Como investir na auto-motivação

A vida tem sempre altos e baixos e como tal, manter-se motivado por vezes é uma grande luta, quando na maior parte do tempo a nossa cabeça está repleta de pensamentos negativos e ansiedade acerca do futuro. Todas as pessoas alguma vez na vida são confrontadas com dúvidas e com depressão e o que torna as pessoas melhores é a sua capacidade de seguir em frente apesar de tudo. Não existe uma solução simples para a falta de motivação, muitas vezes é uma questão de conformação. Por outro lado muitas vezes depois de se combater o problema da não motivação este ressurge ao mínimo sinal de fracasso. A chave para resolver o problema é compreender os seus pensamentos e como estes regem as suas emoções, ao aprender como ter pensamentos positivos, neutralizar os negativos e focar-se nas tarefas que pode realizar para ganhar motivação, por mais que seja momentânea. O que pretendemos é ponderar como investir na auto-motivação.

investir na auto-motivação

Razões porque perdemos a motivação

Existem 3 razões primárias que podem estar associadas à perda da motivação:

  1. Falta de confiança – Quando não se acredita que se é capaz de atingir o sucesso então provavelmente a pessoa nunca vai tentar. Não existe motivação quando não se acredita que é possível atingir os objetivos.
  2. Falta de focalização – Quando uma pessoa não sabe o que quer ou se realmente quer alguma coisa, também não pode existir motivação, porque pura e simplesmente não se sabe pelo qual se está a lutar.
  3. Falta de direção – Quando a pessoa não sabe o que fazer ou como o fazer.

Estes são sem dúvida as maiores razões pelas quais perdemos motivação e como podem perceber estas estão totalmente ligadas a nós próprios e ao nosso modo de pensar. O que vamos ver ao longo deste artigo é formas de resolver estes 3 problemas.

Como ganhar confiança

Como vimos o primeiro destruidor da motivação é a falta de confiança. No meu caso pessoal isso acontece quando me foco demasiado naquilo que quero e me esqueço daquilo que já tenho. Quando apenas se pensa naquilo que se quer a mente tende a criar explicações porque razão ainda não o conseguimos obter. Como é óbvio isto irá criar pensamentos negativos de todo o tipo. A pessoa começa a invejar os seus competidores e começa a criar desculpas que explicam o porque de não conseguir atingir o sucesso. Numa situação assim a pessoa tende sempre a causar uma má impressão e a assumir o pior dos outros e a perder assim a sua confiança.

A chave para se livrar deste padrão de pensamento é obviamente pensar nas coisas de modo positivo. Preocupe-se a pensar nas coisas positivas da sua vida fazendo uma lista mental das suas capacidades, dos sucessos do passado e das vantagens das quais beneficia no presente. Nós tendemos sempre a ter as nossas capacidades como certezas e duvidamos sempre de nós quando falhamos. Quando se faz um esforço para perceber as nossas pequenas conquistas, por vezes é possível entender aquilo que já foi feito e conquistado. Ao perceber aquilo que tem é possível que consiga ganhar a confiança necessária para se motivar e trabalhar no seu sucesso recente.

Pode parecer estranho que ao repetir coisas que já se conheçam se possa melhorar o nosso pensamento, mas na verdade é que resulta muito bem. A nossa mente distorce a realidade para confirmar aquilo em que se quer acreditar, por isso, quanto mais negativo se pensar, mais exemplos a nossa mente irá descobrir para confirmar esse pensamento. Quando se acredita que se está talhado para o sucesso, então a nossa mente trabalhará para nos mostrar os caminhos para o atingir.

Resolver a falta de focalização

A segunda razão porque perdemos motivação é a falta de focalização. Quantas vezes nos focamos em algo que não queremos, em vez de nos concentrarmos num objetivo concreto? Geralmente associamos o pensamento aos nossos medos, “tenho medo de ser pobre“; “tenho medo de não ser respeitado“; “tenho medo de estar sozinho“. O problema é que o medo não traz motivação a ninguém, causa apenas um esvaziar da motivação.

Para evitar que isso aconteça o primeiro passo é focar a sua energia num objetivo bem definido. Ao definir um objetivo, estará também a definir um grupo de ações. Se tem medo de ficar pobre, crie um plano que possa aumentar o seu rendimento, o que pode passar por regressar à escola para aumentar a sua graduação, conseguir um trabalho com uma remuneração maior ou até investir num projeto online. A chave é partir do desejo para concretizar a ação. Ao focar-se num objetivo positivo e não no seu medo, estará a por o seu cérebro a trabalhar. Em vez de ficar a preocupar-se e na ansiedade para saber como será o seu futuro, começará a fazer algo por ele. Quando souber o que quer poderá começar a fazer algo sobre isso.

Desenvolver uma direção

A final peça do puzzle da motivação é definir uma direção. Se a focalização significa ter um objetivo definido a direção é ter um plano diário para o conseguir. Uma falta de direção mata a motivação porqeu não tendo um próximo plano de ação, acabamos por ficar parados e o objetivo torna-se impossível de atingir. A chave para encontrar uma direção é identificar as atividades que poderão conduzir ao sucesso. Para cada conquista existem atividades para as quais devemos prestar atenção e outras nem tanto. Faça uma lista de todas as atividades e organize-as em termos de resultados.

No exemplo de um blogger a lista de atividades deveria ser algo como isto:

  1. Escrever Conteúdo;
  2. Procurar temas interessantes;
  3. Relacionar-se com outros bloggers;
  4. Optimizar o design e o posicionamento da publicidade;
  5. Responder a comentários e a emails;
  6. Ler outros blogs.

Manter-se focado nestas atividades ligará a sua energia ao sucesso. Sem tarefas definidas é fácil passar o dia inteiro perdido em outras atividades, sejam elas apenas navegar na internet ou passar o dia inteiro no facebook.

Lembre-se também de criar sempre objetivos a curto e a longo prazo. Como é óbvio terá alturas de baixa energia, má sorte e talvez até algum fracasso. Se não conseguir disciplinar a sua mente, essas pequenas quedas poderão transformar-se num futuro buraco. Se conseguir superar estes 3 problemas da motivação conseguirá investir na auto-motivação e conseguir guiar-se assim no caminho do sucesso.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

4
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Jose da Cunha do AmaralsentimentocalmoElias Recent comment authors

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

newest oldest most voted
Jose da Cunha do Amaral
Visitante
Jose da Cunha do Amaral

So tenho a dizer muito obrigado pelas abordagens, conseguem focar no essencial e de forma que a acho bastante criativa e motivadora.

Elias
Visitante
Elias

Muito obrigado por essa postagem.
Já começarei a traçar planos para alcançar meus objetivos e assim
me manter diariamente motivado ^^