Coronavírus: Saiba como pode afetar a sua relação

O novo Coronavírus é atualmente considerado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde e foi reconhecido durante o mês de Março. Neste momento representa uma grande ameaça um pouco por todo o mundo e para além do nosso dia-a-dia estar comprometido, também o nosso trabalho e rotinas estão a ser afetadas. Contudo há um aspeto que merece ser referido e que poucos estão a falar: A Covid-19, ou o novo Coronavírus, vai afetar a sua relação. Como? Fique a saber no nosso artigo de hoje.

Com o facto do Covid-19 afetar o seu relacionamento não falamos apenas do amoroso, mas todos os outros relacionamentos que completam o nosso circulo pessoal: As amizades estão a sofrer com o afastamento, a família não pode estar toda por perto nestes tempos e até há quem esteja longe da pessoa amada. A questão seguinte é: Como sobreviver a esta ausência?

Como o Coronavírus pode afetar os seus relacionamentos?

Conforme já foi referido, todos os relacionamentos vão ser afetados durante este período de quarentena. O facto de mudarmos abruptamente a nossa rotina faz com que deixemos de contactar e de ver aqueles que mais amamos. Dependendo do tipo de relação que tem pode até vir a ter problemas, que devem ser ultrapassados. Para tal vamos dar alguns exemplos práticos de relacionamentos afetados e de formas de ultrapassar essa distância.

Longe do parceiro/a na quarentena

Este é um dos principais medos e problemas nos relacionamentos durante este período em que estamos a ser afetados pela pandemia do novo Coronavírus. São muitos os casais que têm que viver e enfrentar o Covid-19 longe um do outro e para tal há que estabelecer o que consideramos a base para sobreviver à distância imposta pela quarentena: Manter o contacto!

Manter o contacto é importante para os casais que não passam este período de quarentena juntos pois para além de ocuparem o seu tempo a conversar um com o outro, podem estabelecer laços mais fortes e expressar a saudade que têm um do outro. Por outro lado este período longe pode esclarecer algumas dúvidas que possam surgir ou até algumas necessidades pessoais que sentia que não estavam a ser colocadas em primeiro lugar.

Mas… é possível o relacionamento sobreviver à quarentena separados?” – A resposta é sim. Quando alguém ama realmente outra pessoa não é uma pequena e temporária distância que vai ditar o fim de um relacionamento… Este facto não deve ser utilizado como desculpa para términos que são originados por outro motivos. Seja sempre honesto com a outra pessoa e justifique as suas ações da forma correta.

Para que o seu relacionamento se mantenha com a chama acesa durante esta quarentena imposta pelo Coronavírus pode ainda:

  • Explorar a paixão – Estão longe mas porque não manter a chama da paixão acesa durante este tempo? Mostre o seu lado mais sensual e atrevido… Quem sabe não possa trazer algo de novo para o seu relacionamento?
  • Planos para o futuro – Se não pode concretizar planos agora, porque não começar a preparar os planos para breve? Pensem juntos na vossa próxima viagem, por exemplo. Para além de ocupar o vosso tempo de forma produtiva traz também alguma esperança para um futuro mais tranquilo e realizado.
  • As tecnologias são o nosso melhor aliado – Pode conversar por mensagem, por voz ou videochamada. Não há motivos para não falarem e para não se verem. Temos o nosso melhor aliado nos tempos que correm: A tecnologia. Use e abuse de todas as formas de falar com os seus ente-queridos.

Quero sair com os meus amigos!

Os amigos são a família que escolhemos para a nossa vida e estar longe dessas pessoas pode ser motivo para ficar mais em baixo. Saiba que existem alternativas para a diversão e convívio com os amigos, ou até formas de procurar um ombro amigo durante esta quarentena:

  • Mantenha-se presente – Se o Coronavírus a impede de estar perto dos seus amigos não deixe de contactar com eles – Use as redes sociais para se manter perto dos seus amigos. Existem inclusive várias aplicações para videochamadas em grupo que podem render noites muito divertidas!
  • Os verdadeiros amigos ficam sempre – Poderá notar que algumas pessoas já não são as mesmas durante este período de confinamento – É uma situação natural pois os que são verdadeiramente seus amigos vão ficar e vão continuar a preocupar-se consigo. Os outros ficarão apenas para os momentos que acham necessário.

As saudades da família

A família é o nosso grande suporte e o Covid-19 pode vir separar-nos de quem mais amamos. Neste período de combate ao Coronavírus é imposta a quarentena, o que significa muitas vezes ficar longe dos pais, dos irmãos e de outros familiares muito importantes nas nossas vidas.

Mostre a preocupação que tem com a sua família e marque a sua presença, ainda que não possa sair de casa. Ligue aquele familiar próximo, escreva ou use as redes sociais. O importante é saber que está aí para apoiar a sua família… e que eles estão para a apoiar a si.

Não deixe também de mostrar positividade e de ser um elo de comunicação entre todos: Desta forma vai unir toda a família e tornar o ambiente mais leve e feliz, dentro dos possíveis. Por outro lado não deve deixar a quarentena afetar as relações familiares, promovendo e praticando a honestidade, de forma a evitar conflitos. Todos sabemos que online e de forma virtual nenhum relacionamento é igual e nem sempre as palavras são bem interpretadas. Deixe tudo claro de forma a evitar conflitos e sempre que detete algum ambiente menos positivo não hesite em tomar conta da conversa e manter a paz entre todos.

Estas foram algumas dicas para enfrentar a pandemia do novo Coronavírus com os seus ente-queridos e algumas informações sobre como o Covid-19 pode afetar os seus relacionamentos neste período de quarentena. Alguma dica ou experiência para contar? Deixe nos comentários!

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments