Como aproveitar as redes sociais sem se comparar com os outros

Em tempos que passamos muita da nossa vida atrás de um ecrã, é importante que se fale de como aproveitar as redes sociais, sem que tenha a necessidade de se comparar com os outros.

As redes sociais trouxeram coisas muito positivas:

  • A aproximação, mesmo que virtual, com amigos e familiares que podem estar distantes;
  • A facilidade em conhecer novas pessoas;
  • A partilha de hobbies, gostos em comum e coisas que gostamos em geral;
  • Uma própria ferramenta de trabalho, assim como uma forma de distração para muitas pessoas;
  • Etc

Do mesmo modo as redes sociais também trouxeram coisas negativas:

  • As pessoas compararam a sua vida com a vida dos outros;
  • Mostram apenas uma parte da sua vida, a melhor e muitas vezes até uma vida falsa;
  • Sentem inveja, procuram sempre estar por cima e muitas das vezes necessitam gravemente de atenção;
  • Sentem tristeza por não viverem um certo tipo de vida, por não poderem comprar ou ter algo que a outra pessoa tem;
  • Etc.

Mesmo assim é possível fugir destes altos e baixos e aproveitar as redes sociais como algo divertido, que serve de distração e para nos levantar o astral e não o contrário.

Se quer aproveitar as redes sociais da melhor forma sem se estar sempre a comparar com as outras pessoas, fique atenta às dicas seguintes:

Passe menos tempo nas redes sociais – A minha primeira dica é polémica, mas se realmente tem problemas com as redes sociais, desde ansiedade, depressão, etc, o melhor é afastar-se um pouco das mesmas. O problema das pessoas é achar que está sempre a perder montes de coisas, mas acredita que a maior parte das coisas nem são relevantes e assim que voltar terá muitas coisas novas para ver.

Razões para deixar o facebook

Escolha as redes sociais certas – A escolha da rede social é muito importante. O facebook acaba por ser uma rede mais pessoal, onde as pessoas geralmente partilham mais coisas da sua vida, o que a torna uma rede mais complicada para certas pessoas. O instagram geralmente é uma rede mais fotográfica, menos texto, mais visual e onde se partilha outro tipo de conteúdo. Uma boa rede para se distrair atualmente é o tik tok, onde pode simplesmente ver vídeos engraçados sem se preocupar muito com o que está a ver.

Saiba que pouco ou nada é real – Olhe para você nas redes sociais e perceba o seu comportamento! Aposto que em 10 fotos que tira vai aproveitar aquela onde a favorece mais e se nessas 10 não conseguir uma vai tirar mais 10. As outras pessoas funcionam exatamente da mesma forma!

As pessoas só vão partilhar nas redes sociais o seu lado bom! Vão postar aquele restaurante de luxo que visitaram e que na realidade lhes tirou um terço do seu orçamento para o mês. Vão publicar aquele carro do amigo rico porque fica bom na foto ou aquela viagem que fizeram e algo que acharam que ira gerar interesse na rede em questão. Ninguém ou pouca gente publica o real, o que se passa no momento e as fotos onde estão menos bem. Pense nisso.

Seja você própria sem problemas – Não tenha medo de ser você própria e de ir contra a corrente de publicar apenas o que está ótimo, cheio de filtros e muito longe da realidade. No instagram por exemplo já são vários os perfis de mulheres que mostram os truques que usam as celebridades e que mostram o seu corpo tal e qual ele é e sem mascarar as suas “imperfeições”. As pessoas não devem ter problemas em mostrar o seu verdadeiro eu e não devem de todo esconder-se atrás de uma imagem falsa.

Distinga o seu eu verdadeiro do seu eu virtual – Para evitar comparações com as outras pessoas e com o seu estilo de vida, é necessário que saiba separar o seu eu verdadeiro do eu virtual. Na internet as pessoas irão partilhar a melhor versão de si próprias. Na vida real existem os bons e os maus momentos, as boas e as más imagens. Perceba a diferença? Lembre-se que nas redes sociais você está a ver uma imagem filtrada e que a vida das outras pessoas pode não ser tão cor de rosa assim.

Todas as pessoas que vê são seres humanos – Até a mais bonita das celebridades têm todos os problemas dos comuns seres humanos. As pessoas apanham uma constipação. As mulheres têm aqueles dias do mês, têm celulite, imperfeições na pele ou até estrias. Todos nós vamos à casa de banho e todos morremos deitados.

Ninguém é mais do que ninguém. Acredite nisso! A vida não é só viagens, casas e carros de luxo no instagram. A vida é muito mais do que isso. Aliás a sua vida vale muito mais que isso!

Deixe de se comparar com as outras pessoas. Não vale a pena gastar o seu tempo a lamentar-se do que quer que seja. Faça pela sua vida! A sua vida é suficiente!

Não há necessidade de se preocupar com a vida dos outros quando pode fazer tanto pela sua!

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments