10 atitudes corretas para superar um término

A superação do fim de um relacionamento é um processo que pode demorar e as reações variam consoante o tipo de pessoa com quem lidámos e até a pessoa que somos. Apesar disso existem algumas dicas que são preciosas para este momento difícil que praticamente todos vamos passar nas nossas vidas.

Em primeiro lugar é importante sublinhar que cada um tem o seu ritmo e que não devemos impor nenhum comportamento ou atitude a quem está a passar por este momento. As dicas que se seguem são para a própria pessoa que está nesta fase da sua vida tomar como conselho e / ou orientação para o futuro.

Dicas para superar um término de relacionamento

  1. Apoio nas pessoas mais próximas – O apoio dos seus amigos ou familiares é extremamente importante nestes momentos. Rodear-se de pessoas que gostam de si e que estão disponíveis para o apoiar vai não só preencher um pouco desse vazio mas também proporcionar uma sensação de conforto e de carinho, que qualquer pessoa necessita num momento como este.

  2. Evite “recaídas” – São mais comuns do que parece e a tentação acaba sempre por nos levar a tentar falar com aquela pessoa. E quando estamos a lidar com alguém abusivo pior ainda. São muitos os ex que fazem questão de manter a pessoa por perto, por questões de ego ou simplesmente por maldade. Não deve cair na tentação de falar com a pessoa ou de se encontrar, na esperança que tudo volte a ser como antes pois isso não vai acontecer.

  3. Descubra-se – Esta é a oportunidade perfeita para voltar a descobrir-se e explorar coisas novas. Invista no que realmente gosta e percebe novamente quais são as suas prioridades, foque-se em si mesma e deixe para trás todas as rotinas que tinha com a outra pessoa.

  4. Leve o teu tempo – Nem toda a gente reage da mesma forma ao término de um relacionamento e por isso mesmo alguns demorar mais a superar e para outros o processo é mais rápido e leve. Todas estas reações são válidas e por isso não tenha medo de demorar e não se sinta mal por passar o tempo e ainda sentir dor e tristeza. Apoie-se em quem gosta de si e não se importe de demorar, quem o ama irá sempre apoia-lo.

  5. Novos horizontes – Este é um momento de dor mas é também um momento de pensar no futuro. Porque não experimenta algo novo, muda um rotina ou recomeça algo que deixou para trás durante este tempo? Novos horizontes por vezes são a resposta certa.


    Veja também:
    Será que estou num relacionamento abusivo?
    O que pode ser considerado traição? Descubra!
    Dicas para se livrar de vez do seu ex!

  6. Faça aquilo que sempre quis fazer – No seguimento do ponto anterior, experimento ousar e fazer aquilo que sempre quis fazer mas que nunca teve tempo e oportunidade para tal. Para além de ser uma nova aventura vai fazer com que se sinta realizado e completo, que é algo muito importante neste momento da sua vida.

  7. Compreenda a dor – Compreender a dor é parte importante para a ultrapassar. Pense porque está a sofrer e aceite essa dor como parte do processo de recuperação. Não tente esconder nem camuflar os seus sentimentos pois acabará se enganando a si próprio e apenas isso.

  8. Não cometa loucuras – São muitos os que nesta fase da vida cometem loucuras e entram numa fase menos boa das suas vidas. Manter o controlo de si mesmo só depende de si e de mais ninguém. Lembre-se que antes de amar alguém ama a si próprio e que isso deve mais mais o importante na sua vida.

  9. Não tente fazer substituições – Evite sair logo a correr atrás de outras pessoas pois o que fará é uma tentativa de substituição que não vai dar certo, para além de se magoar vai estar a magoar as pessoas com quem se envolver durante este tempo. Deve conhecer pessoas sim, mas seja prudente.

  10. Reaprenda sobre o amor – O amor é expressado de várias formas diferentes e existem várias formas de amar. O primeiro em que se deve focar é no amor próprio. Só assim estará pronto para amar outra pessoa novamente.

Estas foram algumas dicas para superar um término de relacionamento. Tem alguma dica extra? Deixe nos comentários!

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments