Universidade pode destruir a relação?

Já refleti aqui anteriormente num artigo de como o facebook pode ser destruidor de uma relação e hoje pretendo fazer uma reflexão semelhante mas desta vez em relação à universidade. Muitas são as pessoas que dizem que tudo muda ao entrar na universidade e que muitas relações se perdem graças a toda essa novidade e é nisso mesmo que quero refletir neste mesmo artigo.

Se é mito ou realidade é o que vamos tentar perceber. Queremos perceber também quais os motivos para isto mesmo acontecer e como podemos reverter isso. Se realmente é verdade convém que todos conheçam esta realidade e que consiga perceber o porque das coisas acontecerem, para perceberem porque se dá o fim do namoro.

universidade e relação amorosa

A universidade pode destruir a relação porque:

Maior liberdade – Quando vamos para a universidade é normal que aumente a nossa liberdade porque na maior parte dos casos saímos da casa dos pais e passamos a morar sozinhos. Esta maior liberdade que não tínhamos anteriormente pode causar o fim de uma relação, porque a liberdade implica responsabilidade que muitas pessoas não sabem muito bem o que é.

Conhecer pessoas novas -Na universidade é normal que conheça muita gente nova de diferentes idades e de localizações diferentes, com modos de pensar diferentes. Se estiver numa relação pouco consolidada é normal que novas pessoas lhe possam despertar interesse, sobretudo se não viver um amor incondicional. Lembrem-se dos jantares que irão ter, de todos os convívios e tudo mais! Oportunidades para conhecer novas pessoas não vão faltar e quem sabe uma dessas mesmas pessoas possa mudar o rumo da sua vida ou neste caso o rumo do seu coração.

Menos contato – Com a ida para a universidade e falando no caso particular de trocarem de local de residência é normal que os casais se separem fisicamente e consequentemente acabem por passar menos tempo juntos e mais tempo afastados. A relação dita normal torna-se numa relação à distância com todos os inconvenientes que isso possa causar. A distância pode servir para aumentar a saudade e o desejo, mas pode também ter o efeito contrário e causar o afastamento do casal.

Mudança de hábitos – Com o afastamento do casal, com uma maior liberdade e com o facto de manterem menos contato irá ocorrer necessariamente uma mudança de hábitos. Essa mudança de hábitos pode levar a pessoa a experimentar novas coisas e a procurar novas experiências que não tinha com a antiga parceira ou parceiro. Com a entrada da universidade supostamente também ganhamos maior maturidade e essa mesma maturidade pode servir para vermos as coisas de outra forma e talvez pensarmos que a pessoa com quem estamos não é o que realmente queremos para o nosso futuro.

Novas perspetivas de futuro –  Estudar para um dia ter um curso, mudar de hábitos, outra liberdade e todos os pontos que foquei irão trazer novas perspetivas de futuro que muitas vezes podem não incluir a pessoa com quem estamos atualmente. Muitas vezes pensamos em ir trabalhar para um lugar completamente diferente da outra pessoa e muitas vezes temos de escolher entre a nossa relação ou o nosso futuro e essa escolha nem sempre é fácil.

Na minha perspetiva estas são as principais causas que podem levar ao fim do namoro, pelas razões que enumerei. Tudo vai depender das pessoas envolvidas e da forma que vêm o amor. O que importa é que se tomarem uma decisão a levarem até ao fim. Mais vale acabar com a pessoa do que viver uma vida ao seu lado enganando-a. Pensem nisso.

7
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
dorivaldo casimiro 41VigilanteEdgar ContreirasSentimento CalmoRicardo Zuzarte Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

newest oldest most voted
dorivaldo casimiro 41
Visitante
dorivaldo casimiro 41

eu posso dizer q existe casos assim e vai continuar existindo ate pk eu estou a passar por isso eu me distancie muito da minha namorada.

Edgar Contreiras
Visitante
Edgar Contreiras

Obrigado pela consideracao!

Edgar Contreiras
Visitante
Edgar Contreiras

Olhem antes mesmo de comentar gostaria de agradecer a forma sabia como foi estruturado este paragrafo e de dizer que tem tudo a ver com a vida de um universitario. Pois e’ e aqui vai a minha contribuicao ditas com palavras vividas realmente nao e’ facil manter um relacionamento a distancia estando na univ.. muito menos dentro dela porque? estando fora da univ… a disconfianca comeca aumentando dentreo s casais o que e’ mais provavel ouver um possivel fim devido a frequencia da mesma. No caso de um namoro dentro da universidade existe algo que surge dentro dos casais a… Read more »