Pensa que tem uma relação perfeita?

Para começar temos de colocar uma relação: existirá uma relação perfeita? Se existir, como seria esse tipo de relação? Todos dizem que não existem pessoas perfeitas, então porque tendem a dizer que existe uma relação perfeita? Já aqui explicámos como podem criar a vossa relação ideal, mas é bom perceber que a relação ideal pode não ser uma relação perfeita e não o é na maioria dos casos. Também já enumerámos  o que é necessário para se ter uma relação completa, mas infelizmente nem todas as relações completas são perfeitas, por isso nada feito.

Quando alguém afirma que tem uma relação perfeita, está indiretamente a afirmar que tanto essa pessoa como o seu companheiro ou companheira também o são. Uma relação só é possível com duas pessoas e não existem duas pessoas perfeitas, quando mais uma só.

Acredito numa relação perfeita que seja construída a partir da imperfeição de ambos.

Nisso acredito! Saber viver com os defeitos da outra pessoa, sim, porque todos temos defeitos, isso sim é amor e trazemos de volta aquela ideia de que é necessário amar incondicionalmente a outra pessoa. Depois tem de se ver também uma coisa. Quando dizemos que temos uma relação perfeita é comparando-a com o que? Será que estamos mesmo a falar de perfeição ou será apenas o nosso ponto de vista, as atitudes e as experiências que tornam as coisas perfeitas?

A perfeição é apenas uma questão de percepção e irá depender de vários fatores, de entre os quais: a nossa idade, as experiências, o sexo, os nossos objetivos na vida e também as nossas atitudes. Tudo isso fará a nossa perfeição. Todo este discurso para dizer que a perfeição existe dentro de nós e que assumirmos que temos uma relação perfeita muitas vezes poderá ser um tiro no pé.

relação perfeita

Perguntando a várias pessoas que acham ter uma relação perfeita algumas perguntas, aqui estão as respostas, digamos que são respostas não muito confiáveis, ora vejam:

– Ele/ Ela entende-me. (Será que entende em todas as situações. Entenderá sempre? Vamos lá ser honestos…)

– Ele/Ela é o melhor. (Quantas pessoas teve na sua vida? Talvez seja a altura certa de começar a admitir os seus defeitos)

– Temos tudo em comum. (Será que têm? Não será isto um pouco aborrecido?)

– Nunca temos uma discussão. (Sim e eu chamo-me Pai Natal e trago prendas a crianças…)

– A nossa relação está numa boa fase agora. (E na semana passada, e no próximo mês ou ano?)

– Flexibilidade e compromisso são as bases da nossa relação. (Sim todos os dias, 365 dias por ano, acredito seriamente!)

– Amo tudo na outra pessoa. (Até há altura em que descobrir aquilo que não gosta)

– Podemos conversar de tudo sem conflito. (Não posso acreditar…)

Então, acham que isto é uma relação perfeita? Ou estarão estas pessoas a mentir para si próprias? Não estou a dizer que não se tratem de relações de sucesso mas digamos que existem diferenças entre uma relação perfeita e uma relação de sucesso, ora vejam:

As diferenças:

– Ele/ Ela entende-me. (Não – não irá compreender sempre mas será capaz de o/a aceitar da maneira que você é)

– Ele/Ela é o melhor. (Depende – será o melhor para os seus olhos e isso é que importa)

– Temos tudo em comum. (A habilidade de lidar com as diferenças é o mais importante)

– Nunca temos uma discussão. (Acredito em discussões positivas e é necessário por vezes discutir vários assuntos, desde que seja feito da forma correta)

– A nossa relação está numa boa fase agora. (O necessário é saber pegar no presente e conseguir construir o futuro)

– Flexibilidade e compromisso são as bases da nossa relação. (Nos dias em que o nosso ego não falar mais alto sim!)

– Amo tudo na outra pessoa. (Na minha relação não, mas o importante é compreender e respeitar aquilo que não se gosta)

– Podemos conversar de tudo sem conflito. (A sinceridade é a base de tudo, ser honesto e mostrar aquilo que sentimos é essencial)

Espero que depois de tudo isto pensem duas vezes depois de dizerem que vivem uma relação perfeita. Digam-me antes que a vossa relação melhora a cada dia, porque a cada dia se aprendem coisas novas para a melhorar.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz