Atitudes tóxicas que consideramos “normais” num relacionamento

As atitudes que estragam um relacionamento são mais normais do que pode parecer. São as chamadas atitudes tóxicas: Pequenos gestos que afetam a relação entre duas pessoas e a pouco e pouco vai transformando o sentimento de ambos em algo contaminado, estragado, acabando assim por adoecer a relação.

É importante distinguir uma atitude tóxica de algo menos bom. Todos temos momentos em que estamos em baixo e isso não nos transforma em alguém tóxico. Ser uma pessoa tóxica implica uma série de atitudes de forma repetida e constante. Basicamente é estar constantemente a estragar a relação com pequenos gestos ou palavras.

Com o artigo de hoje vamos dar a conhecer algumas atitudes tóxicas que em conjunto podem mesmo estragar um relacionamento e levar ao seu fim.

Atitudes tóxicas que são consideradas “normais”

  • Querer saber todos os seus passos – Sabe quando tem que contar tudo o que fez no dia à outra pessoa? Pois pode parecer que simplesmente há interesse em saber o que fizemos e isso até pode fazer com que nos sintamos bem, mas acredite, não vai durar muito tempo. A obrigação de ter que contar tudo ao pormenor para além de tóxica é extremamente abusiva. Quando alguém tem necessidade de saber de forma quase constante onde está e com quem está é um sinal muito negativo. Não permita que isso aconteça pois a curto prazo vai deteriorar o seu relacionamento.
  • Fazer piadas sobre si junto a outras pessoas – Geralmente esta situação é encarada apenas como algo engraçado e de facto pode ser, tudo depende do que é falado. Quando existe um nível de intimidade muito grande, fazer piadas é perfeitamente normal, contudo há que compreender quando estão rindo consigo e quando estão rindo de si. Esta pode ser uma atitude tóxica quando existe uma grande probabilidade que a outra pessoa se sinta constrangida ou humilhada com o que é dito. Esse nunca é um bom sentimento e irá deixar uma marca negativa na outra pessoa o que dentro de muito pouco tempo vai levar a um desgaste no relacionamento e até a problemas de autoestima na vítima.

Veja também:
Sinais de relacionamento abusivo que são ignorados
7 Tipos de homem tóxicos que deve evitar na sua vida
Conheça os limites que uma relação deve ter

  • Usar erros do passado como arma – Esta atitude é vista como normal pois dizem que os erros perdoam-se mas não se esquecem, apesar disso saiba que se o faz pode estar a ter uma atitude tóxica e a terminar o seu relacionamento de forma não intencional. Quando há um problema ele tem que ser resolvido e guardado, para nunca mais interferir na vossa relação. Puxar problemas do passado só mostra que eles não estão bem resolvidos e que há algo que faltou. Pense nisso.
  • Calar-se perante um erro – Quando sabe que a outra pessoa cometeu um erro calar-se não é a solução. Existe quem defensa o silêncio e até alguma submissão para a relação dar certo, o problema é que essas pessoas não percebem que na verdade não está a dar certo, a pessoa é que guarda tudo para ela na tentativa de manter as aparências. Quando algo está errado fale, converse e discuta sobre o que a faz sentir mal, só assim é possível haver uma mudança para melhor.
  • Compensar discussões com presentes – Inicialmente pode mostrar arrependimento e vontade de fazer as pazes mas na verdade mostra apenas que se quer compensar uma falha com algo positivo. Não é possível resolver um problema com um presente pois o problema continua lá!
  • Passar a decisão para a outra pessoa – Esta atitude revela confiança na outra pessoa, ou pelo menos é o que a sociedade tende a interpretar quando alguém passa uma decisão que deve ser tomada por si para o seu parceiro. Na verdade esta atitude revela insegurança e irresponsabilidade, sendo que muitas vezes as pessoas só passam a decisão para o seu companheiro porque não querem ter trabalho. Com o tempo o seu parceiro vai sentir-se esgotado e com as energias sugadas.
  • Ter acesso a todos os dados pessoais – Pode ser encarado inicialmente como um ato de confiança total e absoluta mas com o tempo pode tornar-se num pesadelo e gerar obsessões que vão tornar o relacionamento em algo muito negativo.
  • Apelidos como “tudo” ou “vida” – É carinhoso? Sim. É romântico? Também… Mas existem outras formas de mostrar o amor e o carinho. Ao dizer que alguém é a sua vida ou tudo para si está não só a menosprezar-se mas também a depositar todas as suas razões de viverem terceiros, o que é extremamente errado. A sua prioridade tem que ser você mesma e isso tem que ficar bem definido no início de qualquer relacionamento. Seja carinhoso não só com o outro mas também consigo mesma.

Estes são alguns exemplos de atitudes tóxicas que deve evitar e não deve permitir na sua vida. Tem algum outro exemplo que conheça ou que tenha vivido? Deixe nos comentários!

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments