Dar um tempo no relacionamento – Vantagens e desvantagens

São muitos os casais que durante o seu relacionamento decidem dar um tempo, ou seja, separarem-se por um período de tempo de forma a avaliar se a relação está a seguir um bom rumo, sem separação, de forma a tomar-se consciência dos sentimentos e decidir o futuro como casal. Esta é uma decisão que deve ser discutida e tomada a dois para que ambos possam sentir-se bem e confortáveis com esta nova realidade. No artigo de hoje vamos falar sobre algumas vantagens e algumas desvantagens de dar um tempo no relacionamento e o que isso pode trazer de bom ou de mau para a vida a dois.

Em primeiro lugar é importante perceber quando se deve dar um tempo: Este método pode ser utilizado quando a relação caiu em rotina, quando existem várias discussões que afetam o bom relacionamento do casal ou simplesmente quando os sentimentos são colocados em questão e existem dúvidas. Quando algo não está bem tem que ser resolvido para que tudo possa dar certo, aí surge a hora de falar sobre dar um tempo ou não.

Dar um tempo no relacionamento – As vantagens

  • Compreenda os seus sentimentos – Dar um tempo no relacionamento é importante para poder compreender os seus sentimentos. Nem sempre é fácil distinguir amor de paixão ou até como um simples comodismo, algo que é demasiado confortável para se descartar. Este tempo consigo mesma vai permitir perceber quais são os seus verdadeiros sentimentos para com a outra pessoa e ajudar a determinar o futuro da sua relação a dois.
  • Aproveite o tempo sozinha para se conhecer – Estar sozinho é muito bom e deve ser encarado como tal. Aproveite este tempo que vai estar sozinha para perceber as suas necessidades, para se conhecer e para perceber os motivos que levaram a relação a esta situação e de que formas você pode ajudar a resolver o problema. Com isto não queremos dizer que o problema está em si. Mas ambos os lados devem refletir sobre a forma de melhorar o relacionamento, por isso esta dica serve para ambos.
  • Vida fora da relação – As experiências que tem durante este tempo fora podem determinar todo o futuro da sua relação. Sente saudades de estar com a outra pessoa? Acredite que isso é muito bom sinal. O facto de aproveitar os momentos fora da relação não significa que está melhor sem a outra pessoa. Pode sim ajudar a melhorar a sua relação em vários aspectos.
  • Relação mais forte – Depois do tempo a sós a relação pode sem dúvida ser fortalecida e podem aprender a lidar com os problemas de forma mais calma e mais leve. Por outro lado, este tempo pode ajudar a conhecer-se melhor e a dar-se a conhecer também à outra pessoa. Depois de reatar a relação há que falar muito sobre a experiência e sobre todos os sentimentos, só assim poderão voltar mais fortes do que nunca!

Dar um tempo no relacionamento – As desvantagens

  • A distância pode trazer dúvidas – O facto de passarem um tempo longe um do outro pode trazer dúvidas, desconfianças e um ambiente nocivo para a relação. Se este for o resultado do tempo que foi dado, infelizmente significa que a relação pode não ter mais pernas para andar. Uma relação não deve ser baseada na desconfiança e nas discussões. Contudo é normal que as dúvidas possam surgir. E talvez o tempo sozinho possa ser melhor do que o tempo a dois.
  • Más decisões durante este tempo – São muitos os que usam o tempo que é dado num relacionamento para fazer tudo o que simplesmente não podem fazer enquanto o relacionamento está a decorrer. O que é errado. Este é um tempo de reflexão e de introespeção e envolver-se com outras pessoas ou viver uma vida sem limites não vai ajudar a esclarecer o que sente. Pelo contrário, irá perturbar ainda mais a sua mente e levar o relacionamento a um beco sem saída. Atenção, o envolvimento com outras pessoas não está proibido, simplesmente não devemos usar o tempo de pausa no relacionamento para viver como se simplesmente ele não tivesse existido.
  • Relação mais frágil – O regresso de um tempo no relacionamento pode também enfraquecer os laços entre os dois, dependendo do comportamento de cada um durante esse tempo. Essas fragilidades podem deteriorar o relacionamento e causar danos difíceis de ultrapassar. Nestas alturas o dialogo e a sinceridade são peças chave para o sucesso da relação a dois.

A decisão final deve depender sempre de ambos e para que o relacionamento seja saudável é preciso que sejam praticados os três princípios básicos de um relacionamento: a honestidade, o amor e a amizade. Tem alguma experiência sobre dar um tempo no relacionamento que queira partilhar? Deixe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.