#EUFICOEMCASA – Planos a dois para não sair de casa durante a quarentena

Perante a pandemia do novo Coronavírus a quarentena tem sido imposta um pouco por todo o mundo, o que obriga a um confinamento em casa. Para muitos essa obrigatoriedade é sinónimo de opressão e até motivo de tédio e ansiedade, o que é perfeitamente normal. Antes de mais devemos referir que caso manifeste algum sintoma de ansiedade grave ou não se sinta de todo bem, não hesite em procurar um profissional de saúde para ajudar neste momento crítico.

Com o artigo de hoje pretendemos dar algumas dicas para casais que estão sozinhos nesta quarentena e também para pessoas que procuram o que fazer nestes momentos de “solidão” em casa. Lembramos que toda a informação sobre esta pandemia deve ser consultada através de fontes oficiais de forma a evitar a desinformação ou a propagação de informações falsas.

Site do Ministério da Saúde (Brasil)
Site do Serviço Nacional de Saúde (Portugal)

Planos a dois para a quarentena

A melhor parte de estar a dois neste momento é o facto de ter companhia… Este pode ser um momento solitário, especialmente para aqueles que vivem sempre fora de casa e que gostam de passear. Neste momento é evitável que o façam e ficar em casa é sem dúvida a melhor opção. Aproveite este tempo com o seu parceiro para fazer coisas que nunca fizeram e tente rentabilizar o seu tempo, evitando ao máximo cair na repetição. Seguem-se então algumas dicas de planos para fazer em casa a dois:

  • Limpar a casa – Este é o plano mais óbvio… Se estão em casa porque não aproveitar para dar aquela faxina que a casa tanto necessita? Este pode ser um plano a dois mais divertido do que parece. Deixe de lado a preguiça e toca a limpar!
  • Explorar o desejo e a paixão – Se estão a dois, porque não? Aproveite esta quarentena para explorar a paixão com o seu parceiro e que sabe até experimentar algo novo?
  • Aprender a cozinhar algo novo – Cozinhar é algo visto como uma atividade rotineira e até aborrecida para alguns… isto porque as pessoas não aproveitam o tempo para aprender algo novo e desafiante. Procure algo na internet que possa ser feito com o que tem em casa e mostre os vossos dotes de chef.
  • Encontros virtuais com amigos – Estar a dois em casa não significa que não possa haver contacto com o exterior. Combine um encontro virtual com os vossos amigos e conversem para matar saudades. Porque não fazer planos para o futuro?
  • Sessão de karaoke – Está na hora de deixar de lado a vergonha e de se arriscar numa sessão de karaoke. Para além de ser um plano divertido quem sabe não possa descobrir um novo talento?
  • Descobrir novos hobbies – Por falar em descoberta de novos talentos, porque não aproveitar este tempo para experimentar aquele hobbie que sempre quis mas que nunca conseguiu por conta da vida corrida e cheia de trabalho? Desenho, pintura, música… As possibilidades são infinitas.
  • Netflix and chill – O típico plano de assistir a filmes e séries online. Típico mas que dá sempre certo. Aproveite e pegue umas pipocas para acompanhar.
  • Planos em separado – Apesar de passar a quarentena junto do seu amor aproveite para fazer planos em separado. Seja cuidar das suas coisas ou conversar com os seus amigos. Não deixe de fazer as SUAS coisas só porque está a tempo inteiro com o seu parceiro. A individualidade é extremamente importante.
  • Jogos e diversão – Aproveite para se divertir, seja a sós ou com o seu parceiro. Jogos são sempre uma boa opção e aqui vale TUDO: desde os jogos de consola, aos jogos e tabuleiro e até… aos jogos eróticos. Deixe a sua imaginação comandar o jogo.

Estou longe do meu amor… que faço?

Para além dos casais que passam a quarentena juntos são muitos os que não conseguem passar este tempo a dois. Nestas situações a saudade pode falar mais algo e para isso elaborámos também algumas dicas para que a relação possa sobreviver a este momento longe um do outro.

Em primeiro lugar há que manter o contacto frequentemente e partilhar o dia-a-dia, ainda que longe um do outro. É claro que não existe a necessidade de contar ao seu parceiro todos os passos que dá mas a partilha do dia-a-dia acaba por unir o casal e criar uma cumplicidade, dentro dos meios possíveis. Vejam-se por videochamada para matar as saudades.

Não há que ter medos por estar longe do seu parceiro por um tempo, para além de revelar alguma insegurança na relação, é igualmente sinal de que talvez esteja demasiado dependente da outra pessoa. Aproveite este tempo para refletir sobre todas estas questões.

Estou sozinha, quais os planos?

A situação para quem está sozinho pode tornar-se mais entediante e aborrecida, levando a maiores problemas. Por isso decidimos também elaborar algumas dicas para quem tem de passar a quarentena a sós:

  • Mantenha-se ocupada – Este é um dos pontos principais e serve como orientação base neste período. É importante que se mantenha ocupada, seja a cozinhar, limpar a casa, ver um filme, cuidar de animais de estimação… o que seja. Mas ficar sem fazer nada só trará um peso maior ao seu dia-a-dia, o que fará com que se sinta menos útil e produtiva. Defina um plano base para o dia e vá fazendo as tarefas para que continue com uma rotina definida e ainda que a preguiça a faça parar… não ceda!
  • Contacte com pessoas – Estar sozinha em confinamento não significa que não possa falar com ninguém. Mantenha-se em contacto com familiares e amigos e aproveite para descontrair e ter aquela conversa que dá força e energia. Contacte com pessoas que lhe façam bem.
  • Não deixe de se arranjar – A tendência neste período é cair na preguiça e ainda que não queira arranjar-se todos os dias é importante que o faça, pelo menos periodicamente. A sua autoestima depende disso e acredite, fará a diferença. Cuide de si por fora e por dentro.
  • Experimente coisas novas – Porque não experimentar aquele hobbie que sempre quis? Agora que tem tempo é o ideal. Novamente, é importante que não deixe a preguiça e a inércia dominar o seu dia-a-dia pois fará com que fique imóvel, sem fazer nada, prejudicando a sua saúde física e mental.

Estas foram apenas algumas dicas para aproveitar o período de quarentena da melhor forma. Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments