A importância de saber ouvir

Saber ouvir é uma regra básica para fazer as pessoas felizes e receber ajuda por parte delas. Este é meio mais simples da negociação, ouvir e mostrar interesse pelo conhecimento que as pessoas nos estão a transmitir. Nós até podemos não perceber o idioma, mas se prestarmos bastante atenção às suas feições e aos gestos que aplica, poderemos captar coisas verdadeiramente impressionantes que se fosse através de palavras nem nos aperceberíamos. Siga os nossos passos para saber ouvir durante uma negociação e obter a essência daquilo que deseja.

saber ouvir

Comunique apenas o suficiente

Quando vai visitar algum sítio ou não percebe muito sobre um determinado assunto, diga apenas que não tem nenhum plano e as pessoas começam a oferecer-lhe ajuda imediata. Num negócio isto também resulta! Quando vai ter com o seu cliente, a primeira impressão que deve transmitir é que consegue resolver o seu problema. No entanto, você tem que ajudar a identificar e delinear as tarefas para resolvê-las. Caso comece a falar demais ou a tentar vender o seu produto ou serviço indicando inúmeros detalhes, dificilmente conseguirá convencê-lo que é o melhor desse ramo. Ouça os problemas dele e seja sucinto na resposta. Diga-lhe o que ele quer ouvir, mas em poucas palavras senão poderá perder um negócio.

Ouça atentamente e não se mexa

A partir do momento que o seu potencial cliente começar a contar-lhe detalhes do seu problema, jamais o interrompa. Quanto mais ele falar consigo, maiores hipóteses terá de compreender o que ele realmente deseja. Tire o máximo do proveito do problema fazendo-lhe perguntas. No entanto, fazer as perguntas certas também é uma arte.

Ofereça algo

Uma dica muito importante que temos para si e que poucas pessoas dão relevância é oferecer algo ao seu cliente. Porém, para isso precisa de conhecer muito bem os seus produtos, saber verdadeiramente o serviço ou produtos que o seu cliente deseja e oferecer-lhe unicamente um personalizado para ele. Se conseguir distinguir os clientes, personalizar os produtos ou serviços, o número de clientes irá aumentar e a sua produtividade também.

Lute por aquilo que quer

Lute sempre pelo seu objetivo e nunca desista. Se quiser vender um produto ou serviço, marque uma reunião com os clientes e termine com uma conversa feliz. Mostre-lhes o quão valioso é o seu produto e ofereça-lhes uns dias para testarem. Caso a sua empresa seja de consultadoria, uma excelente opção é oferecer uma palestra sobre o tema para mostrar que percebe deste assunto e aumentar a sua credibilidade. Por outro lado, se vender websites poderá mostrar aqueles que já elaborou. O mais importante é saber ouvir o cliente e deixá-lo confortável com a sua compra para depois lhe poder dar aquilo que este deseja.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz