Mau relacionamento? Porque permanecemos nele tanto tempo

Dizem que a esperança é sempre a última coisa a morrer e num relacionamento existem pessoas que pura e simplesmente “arrastam” as coisas longe demais. Já todos nós tivemos maus relacionamentos, sejam eles causados por abusos, desrespeito, traição e mesmo assim parece que temos prazer em prolongar as coisas, em acreditar que algo pode mudar, ao invés de colocarmos logo um ponto final na situação.

Todos nós somos pessoas diferentes e lidamos com as coisas de forma diferente, mas uma coisa é certa, manter-se num mau relacionamento só afetará a sua vida de modo negativo. Tem problemas em largar a pessoa com quem está mesmo sabendo que não é a certa para si? Por que razão acaba sempre em maus relacionamentos? E pior ainda, por que razão não consegue simplesmente dizer “chega” e seguir em frente?

Aqui ficam algumas das coisas que a poderão estar a impedir de seguir em frente:

A vida ensinou-a assim – Ou porque vem de uma família onde as discussões familiares eram uma constante ou porque tem alguma amiga que viveu uma relação abusiva, a verdade é que de certa forma se habituou a que isso acontecesse. Se você apenas conheceu a cor preto na sua vida, nunca vai saber como é o branco. Neste caso as coisas acontecem da mesma forma.

Você tem medo de ficar sozinha – Acontece uma pessoa manter-se num relacionamento tóxico, apenas pelo facto de ter medo de ficar sozinha. Embora isso seja incorreto, este tipo de pessoas acredita que é melhor suportar o mal que tem e que as coisas vão melhorar, apenas porque o medo de estarem sozinhas as impede de ver as coisas de forma diferente.

Você tem medo de arriscar – Ter medo de arriscar é uma das grandes causas para manter um mau relacionamento. Você pensa que deve manter o que tem, apenas porque não acredita que o esforço que necessita para sair dessa realmente compense. Então o tempo vai passando e passando e você pura e simplesmente não consegue sair dessa e continua sofrendo porque não tem o que é necessário para dar o próximo passo.

Falta-lhe bastante amor próprio – Você precisa colocar na sua cabeça que não merece ser tratada dessa forma e que lá fora existe alguém melhor para si. Você merece uma pessoa que a respeita, que se preocupa consigo e que tenta ao máximo fazê-la feliz! Para encontrar essa pessoa primeiro é necessário que goste de si, que veja as suas qualidades e que as mostre ao mundo. Só depois de gostar de si própria poderá fazer com que os outros também gostem.

Sente-se sozinha no mundo – Estando você num mau relacionamento você tende a sentir-se sozinha no mundo. Tende a culpar tudo e todos pela sua situação. Tende a encontrar apenas problemas que não apresentam nenhuma solução. Tende a poluir a sua mente com pensamentos que ainda a mandam mais para baixo.

Este sentimento é como um ciclo vicioso e quanto mais pensar que a culpa é do mundo, menos conseguirá ver que só você poderá mudar as coisas. Comece por identificar o problema. Perceba que você merece mais do que aquilo que tem e tome uma decisão. Não tenha medo de enfrentar o futuro sendo que o seu presente de nada vale.

Não acredita que algo possa dar certo – Quando estamos demasiado em baixo passamos a acreditar que nada vai dar certo na nossa vida e assim nem tentamos. Por viver mal há tanto tempo esquece aquilo que tem de fazer para sair dessa situação e para procurar uma melhor. Não deixe aquilo que você vive condicionar o seu futuro. Acredite que é possível mudar e procure alguma força interior para o fazer.

Você tem de perceber que são estas pequenas coisas aqui enumeradas que a estão a impedir de seguir em frente com a sua vida. Deixe este mau relacionamento para trás. Você não é obrigada a vivê-lo para sempre. Solte-se dos seus medos e procure por uma vida melhor, a vida que você merece!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.