Como evitar ser uma namorada obsessiva

Já falámos aqui de amor obsessivo e de quando o amor se torna em obsessão, bem como as consequências que daí advêm. As mulheres na sua generalidade envolvem-se bastante sentimentalmente numa relação e bastante rápido e acabam por assumir que o homem partilha dos mesmos sentimentos e desejos. Mas essa atitude pode causar exatamente o contrário e em vez de se aproximar do seu homem, acaba por o afastar de si e acaba assim por perder o homem dos seus sonhos.

namorada obsessiva

Faça isto por si

Mantenha os seus hobbies e amigos – Todos nós nos tornamos um pouco obsessivos no início da relação, é totalmente normal, mas a chave para uma relação saudável deve ser sempre o balanço. Ambas as partes do casal precisam de um tempo separados para estabelecer as suas identidades pessoais. Lembre-se de quem é, ligando-se novamente aos seus amigos ou retomando aquelas hobbies antigos que entretanto ficaram esquecidos. Sugira que ele ou ela faça o mesmo. Isto é uma boa forma de mostrar que está confiante e interessada. Sugira-lhe que saia com as amigas, enquanto você visita os seus amigos.

Tire tempo para si – Todos precisamos do nosso tempo a sós. Precisamos desse tempo para visitar amigos, a família, ou qualquer coisa que ache interessante, quem sabe umas aulas ou um workshop. A outra pessoa deve encorajar a que você siga os seus interesses e aquilo que gosta, porque é isso que a fará feliz. Se se concentrar apenas na pessoa que ama, não estará a viver a sua vida em pleno, nem a aproveitar tudo o que esta lhe poderia oferecer. A vida é também para crescer e experimentar coisas novas. Tirar tempo para si não é egoísmo, é uma necessidade.

Perceba quem você é e porque é especial – Faça as coisas que você sabe fazer melhor. Se não tiver certeza no que é realmente boa, tente várias, pode ser que acerte em alguma que realmente goste e saiba fazer. Não procure sempre a confiança no seu parceiro, ou a confiança na sua relação, procure você mesma criar a sua confiança.

 Faça isto por ele

Dê-lhe espaço – Se ele quiser sair com amigos, não o proíba. Faça com que ele perceba que você quer que ele passe um bom bocado, e que este se divirta com os seus amigos. Se tiver que o fazer finja, mas tente não ser tanto obsessiva, porque os amigos não lhe irão roubar o namorado. Se ele não perceber que você deseja o melhor para ele e que este se divirta e esteja com os seus amigos, então o mais provável é que a sua relação mais tarde ou mais cedo chegue ao fim.

Deixe-o investir nos seus hobbies – Todos temos os nossos hobbies e cada um leva o seu tempo. Não o deve impedir de investir nos dele, deve sim encorajá-lo e mostrar que está presente nas suas atividades. Se ele estiver feliz consigo próprio e motivado, isso irá transparecer na sua relação e por certo tornará a mesma muito melhor, por isso invista nisso mesmo.

Saiba quando sair de cena – Aprenda mais sobre linguagem corporal. Faça questões mas não questões a mais. Saiba falar mas sobretudo saiba ouvir! Não queira estar no controlo de tudo, deixe-o comandar igualmente.  Por vezes os homens não dizem as coisas diretamente sobretudo no que toca a sentimentos, por isso saiba ouvir e sobretudo saiba ler os sinais. Muitas mulheres pura e simplesmente têm a sua opinião e não aceitam nenhuma que vá contra a sua, o que muitas vezes acaba por afastar os homens. Aprenda a ouvir as opiniões dos outros e a discuti-las.

namorados na praia

Faça isto por ambos

Defina dias ou horas para se reencontrarem depois de estarem um pouco afastados – Isto para além de ser simples, resulta! Depois de tirarem um tempinho para vocês, decidam a altura de voltar. Por exemplo: se um de vocês quiser ir sair com os amigos ou amigas, sugira que se reencontrem à hora de jantar. Ou sugira uma atividade que os dois possam fazer no dia seguinte. Isto dará a cada um do casal tempo para aproveitar algum tempo a sós, para além disso também terá vontade do reencontro!

Não arranje desculpas para estar com ele – Se sabe onde ele está e você está com amigos, não dê a desculpa de “Vamos até ali, ouvi dizer que hoje estava muito divertido”. Dê espaço ao seu namorado. Acima de tudo para a relação funcionar deve existir confiança. Confie no seu namorado e divirta-se com as suas amigas ou amigos.

Algumas dicas extra para evitar ser uma namorada obsessiva

Evite passar o dia inteiro a enviar-lhe mensagens, sobretudo aquelas mensagens que não acrescentam nada. Ele não tem de saber tudo, tudo, tudo o que você faz, porque nem tudo é relevante. Por isso atenção ao telemóvel, controle os dedos e também a sua ansiedade;

Experimente começar um diário. Para além de controlar a sua ansiedade, poderá ajudá-la a controlar as emoções e a descobrir mais sobre si.

Não se torne obsessiva ao ponto de o seguir quando este for ter com os amigos, para ter a certeza que ele realmente foi! Ou existe confiança ou não existe. Se não existir confiança então também não está pronta para assumir uma relação.

Pense em passar com ele tempo de qualidade e não de quantidade. Pode passar o dia inteiro com o seu namorado isso não quer dizer que tiveram um dia espetacular que ajudou a melhorar a sua relação. Aposte num tempo de qualidade fazendo com ele coisas que ambos gostem.

Lembre-se que também há rapazes que gostam de raparigas que estão constantemente em cima deles e a dar-lhes atenção. Mas atenção, mesmo assim não deve nunca exagerar.

Deixe um comentário

3 Comentários em "Como evitar ser uma namorada obsessiva"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Anónimo
Visitante

no meu caso meu namo que é meu obsesivo

Anónimo
Visitante

Mas quando os amigos são uns estúpidos se afastar é a única maneira de salvar um bom relacionamento. Não ter amigos próximos não significa ficar pendurada no parceiro 24h não pra mim pelo menos.

Clara Godinho
Visitante

"Mantenha os seus hobbies e amigos " Grande dica, pena muitas pessoas não o fazerem

wpDiscuz