudo para a última hora e encontre sempre soluções eficientes para agradar todos os seus clientes.

Qualidade do trabalho/serviço

Trabalhar em casa exige que tenha uma extraordinária qualidade para conseguir vingar no mercado. Há medida que aumenta os testemunhos e o feedback sobre os seus trabalhos, mais clientes consegue e maior procura terá. Consequentemente, isso trará mais dinheiro para si. Este regime de trabalho exige que se mantenha sempre atualizado e que continue a investir na sua formação. Apenas desta forma conseguirá garantir um serviço de qualidade e captar a atenção dos clientes. Se vai iniciar neste ramo, procure os serviços que os clientes desejam e foque-se neles durante meses. Inove e ofereça também os melhores preços do mercado em vigor.

Aumente os seus conhecimentos

Trabalhar a partir de casa é uma das maiores dores de cabeça, pois temos que estar constantemente em evolução nas áreas da tecnologia e inovar no nosso método de trabalho. Quando referimos em aumentar os conhecimentos, falamos também em diversificar em várias áreas de mercado. Aumentar os seus horizontes é uma forma vital de obter continuamente clientes. Participe em conferência, faça formações e leia bastante. Tudo isso fará crescer a sua capacidade. Outro conselho vital nos dias de hoje é não se limitar ao seu idioma e a sua área geográfica. Pense a nível mundial e nunca a nível local.

Pagamentos

Quando começamos a trabalhar em casa, a maior das nossas preocupações prende-se com o pagamento dos clientes. Iniciar uma atividade a partir do 0 é complicado e qualquer dinheiro que entre é sempre bem-vindo. Para além de planear as suas tarefas semanalmente, o ideal também é fazer um plano de pagamentos com o maior detalhe possível. Se possível também deve apresentar um documento ao seu cliente para ele assinar e para garantir que recebe o pagamento e não está a trabalhar para o boneco.

Como a maioria dos trabalhos são obtidos através da Internet e nem todos os clientes são de confiança, a melhor forma é o cliente pagar 50% do valor antes de receber a entrega do trabalho e os outros 50% após a entrega do mesmo. Desta forma haverá um compromisso mútuo.

Rede de contatos

Aposte na divulgação do seu trabalho nas redes sociais como o Facebook e o Twitter. Esta é uma forma eficaz de exibir a sua qualidade e de conseguir clientes. Inicialmente, esta forma será fundamental para os conquistar, portanto mostre um pouco de tudo o que sabe fazer. Aos poucos e poucos irá criar laços e aumentar o número de contatos da sua rede. Acredite em si próprio e no seu valor. Seja exigente consigo mesmo, dedique-se a 100% e seja persistente.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.