Todos nós somos seres humanos e todos em maior ou menos quantidade temos sentimentos e experiências emocionais. Experiência essas que se repetem ao longo de toda a nossa vida. Perceber mais sobre estes sentimentos e emoções e perceber como controlar as emoções é um ponto de partida para nos tornarmos mais humanos e sobretudo melhores humanos. Ser menos emotivo nesta situação em específico é conseguir lidar de melhor forma com as suas emoções na sua relação amorosa.
Dicas para controlar as emoções
Perceba que é natural ter sentimentos e emoções – Você é um ser humano e para além disso é um ser humano vivo! É natural que tenha sentimentos e emoções e sinta-se feliz e agradecido de os poder ter! Existem pessoas muito frias que não sabem sequer o que são sentimentos e por certo não irá querer ser uma pessoa desse tipo!
Não tenha medo dos seus sentimentos – Se achar que você necessita de um tempo a sós, não tenha problemas em passar algum tempo sozinho(a) para colocar todos os seus sentimentos no sítio. Tem todo o direito de o fazer. Não tenha medo de sentir e de tentar compreender os seus sentimentos. Não se torne refém destes mas sim que os controla. Aproveite melhor o seu tempo sozinha.
Identifique esses sentimentos – Tente perceber o porque de tais sentimentos e emoções, o que o causa e como controlar isso mesmo. Se conseguir perceber exatamente como se processam esses sentimentos e o que ou quem os provoca será muito mais fácil de viver com eles.
Tente rir-se e divertir-se mais – Os sentimentos e emoções positivas são muito melhores que as negativas, por isso tente ao máximo trazer essas mesmas emoções para a sua vida! Tente ser positivo(a) e rodear-se de pessoas que pensam da mesma forma. Comece hoje mesmo a apreciar as coisas que o(a) deixam feliz.
Numa relação comunique esses mesmos sentimentos à outra pessoa para que este esteja a par do que sente e poder ajudá-lo(a) da melhor forma com essas mesmas emoções. Lembre-se que por vezes pode ser tudo uma questão de compreensão.
Seguindo estas dicas e com alguma força de vontade da sua parte será possível de forma mais fácil perceber como controlar as emoções. Seja persistente, mas sobretudo seja feliz.