Amor incondicional, sabe o que é?

Amar incondicionalmente advém de um sentimento bastante forte, que só é possível quando há total entrega de ambas as partes da relação. Segundo a etimologia da palavra, incondicional significa que não está dependente de condições, que é obtido sem qualquer questão que possa interferir, que não tem restrições. Contudo todos sabemos que há questões que restringem todas as relações. Saberemos então como definir o conceito de amor incondicional?

Neste artigo do Sentimento Calmo pretendemos questionar a intensidade do amor e procurar respostas para a questão do amor incondicional – Será possível amar incondicionalmente?

amor incondicional

A questão do amor incondicional não passa pelas circunstâncias em que o casal vive nem por entraves que possam surgir, passa sim pela entrega, pelo respeito e o rumo que ambos os elementos do casal consigam levar o relacionamento. Para tal é preciso manter uma relação saudável e sobretudo viver em paz e perfeita harmonia na relação, o que por vezes não é fácil – ou por causa da crise, ou ciúmes ou outros factores que desgastam o amor, factores estes que são totalmente reversíveis quando há de facto vontade de ultrapassar os problemas e fazer com que o amor triunfe perante os momentos menos positivos e inevitáveis de enfrentar.

Amar incondicionalmente não é difícil, não é um bicho-de-sete-cabeças com o qual temos de travar uma dura batalha até chegar ao prémio final. Também não é perfeito e nem tem que o ser. Incondicional não significa perfeição e muito menos felicidade constante – pois o amor incondicional deve verificar-se até nos maus momentos a dois.

Algumas das questões que podem surgir quando tentamos definir amor incondicional são:

Amor incondicional pressupõe obsessão? – Não. O amor incondicional não é sinónimo de obsessão. Quando o amor se torna obsessão acaba por entrar em conflito com o conceito de amor incondicional pois foge ao respeito e à compreensão dentro do seio do casal. Para amar melhor é necessário dar espaço, ter alguma individualidade e saber conjuga-la com a relação a dois. A obsessão é baseada num controlo extremo e sistematizado. Amar incondicionalmente está bem longe da obsessão e do controlo – tem de haver espaço e compreensão a todos os níveis, o que pressupõe diálogo sobre todos os assuntos.

O amor pode sim ser um vício, um vício do amor saudável e que pode ser aproveitado da melhor maneira, desde o convívio em harmonia a uma relação sexual completa.

Amar incondicionalmente faz com que seja sempre feliz? – Também não, todos sabemos que não é possível viver todos os momentos em plena felicidade e que por mais que tentemos evitar há sempre momentos menos felizes nas nossas vidas. O amor incondicional pode ser uma bênção quando estamos perante esses momentos das nossas vidas pois temos sempre um ponto de abrigo, alguém que estará para nos apoiar e ajudar quando o pessimismo humano vence e os maus momentos acontecem. Ter o amor da nossa vida sempre a nosso lado pode ser a chave para o sucesso, tanto na relação como na vida.

O que é afinal o amor incondicional e como posso faze-lo acontecer? – O amor incondicional acontece quando há a capacidade de explorar o melhor do amor – Desde um simples beijo e abraço até à superação dos problemas a dois, todos os momentos entre casal devem ser aproveitados para o conhecimento mutuo e para o entendimento a todos os níveis. Não há uma fórmula secreta para amar incondicionalmente, não acontece propositadamente mas sim quando há um enorme desejo de entrega, de ser e fazer a outra pessoa feliz. Acima de qualquer outra coisa, que o interesse seja os dois, a todos os níveis, conseguir superar qualquer tristeza a dois e aproveita-lo para fortalecer a relação, é desejar mais e melhor individualmente e coletivamente.

O amor incondicional é sempre guiado pela motivação de um amor melhor, de ver a outra pessoa ser feliz e conseguir ser feliz com a felicidade do outro, querer aproveitar todos os aspetos da relação – desde uma boa relação sexual a uma conversa onde possamos conhecer aspetos que desconhecíamos acerca de quem amamos. Uma entrega de corpo e alma que não é difícil, quando motivada pelo desejo e a ânsia de ser feliz a dois.

Amar incondicionalmente só depende de si e da relação que pretende construir, existem vários tipos de amor que são regidos com bases e intenções diferentes. É também preciso alguma maturidade para haver de facto um amor incondicional, pois depende de alguns factores como o respeito e a entrega total, que quando estão em falta são praticamente impossíveis de acontecer.

Se pensa amar incondicionalmente diga-o, faça com que o seu parceiro conheça esse amor, explique-lhe que o que sente passa por qualquer problema e supera qualquer aspecto negativo e que pretende ser melhor. Qualquer pessoa gosta de alguém que dá o seu todo na relação. Aproveite os melhores mandamentos do amor e seja feliz na sua relação.

Artigo escrito por Patrícia Gargaté, estudante na área de jornalismo, colaboradora do Sentimento Calmo.

Deixe um comentário

14 Comentários em "Amor incondicional, sabe o que é?"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Adelino Luis
Visitante
De facto o amor incondicional entre os humanos pode ser que esteja em extinção, pois em muitos relacionamentos de hoje há sempre condições pra que as pessoas se amem, se olharmos bem pra muitos casos de amor, verificarem que as pessoas colocam pre-requisitos pra se amar alguem e isso não é bom. Apesar de isto ser influenciado com o tempo que vivemos, em que a ambição, a ganancia e materoalismo tomou conta de nos, fazemos tudo esperando algo em troca e isso não é bom, olhando pra o amor que Deus queria que tivessemos uns aos outros… Mas é bem… Read more »
Ricardo Nishiyama
Visitante
Entendo o seu ponto de vista de amar sem impor condição, sem esperar , de se entregar ao outro… Contudo, como amar incondicionalmente uma pessoa que já possui a condição de filho(a), pai , mãe ou companheiro(a), já não é condição suficiente para amar? Será que o Amor condicional vai além dos contornos familiares ou amorosos pré estabelecidos pela vida de cada um? Se pensar bem o Amor incondicional é tudo que está descrito neste artigo e muito , muito mais. Se estende para a natureza divina, celestial. É o amor ao próximo que tantos conhecem e poucos realmente compreendem… Read more »
Lucimere
Visitante

Eu quero k meu ex namorado volte comigo o que eu devo fazer o que eu falo pra ele.

eduardo
Visitante

muito bom isso tenho um post sobre isso também’

wpDiscuz