Viver um amor não correspondido

Quando o amor nos bate à porta nem sempre trás boas perspetivas de futuro. Quando a flecha do amor atinge apenas uma das pessoas pode originar muitos problemas e desgostos. Não é fácil viver um amor não correspondido mas é necessário perceber que é possível. Saiba neste artigo do Sentimento Calmo como agir perante uma situação de amor não correspondido e o que fazer para com a pessoa que ama.

amor não correspondido

O amor não correspondido é um grande exemplo de quando o amor dói e trás infelicidade não escolhe pessoas, pode acontecer a toda a gente e com diferentes circunstâncias. Um caso muito comum é precisamente quando alguém se apaixona por um amigo próximo ou alguém que conhece recentemente. Muitas vezes há uma forte tendência para o isolamento e para a depressão que se revela num estilo de vida apático e sem movimento. Conheça então quais as possíveis circunstâncias para o acontecimento de um amor não correspondido:

Quando a pessoa que ama é seu amigo – É frequente quando alguem se apaixona por um amigo próximo, muito provavelmente devido aos laços fortes entre os dois. Contudo muitas vezes são apenas laços fortes de amizade, bem distantes do amor. Uma situação de amor não correspondido entre amigos pode ser complicada quando mal gerida e levar até à extinção da amizade.

Declarou-se ao seu amigo e ele não corresponde o sentimento – É muito importante ultrapassar a negação. Reaja bem e converse com o seu amigo, dizendo que respeita os seus sentimentos. Ainda assim tente ser uma boa amiga, ele agradecerá e serão felizes ainda que de outra maneira.

Um amigo declarou-se a si – Converse com a pessoa em questão e esclareça os seus sentimentos. Faça também com que o seu amigo se sinta seguro relativamente à vossa amizade, faça questão de dizer que apesar de sentimentos diferentes estará disposta a dar a sua amizade sempre.

Em casos de amor não correspondido proveniente de uma amizade o afastamento é a atitude errada. Para além de magoar profundamente a pessoa que está apaixonada, perde-se uma amizade que provavelmente seria muito forte. A solução passa pelo diálogo e a entreajuda.

Quando se aproxima de alguém que tem diferentes intenções – É frequente apaixonarmo-nos por alguém que conhecemos recentemente e que nos agrada de uma maneira especial. Por vezes sentimo-nos fragilizados e sensíveis, precisamente na altura em que essa pessoa surge nas nossas vidas e transforma o nosso mundo num lugar melhor. Contudo quando o pior acontece e a pessoa pela qual nos apaixonamos não retribui o sentimento pode ser algo destrutivo e devastador, especialmente quando saímos recentemente de alguma má situação nas nossas vidas.

Declarou-se a alguém que conheceu recentemente e percebeu que o sentimento não é correspondido – Converse com a pessoa em questão e apesar dos seus fortes sentimentos, explique que não quer ser um fardo na vida dele mas sim uma boa pessoa, uma amiga sincera.

Alguém que conheceu recentemente declarou-se a si – A questão passa também pelo diálogo. Converse com a pessoa e diga que pretende apenas uma amizade e que estará disposta a ser amiga, caso seja possível.

Não é justo romper relações por um amor não correspondido, especialmente relações fortes que podem ser aproveitadas e vividas da melhor forma.

Lidar com este sentimento não é fácil. Há que ter bastante racionalidade em situações como estas e controlar as emoções tanto quanto possível. Veja então algumas dicas para superar a tristeza decorrente de um amor não correspondido e como viver sozinha com este sentimento:

A auto-estima é essencial – Numa situação de amor não correspondido a auto-estima é um factor essencial. Cuide de si, não se deixe abater e não desista de amar. Saia com os amigos, divirta-se e conheça pessoas novas, conviva também com a pessoa pela qual se apaixonou e ensine a si mesma a ver a pessoa de outra maneira. A ajuda de pessoas é essencial mas a sua ajuda é o grande pilar, assim como o seu amor-próprio, sem a criação de um amor-próprio é impossível amar o outro.

Valorize outras relações na sua vida – Para além das relações amorosas existem uma série de laços que temos na nossa vida, como as amizades e as relações familiares. Em situações de amor não correspondido é essencial o fortalecimento de laços de amizade e familiares com outras pessoas. Não deixe de socializar e de se relacionar. Viva em paz com os outros e consigo mesma de modo a ser feliz.

Não se iluda nem fique parada – É muito importante que em situações de amor não correspondido não se permita iludir. Deve ter plena consciência que a pessoa que ama não a corresponde e que deve ultrapassar a situação. Não fique parada na nostalgia do sentimento, conviva, seja feliz e ativa. Não sonhe com algo que não pode ser concretizável. Existem muitas coisas na vida que nos fazem felizes, o amor não é de todo o único motivo de felicidade, para além disso, existem boas e várias razões para ser solteira!

Mantenha-se ocupada e realizada – Como dissemos anteriormente, existem várias coisas que nos tornam felizes. Coisas simples como uma ida a um espetáculo ou uma saída com os amigos. Faça-o, viva e seja feliz. Mantenha-se ocupada, seja com o trabalho ou com atividades de lazer. A diversão é importante, tanto nestes casos como em qualquer circunstância da vida. Sinta-se realizada, é possível obter este sentimento ainda que viva um amor não correspondido.

Estas são algumas dicas para lidar com um amor não correspondido. É muito importante dar valor a outros aspetos da vida pois o amor não tem de ser precisamente o seu centro mas sim um grande complemento à felicidade. Seja sempre feliz e encontre um amor à sua altura. Nunca é tarde para amar e ser amado!

Artigo escrito por Patrícia Gargaté, estudante na área de jornalismo, colaboradora do Sentimento Calmo.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

37
Deixe um comentário

avatar
25 Comment threads
12 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
27 Comment authors
CarinaNaniCoração partidoVivianeCris Recent comment authors

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

newest oldest most voted
Carina
Visitante
Carina

Pois é…eu estou numa situação tão chata. Conheci uma pessoa há menos de 1 mês, ficamos e etc…ele se separou recentemente. Não sei se ele estava gostando de mim, se apegando, ou algo do tipo. A questão é, que ele simplesmente falou que não deveríamos mais nos ver pq a sua separação tinha deixado marcas que ele ainda não havia superado. Fiquei extremamente magoada, pois embora tivéssemos ficado juntos poucas vezes isso me fez começar a sentir algo por ele. Ele fez coisas para mim que nem msm meu ex em 7 anos fez… Está difícil de lidar com isso,… Read more »

Nani
Visitante
Nani

Boa tarde a todos!!!
Então eu vivo um sentimento de dor,a vontade é sair correndo e me declarar é enorme,mas dai vem o medo da rejeição. Daí eu penso não sou mais adolescente pra ser assim,mas fica difícil.
Gostaria de ajuda sobre isso.

Coração partido
Visitante
Coração partido

O que fazer com essa dor ?

Viviane
Visitante
Viviane

Uma das coisas mais horríveis nessa questão do amor não correspondido, é você, pelo receio de não querer que as coisas fiquem estranhas entre vocês, não se declarar, não ir atrás por medo da rejeição e por medo de que a pessoa aja de forma estranha por você ter esse sentimento, nisso você com esse medo acaba não tentando e fica sem saber se realmente poderia ter dado certo, é chato demais.