Como retardar o envelhecimento

Segundo as estatísticas, nós temos muitas velas de aniversário para soprar. Em 1980, a nossa esperança de vida estava situada nos 62 anos. Atualmente, as mulheres alcançam os 77 anos (em média), enquanto os homens alcançam os 70 anos. Para o futuro, acreditasse que chegaremos aos 81 anos de média. A tendência registada tanto no Brasil, como em Portugal é a de vivermos mais tempo e termos cada vez menos filhos. Grande parte da população torna-se assim idosa. Já que falamos de envelhecimento, hoje pretendemos debater como retardar o envelhecimento.

retardar o envelhecimento

Saúde

Um envelhecimento sem saúde como a diabetes, as doenças cardiovasculares, o Alzheimer e outras doenças é por vezes reflexo dos maus hábitos adotados na adolescência. Neles inclui-se o álcool, uma má alimentação, o stress, uma vida sedentária, entre outros. Para retardar o envelhecimento que tal começar a pensar nas suas atitudes e levar uma vida mais saudável? Percorra esse caminho para que aos 80 anos consiga ter mais saúde, tanto física como mental.

Manter a sua cabeça saudável

A memória e o raciocínio vai-se perdendo a partir dos 27 anos. O declínio destas atividades cerebrais podem ser evitadas, caso tenha força de vontade para revitaliza-las. Faça exercício físico para melhorar a oxigenação do seu corpo, adote uma alimentação saudável e durma 8 horas diárias durante a noite, sempre que possível. Isso manterá a sua cabeça saudável durante os anos e retardará o envelhecimento.

Memória impecável

Para fortalecer a sua memória e a sua função cognitiva terá que consumir alguns nutrientes como vitamina B2, ômega 3 e outros no mínimo 3 vezes por semana. O primeiro poderá ser encontrado nos feijões, na soja, nas lentilhas e nos cereais integrais, enquanto o segundo poderá ser encontrado nas castanhas e nas nozes.

Ginástica cerebral

Sabe qual é o melhor exercício para retardar o envelhecimento? A leitura, uma vez que através dela a sua mente faz um inventários de significados. Outras atividades que podem estimular a sua mente são os quebra-cabeças, as palavras-cruzadas e cursos de idiomas. Pratique duas ou três vezes por semana e observe a sua juventude ser prolongada.

Estas dicas, embora simples, poderão fazer toda a diferença ao longo da sua vida e permitir que se mantenha mais ativa por um período maior de tempo.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.