Como relacionar-se com os seus netos

Para muitas crianças a relação com os seus avós não é muito fácil, muitas vezes devido à diferença de idade. Digamos que hoje em dia com as crianças que temos, não a maioria claro, até já se torna difícil a relação com os seus próprios pais. A diferença entre gerações é uma grande preocupação tanto dos pais como dos avós. Tudo isso ajuda a que os adultos acabem por se sentir sozinhos e magoados com a situação. Esta diferença entre gerações faz com que seja mais fácil para outras pessoas criarem uma ligação com a criança ao invés dos seus próprios pais, o que pode atrair pessoas mal intencionadas. O que hoje lhe vamos dar são algumas dicas de como se relacionar com os seus netos.

relacionar-se com os seus netos

Ligue-se primeiro ao seu filho

Se quer ter uma boa relação com os seus netos primeiro é necessário que consiga ter uma boa relação com o seu filho. Compreenda que tem de estar presente na vida dele, para perceber quais as suas necessidades e como pode ajudar a tornar-lhe a vida mais fácil. Para além de fazer de si um bom avo também fará de si um bom pai e conseguirá estar mais com o seu filho e consequentemente com os seus netos.

Use a internet

O mundo mudou e ficar parado no mesmo é o que causa a tal diferença entre gerações. A verdade é que os seus netos cada vez mais utilizam a internet, parece que hoje em dia já nascem ensinados, isso e as redes sociais. Como tal tente aprender um pouco sobre isso, bem como pode aprender também a utilizar o skype para poderem fazer video-chamadas. Faça parte de um mundo evoluído na companhia dos seus netos.

Dê presentes com uso

Não deve encher o seu neto de prendas apenas porque é o avo. Deve sim pensar em prendas que possam ter significado e sobretudo que sejam úteis para ele. Pode até participar na organização de uma festa surpresa com os melhores amigos dele. As crianças gostam disso.

Oiça mais e fale menos

Todas as pessoas precisam de alguém que as oiça, as crianças não são diferentes. As crianças têm sempre montes de questões para perguntar e muitas coisas para partilhar. Como tal é importante que se certifique que as sabe ouvir, isto é que oiça mais e fale menos. Encoraje-as a falar sobre como foi o seu dia na escola, o fim de semana passado ou algo do género. Não só melhorará a vossa relação como estará a ajudá-lo a construir a sua personalidade ao mostrar-lhe os melhores caminhos.

Visite a livraria com os seus netos

Embora cada vez mais os garotos se interessem por outras coisas, não custa nada experimentar, não é? Deixe que sejam eles a escolher que livros querem ler, claro na categoria infantil. Ao serem eles a escolher para além de estar a estimular a autonomia deles, também estará a encorajar o gostos dos mesmos para a leitura, que é bastante importante nos nossos dias.

Partilhe as suas memórias

Use fotografias que poderá ter suas de quando era mais novo e conte a sua história de vida para os seus netos, as suas aventuras e tudo o que achar interessante. Partilhe memórias que tenha deles e de histórias engraçadas.

Partilhe o seu talento com ele

É bom nalguma coisa? Porque não partilhar esse talento com o seu neto? Ou ele é bom em alguma coisa? Porque não fazerem isso juntos? As crianças gostam disso e assim poderão aprender juntos.

Saiba distinguir rapaz de rapariga

Os rapazes e as raparigas vivem num mundo completamente diferente. As raparigas gostam de bonecas, de casas para as bonecas, de contos de fadas, enquanto que os rapazes gostam de carros e desportos. Então terá de ter em atenção a idade e também o sexo do seu neto para perceber qual será a melhor forma de contatar com ele.

Saiba também como voltar a ser criança novamente. Só assim conseguirá ligar-se verdadeiramente a ele ou ela e conseguir divertir-se! Aproveite as nossas dicas e não perca tempo a aplicá-las.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Como relacionar-se com os seus netos"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
MARIA MOTA
Visitante

É lindo ser avó, faz-nos recordar os tempos dos nossos filhos e os nossos também. Uma criança é bálsamo para os mais idosos. Adoro ser avó e quero ter mais netos. Venham eles.

Tati C
Visitante

HAHAHA Esse post é exclusivamente para o William Haddad!

wpDiscuz