Convidar alguém para sair pode ser uma tarefa bastante complicada, sobretudo se você for uma pessoa introvertida, envergonhada e com dificuldade em lidar com as outras pessoas. As pessoas tendem a achar que essa vergonha ou insegurança ao abordar outras pessoas ocorre apenas quando somos jovens, estão erradas. São vários os adultos que sofrem de ansiedade e que não sabem ao certo como lidar com outras pessoas.
Problemas de ansiedade ou simplesmente vergonha e falta de confiança, a verdade é que existem algumas coisas que você necessita dominar antes de conseguir convidar alguém para sair. Falo no fundo de coisas que depois de dominadas lhe darão a confiança necessária e um à vontade que poderá trabalhar a seu favor.
Conheça melhor a pessoa
Quanto mais você conhecer sobre a pessoa mais fácil se tornará convidá-la para sair, porque para além de se sentir mais confortável perto dela, será mais fácil descobrir coisas em comum com a mesma.
Fazer conversa apenas por fazer pode ser algo bastante complicado e intimidador porque você terá sempre medo de ficar sem assunto ou não saber o que trazer de seguida. Se você procurar e puxar por coisas em comum, assuntos que ambos gostam e dominam é muito mais fácil e divertido para ambos discutir esse assunto. São várias as semelhanças entre um homem e uma mulher e quanto mais conhecer sobre a outra pessoa mais fácil se tornará toda a conversa.
Escolha uma saída segura
A ideia do encontro é que ambos se sintam à vontade no mesmo. São vários os erros que se podem cometer num primeiro encontro e escolher um plano errado de encontro pode ser o pior deles. O encontro deve ser algo divertido e não ameaçador. Um passeio num parque, um café, visitarem um museu, um parque de diversões ou algo que ambos gostem podem ser boas escolhas para «quebrar o gelo» e deixar ambos à vontade.
Escolha ambientes descontraídos e que sejam igualmente divertidos. Tenha atenção para não escolher um local que tenha muitas pessoas ou barulho, porque será muito mais complicado ouvirem-se um ao outro e isso pode criar embaraço. Esqueça o cinema no primeiro encontro porque não dará oportunidade de conversarem.
Mostre o seu verdadeiro eu
Esta é daquelas coisas que você ouve dizer em todo o lado, mas provavelmente é porque é verdade. Não tente ser uma pessoa que você não é apenas para impressionar os outros, você estará a fazer o contrário. Se você criar uma máscara ou uma personagem, mais tarde ou mais cedo será descoberta e você voltará à estaca zero ou estragará mesmo tudo. Seja uma pessoa honesta e autêntica.
Decida de que forma a quer convidar
Vivemos num mundo rodeado de tecnologia, existe quem goste de as usar ou quem prefira as coisas à antiga e falar com a pessoa frente a frente. Vai depende bastante do tempo que já conhece a pessoa, se já trocaram número de telemóvel ou não, até mesmo se são amigos nas redes sociais ou partilham de vários amigos em comum. Escolha qual situação a deixa mais à vontade, tolas elas apresentam vantagens e desvantagens.
Assuma a liderença
Não deixe que o seu medo ou vergonha façam com que você perca o momento certo. A vida é construída por momentos e se você deixar passar o seu muito dificilmente o terá de volta! Por vezes é necessário deixar os nossos medos de lado e assumirmos a liderança! Claro que é complicado deixarmos que o nosso coração fale por nós, mas nunca saberemos como as coisas irão correr se não tentarmos.
Lembre-se que o não é garantido. Mais vale lidar com a rejeição do que com o sentimento de que poderia ter feito alguma coisa. Pense nisso.