Mentiras de crianças: Como lidar com elas?

As crianças nos primeiros anos tendem a dizer mentiras, pois é uma forma de elas misturarem a fantasia com a realidade e aquilo que vão descobrindo. Toda a criança adora sentir-se dona da verdade, mesmo que seja só dela própria. A capacidade da linguagem e do pensamento fazem com que a criança imagine e invente histórias, que nunca lembraria a ninguém. Mas não pense que isto é mau, pois ao imaginarem o seu desenvolvimento mental está a desenvolver-se, podendo vir a ser muito bom. A idade com que as crianças mais mentem é dos 5 aos 6 anos. Esta é idade em que as crianças fantasiam mais e tentam chamar mais a atenção às pessoas que os rodeiam. Saiba mais então sobre as mentiras de crianças.

mentiras de crianças

Filho com 5 anos que mente

Quando o seu filho mente para tentar esconder uma asneira que cometeu, tente sempre demostrar-lhe que não gostou nada do que ele fez e que lhe dá mais uma hipótese de ele se arrepender, bem como que não deve voltar a fazer o mesmo erro. Normalmente, a primeira coisa que os pais fazem é dar ralhetes e castigos para ver se fazem com que o filho deixe de dizer mentiras, mas isso às vezes não leva a lado nenhum. Tente obrigar a criança a pensar e refletir sobre o que fez e ao que pode levar uma mentira. Deste modo, pode obter mais resultados por parte da criança. Quando a criança imagina histórias fantasiosas não se preocupe, uma vez que é o mais natural da idade. Mas caso passem disso e que criem de certa forma perigo, tente fazer com que ele perceba que nada disso existe.

Quando é o fim da inocência?

As crianças começam a ter noção do que é bom e mau a partir dos 6 anos, mas utilizam a mentira com algum propósito. Quando são mais pequenos, eles utilizavam a mentira para cobrir erros inconscientes, mas agora podem estar a usá-la, de modo a conseguirem obter o seu objetivo. Um dos exemplos da mentira nesta idade é dizer que não têm trabalhos de casa, pois o que eles querem é estar a tarde toda a brincar e não estar a fazer os trabalhos, que são mais chatos. Quando identifica que o seu filho está a mentir, tente saber o porque dele mentir. Depois faça com que seja ele próprio a dizer que mentiu, pois ele se não fizer os trabalhos de casa, a professora irá enviar um recado. Sempre que uma pessoa mente, sabe-se sempre a verdade e é com isso que a criança vai aprender e ver e perceber que a mentira não a leva lado nenhum.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.