Ler linguagem corporal – saiba ler as pessoas

Já aqui escrevemos no Sentimento Calmo, sobre linguagem corporal e todos os seus segredos, mas como  acreditamos que existe muito mais para dizer e para explorar, decidimos pegar novamente nesta temática. As pessoas ligam bastante ao que se diz, mas esquecem-se muitas vezes daquilo que fica por dizer, que é tanto ou mais importante que aquilo que foi dito. A linguagem corporal é todo o significado por detrás das palavras que não são ditas.

Vários estudos garantem que apenas 10% da nossa comunicação é verbal, ficando 90% para a comunicação não verbal! Dá agora para perceber a importância da mesma? É enorme! Provavelmente nunca pensaram no quanto é importante comunicar sem palavras, mas apenas com o nosso corpo e gestos. Quando se falar de ler linguagem corporal, não podemos ver isso como uma ciência exata, porque não é. Mesmo assim e apesar de tudo, é possível retirar algumas interpretações que poderão ajudar a compreender certos comportamentos das pessoas.

ler linguagem corporal

 

Sorrir

O sorriso é um excelente “quebra gelo”, mas sabia que o sorriso pode ter os mais variados significados? Pode demonstrar o estado de espírito da pessoa, que se encontra feliz ou triste. Pode demonstrar a calma ou por outro lado o nervosismo. O sorriso serve para quebrar o gelo e como tal pode ser uma forma de dar as boas vindas a alguém, ao mesmo tempo que poderá ser um sorriso cínico ou “amarelo”, de alguém que pergunta “o que raio estás aqui a fazer?”. O sorriso pode também parecer falso sem o ser, certas pessoas têm problemas em mostrar os dentes enquanto sorriem, enquanto que outras abrem completamente a boca. Geralmente o sorriso serve para mostrar-mos à outra pessoa que pode avançar sem problemas, que estamos receptivos, mas nem sempre ocorre dessa forma.

“Sorria, mesmo que o seu sorriso seja triste, pois, mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir”

Os olhos

Os olhos representam também um importante papel na linguagem corporal. Não olhar alguém nos olhos enquanto se fala, pode ser interpretado como desonesto, inseguro ou até pelo facto de estar a esconder alguma coisa. Revirar os olhos poderá transmitir desinteresse, assim como alterar várias vezes a direção ou estar sempre a mudar a direção do olhar, poderá também transmitir insegurança. Caso se encontre num grupo de pessoas, a forma correta de falar é com a pessoa nos olhos, para além de criar uma maior ligação com essa pessoa, ela perceberá que você está interessado e sobretudo a ouvir o que esta tem para dizer. Não tenha medo de encarar as pessoas nos olhos.

Atitude

As nossas atitudes dizem bastante sobre nós. É muito importante ouvir as outras pessoas! Se alguém estiver a falar consigo e você estiver constantemente a mudar o olhar, a focar outras pessoas, a evitar olhar nos olhos, então a pessoa irá muito provavelmente perceber que você não mostra qualquer interesse por aquela conversa. Por outro lado, se olhar a pessoa nos olhos, se mostrar que está interessado no que esta diz e em ouvir, terá relações muito mais fortes e sobretudo sinceras. É preciso sempre saber controlar as nossas atitudes, porque estas dizem muito do que pensamos sobre determinado assunto ou sobre determinada pessoa.

Direção da atenção

Isto acontece bastante em grupo. Quando se está em grupo é normal ver-se grupos dentro do próprio grupo e tudo se deve à direção da atenção. Se você está num grupo, mas está virado para uma pessoa, a sua atenção irá automaticamente para a mesma, acabando por excluir parte do grupo. Por vezes, certas pessoas não se sentem seguras ou à vontade para falar para todo o grupo e como tal, procuram falar com certos elementos de forma individual, acabando por fragmentar o grupo. Tente falar de forma mais ampla e dar mais atenção ao grupo no seu todo. Caso não conheça todos os elementos, tente focar-se mais na pessoa que conhece, mas sem nunca desprezar ou ficar de costas para o grupo.

Braços e pernas cruzadas

Os braços e as pernas podem ser um grande problema quando nos encontramos em determinadas situações não é? Sobretudo quando nos encontramos sobre pressão, nunca encontramos uma forma correta de usar as mãos ou os pés, porque parece sempre que não está certo. Geralmente vermos alguém de braços ou pernas cruzadas é sinal de defesa ou então do fim de uma conversa. Quer seja verdade ou não, a ideia de braços cruzados, demonstra que a própria pessoa também se encontra fechada à conversação e será bastante mais complicado de ser abordado. A pessoa deve ao máximo tentar ser mais expressivo com os seus braços, fazendo gestos, mexendo-os e até pegando em certas coisas. Se não sabe o que fazer com as suas mãos, segure uma garrafa de água ou algo do género, mas não fique completamente parado. Em relação às pernas se precisar de as cruzar, cruze nos tornozelos e não nos joelhos.

Abanar a cabeça

Embora não seja necessário abanar a cabeça para concordar quando se fala com alguém nos olhos, existem várias pessoas que o fazem, quase de forma involuntária. Esta é uma boa forma de sabermos se a outra pessoa está a tomar atenção aquilo que estamos a dizer, porque todos sabemos que este ato é quase involuntário.

Espaço / Distância

Existe quem goste de estar “em cima” e que goste de estar longe. Ok, isto soou mal, ahahahhaha. Existem pessoas que falam muito próximas das outras e estão sempre a estabelecer contacto, através de pequenos toques, outras gostam de manter uma certa distância e evitar o contacto. Algumas pessoas são mais seguras de si que outras é apenas isso, se você estiver demasiado próximo de uma pessoa e essa não se sentir confortável, então ela irá recuar. Existem também casos onde acontece o contrário e a pessoa se irá aproximar de si.

Tenha atenção à linguagem corporal das outras pessoas

Observar as outras pessoas e a forma como se comportam é um excelente exercício para compreender um pouco mais sobre a linguagem corporal. Observe os gestos, a forma como se movimentam, as distâncias, etc e com o tempo, será mais fácil de perceber também como você deverá orientar o seu corpo para transmitir algo de positivo!

Isto poderá ajudar

ler linguagem corporal ler linguagem corporal

Para melhorarem a vossa relação com as pessoas, comecem a dar mais atenção à linguagem corporal e não se esqueçam que esta representa cerca de 90% da nossa comunicação! Se alguém tiver dicas extras para além daquelas aqui expostas no artigo, não se esqueça de partilhar connosco nos comentários.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Ler linguagem corporal – saiba ler as pessoas"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
sentimentocalmo
Visitante

Ainda bem amiga, um beijinho 🙂

Deise Silva
Visitante

Nossa muito bom..Aprendi bastante…

telminhabolosetortas.blogspot.com.br

wpDiscuz