Benefícios de falar menos e ouvir mais

Seja no trabalho ou na sua relação familiar ou amorosa, existe quase sempre o mesmo problema – o de estabelecer uma boa comunicação. Não se trata de não falar, muitas vezes o problema é diferente, trata-se de uma pessoa que fala demais, mas que ouve pouco as outras pessoas. Quando estamos nesta situação por vezes sentimos que estamos a falar para as paredes. Estamos constantemente a ser interrompidos e sentimos que a outra pessoa não nos ouve.

A comunicação é importante em qualquer relação e deve ser o pilar da mesma. A questão é, quando vemos as pessoas a conversar ou conversamos com alguém, será que estamos mesmo a comunicar ou estará a outra pessoa à espera da sua vez para falar? Isto leva-nos a pensar se estamos a conversar de forma eficiente e sobretudo se estamos a deixar as outras pessoas falar e dar também a sua opinião.

casal a falar

Vai poder pensar antes de falar

Ter tempo para falar irá também dar-lhe tempo para pensar e construir na sua cabeça aquilo que pretende comunicar à outra pessoa. Poderá também ouvir o que a outra pessoa está a dizer e ir construindo os seus argumentos. Ao ter tempo para pensar evita que também acabe por dizer algo que não tinha intenções de dizer.

Pode pensar e processar o que a outra pessoa está a dizer

Quando alguém estiver a falar vai ser mais fácil conseguir perceber o que a pessoa está a dizer e focar-se nisso. Oiça com atenção o que a outra pessoa estiver a dizer e a forma como esta fala. Poderá também facilmente observar os seus movimentos e tudo mais, que o(a) ajudarão a perceber melhor a conversa.

Irá falar apenas o que é importante

Se decidir ouvir mais as outras pessoas e também falar menos do que provavelmente poderá fazer, provavelmente só irá dizer aquilo que achar necessário e essencial. Porque perder tempo a falar de coisas que pura e simplesmente não interessam? É apenas um gasto de energia. Se quer que as pessoas percebam aquilo que quer transmitir deve ser sucinto e explicar bem os seus argumentos. Tente ser o mais claro possível, para não existir espaço para confusões.

Vai valorizar a opinião das outras pessoas

Não há nada mais frustrante do que estar a falar para uma pessoa e essa nem nos ouvir. Ninguém gosta de falar para o ar. É sempre importante ver que as outras pessoas valorizam aquilo que dissemos e a nossa opinião, caso contrário não teremos vontade de falar ou partilhar as nossas ideias. Se as suas opiniões foram tidas em consideração provavelmente irá sentir-se muito melhor e terá mais vontade de participar. Você deve ser capaz de fazer as outras pessoas sentirem-se da mesma forma, respeitando as opiniões delas, ouvindo-as e valorizando aquilo que estas possam trazer de novo.

A ideia numa conversa é dar e receber e não apenas um dos lados. Não devem de todo interromper a outra pessoa, para poderem falar, nem desrespeitar a sua opinião. Siga estas dicas e provavelmente conseguirá melhorar a forma como comunica.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Benefícios de falar menos e ouvir mais"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Anónimo
Visitante

E sempre bom falar com entendimentos,,,,

Anónimo
Visitante

isso ate pode ajudar melhorar falar menos acho melhora

wpDiscuz