Hora certa de dar mais liberdade aos filhos

Todos os pais enfrentam esta questão mais cedo ou mais tarde: será que os meus filhos são crianças responsáveis para saírem sozinhas com os seus amigos? O nosso primeiro conselho é que deve tentar lidar com isso e não entrar em confronto direto com eles. Muitas das vezes, vai buscar à escola o seu filho e mal chega a casa ou ainda mesmo ao carro, as primeiras palavras dele são “Mãe, vai haver uma festa do pijama na casa da Joana (ao). Posso ir?” Então, fica a pensar em que dizer e às vezes não refletem na hora de tomar a decisão.

Esta questão é a mais comum na adolescência entre os 12 e os 15 anos, mas cada vez mais esta questão surge mais cedo. Já existem crianças de 7 ou 8 anos a fazerem este tipo de programas com os seus amigos e alguns pais a alinhar. Além disso, cada vez mais existem crianças a quererem ir ao cinema com os amigos sem qualquer pai, pois sentem vergonha de ser vistos com os pais. Acha normal isto? Pois não é nada normal, mas não pode pensar nos seus tempos, mas refletir bem e ver se o seu filho(a) estará preparado para enfrentar estes novos desafios da sua vida sozinho. Para saber como lidar com esta situação, deixamos-lhe algumas dicas.

dar mais liberdade aos filhos

Qual o comportamento certo que a criança ou adolescente deverá ter para deixar bem claro que está na altura certa de ter a sua própria liberdade?

As crianças têm algumas atitudes que o podem ajudar a decidir qual o momento certo para deixar que ele tenha mais liberdade. Uma dessas atitudes é o interesse que ele pode demonstrar em realizar determinadas coisas sozinho. Todas as crianças ou adolescentes passam pela fase em que os amigos são mais importantes que os pais ou digamos melhores conselheiros e por isso é normal quererem estar com eles, pois eles precisam de conviver para crescerem. Um outro ponto é quando eles começam a questionar porque razão não podem ir sozinhos a qualquer lado, pois eles tendem a querer a sua própria privacidade e não querem que os pais os estejam sempre a vigiar.

Quando é a hora certa de deixar os seus filhos irem no autocarro sozinhos?

Muitos dos pais levam os seus filhos à escola de manhã e ao fim do dia vão buscá-los. Mas, um dia os seus filhos irão questioná-lo quando é que podem ir no autocarro sozinhos como um ou outro colega faz. Essa questão é natural, eles querem começar ter a sua liberdade. Então antes de lhes dar toda a liberdade, deve começar por ir com ele de autocarro, de modo a que ele aprenda como funciona todo o percurso, desde estar há espera como também a saída à porta da escola, da mesma forma que fez quando o ensinou a atravessar a rua ou mesmo a ter cuidado com o seu material escolar. Pode ainda pedir a um rapaz mais velho que possa ensinar-lhe o percurso ou ver se ele chega bem para se sentir descansado.

Como dar liberdade aos filhos?

Muitos pais não querem dar liberdade aos seus filhos, porque eles amam-nos e têm medo de os perder. Mas não pode ser assim. Devem dar liberdade aos seus filhos de uma forma controlada, de modo a que eles se sintam confortáveis. O que vai acontecer é que eles vão crescer com responsabilidade e construir a sua personalidade. Não tente tudo de uma vez como é óbvio, vá aumentado a liberdade de modo gradual e também mediante como ele se porta em casa e na escola. Se ele realmente merecer porque não o premiar?

O que pode acontecer se fizer com que os seus filhos passem a adolescência em casa sem liberdade?

Um dos principais culpados dos adultos não serem seguros de si próprios é a falta de liberdade. As crianças que têm uma adolescência fechada crescem com medo, não têm capacidade de se defenderem de certas pessoas, nem de lidar com frustrações que a própria vida oferece. Estas crianças vivem dentro de um balão onde não se confrontam com dificuldades e quando o balão rebenta, eles vão diretos ao chão e caem no abismo, pois não vão ter capacidades suficientes para enfrentarem as dificuldades. Lembre-se disso quando educar os seus filhos.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.