Guia completo para ser feliz

Toda e qualquer pessoa tem como objetivo de vida ser feliz. Ser feliz e procurar a felicidade faz parte da nossa condição humana e todos sabemos que ninguém poderá ter uma vida satisfatória se viver constantemente na infelicidade e já falamos aqui antes de como superar a tristeza. Pessoas diferentes procuram também a felicidade em locais diferentes, sendo que a felicidade para uma pessoa pode significar algo e para outra, uma coisa completamente distinta. Mas felicidade na sua definição universal como “o estado de uma pessoa feliz, uma sensação de bem estar e contentamento” é universal para todos e algo que todos nós procuramos obter de uma forma ou de outra.

Para ajudar cada um de vocês na vossa busca pela felicidade o Sentimento Calmo decidiu pensar, refletir e trazer-vos excelentes dicas para ser feliz. A reflexão em conjunto é de todo importante e como disse anteriormente nem tudo o que faz feliz uma pessoa fará outra. Todos procuramos a felicidade em locais diferentes, porque coisas diferentes nos conduzem à felicidade. Mesmo assim aqui ficam umas dicas que poderão ser úteis na vossa busca pela felicidade.

ser feliz

Dicas para ser feliz no dia a dia

Descubram o que vos faz feliz – Ninguém conseguirá ser feliz se não souber ou pelo menos tiver uma mínima ideia do que o/a faz feliz, certo? É claro que ninguém consegue dizer com certeza absoluta aquilo que lhes traz felicidade, mas todas as pessoas são capazes de ter pelo menos uma ideia. Para conseguir ser feliz primeiro comece por perceber quais os motivos da sua felicidade e parta deles para a conseguir. Conheça também o poder do sorriso e como o usar adequadamente.

Tenha uma lista de objetivos – É importante que consiga fazer uma lista de objetivos para a sua vida, desde os mais pequenos e simples até aos mais ambiciosos. Ter uma lista de objetivos ajudará a que se mantenha empenhada naquilo que deseja e ciente dos seus objetivos e do quanto terá de lutar por eles. Sempre que pensar que não tem nada para fazer nesta vida ou porque razão nasceu, olhe essa lista e lembre-se que ainda tem muito para fazer e conquistar!

Rodei-se de pessoas felizes – Se procura a felicidade é importante que se rodei-e de pessoas felizes e com vontade de viver a vida. Se sair apenas com pessoas tristes e sem objetivos na vida, acabará por ficar apenas como eles e esquecer também os seus. Junte-se com pessoas empenhadas e que realmente lutam para fazer algo nesta vida. Isso trazer-lhe-á uma maior motivação e também uma nova chama à sua vida.

Faça o bem para receber o bem – Para quem acredita no Karma este ponto é essencial. Para receber algo bom também devem dar algo de bom às outras pessoas, isto é seguindo a ideia de que recebemos aquilo que damos, mesmo isso não acontecendo em todas as ocasiões. Mesmo assim se fizer o bem irá sentir-se melhor consigo própria e consequentemente melhor com os outros.

Perceba porque as coisas correm mal – Não veja os problemas como um caso isolado, aprenda a conseguir ver as coisas no seu todo e não apenas em partes separadas sem relação. Se conseguir respirar fundo e estudar o problema tornar-se-á muito mais fácil de o resolver. Primeiro tente perceber o porque, depois perceba como o resolver. Só assim poderá viver uma vida calma com o objetivo da felicidade.

Perca tempo a pensar no que a faz feliz – Lembra-se daqueles bons momentos que passou com aquela amiga, ou com o tal namorado? Volte a relembrar esses momentos na sua cabeça e perca um pouco de tempo do seu dia a pensar nisso, sobretudo quando estiver mais triste. Fará maravilhas por si.

Tire tempo para si – Você precisa de tempo a sós para sair com as suas amigas, para se empenhar nos seus hobbies e descobrir uns tantos novos. Sobretudo precisa de tempo para si para usar da forma que lhe apetecer e nas coisas que realmente a fazem feliz. Mantenha-se ocupada e certamente se irá sentir bem.

Cuide de si e da sua saúde – Cuidar de si e da sua saúde é essencial para o seu bem estar e também na busca pela felicidade. Se não se sentir bem com a sua aparência é normal que não consiga sentir-se bem com as outras pessoas e isso reflete-se na sua felicidade. Confira as nossas dicas de moda e ganhe mais confiança em si. Para além disso trate da sua saúde porque é essencial que se sinta bem para se manter forte ao ponto de conquistar os seus objetivos.

Mentalize-se que merece ser feliz – A razão pela qual muitas pessoas não conseguem ser felizes é porque não se mentalizam que merecem ser felizes. Existem pessoas pessimistas por natureza e também um pouco masoquistas ao ponto de acharem que merecem toda a tristeza que vivem no seu dia à dia. Se não se mentalizar que merece ser feliz, também nunca o será.

Mantenha-se otimista – É importante que se mantenha otimista para que a sua vida possa correr da melhor forma. A atitude positiva é predominante para um estilo de vida mais saudável, com ânimo e consequentemente, felicidade. Aproveite o melhor da vida e faça dos bons acontecimentos um exemplo, verá que a sua vida irá mudar.

Aproveite mais do menos – Aproveite as pequenas coisas da vida e não procure a felicidade apenas nas coisas grandes da vida e nas grande conquistas. Festeje qualquer vitória, porque só isso lhe dará forças para continuar a lutar e conseguir conquistar coisas ainda maiores na sua vida e que lhe possam trazer ainda mais felicidade. Festeje cada vitória.

Cozinhe! – Fazer pequenas tarefas domésticas como cozinhar pode ser extremamente produtivo e benéfico para o seu bem-estar. Experimente a cozinhar o seu almoço ou o almoço para toda a família  Faça com que se sinta útil e retire de todas as experiências o seu melhor!

Foque-se no que realmente importa – Não se foque nas coisas que não têm relevância na sua vida porque isso pode atrapalhar na sua felicidade. Foque-se no que realmente é importante e merece a sua atenção e só assim conseguirá criar prioridades na sua vida.

ser feliz no trabalho

Achamos também importante acrescentar nesta aventura de descoberta pela felicidade umas dicas de como ser feliz no trabalho. Grande parte do nosso tempo, pelo menos para quem trabalha é passado no trabalho, razão pela qual é necessário explorar também as formas de ser feliz no trabalho para conseguir uma maior harmonia e também que se sinta melhor e mais senhora de si a cada dia que passa. Aqui ficam algumas dicas:

Mantenha os seus problemas pessoais na esfera pessoal – O problemas pessoais devem ficar de fora do ambiente no trabalho. Não deixe com que esses mesmos problemas influenciem a sua vida em todos os aspetos. Comece por desvalorizar o dito problema ou tentar encontrar uma solução ou ponto de equilibro para a sua resolução. Não misture trabalho com vida pessoal pois fará com que não consiga aproveitar os momentos de trabalho, sendo infeliz e menos produtiva.

Tenha amigos para confiar no trabalho – É importante que consiga criar amizades no seu trabalho e mais importante ainda que consiga ter um grupo de amigos em quem possa confiar e também desabafar. Para além disso é também importante que esse grupo seja capaz de a ajudar a motivar-se e a ganhar força para enfrentar várias situações menos boas que o seu trabalho pode causar.

Coma bem e beba bastante água – A boa alimentação é muito importante para quem deseja ser feliz. A energia que gastamos ao longo do dia provém dos alimentos que comemos e por esse mesmo motivo é importantíssimo que se mantenha bem alimentada e bebe muita água, só assim sentirá a força necessária para encarar o dia de trabalho como um dia feliz.

Mantenha-se organizada – Se não conseguir manter-se organizada o seu trabalho vai parecer cada vez mais e vai parecer que nunca mais terá fim. Isso por certo não será bom para si e poderá abalar tanto a sua energia como a sua motivação. Organize-se e organize o seu trabalho, só assim poderá fazer algo satisfatório sem abalar a sua felicidade.

Não crie conflitos ou saiba evitá-los – Manter a paz no local de trabalho é importante para que haja bem-estar. Para começar deverá evitar conflitos e ajudar no possível para que a paz se instale no local onde trabalha. Faça questão de conhecer todos os seus colegas e manter uma relação saudável com todos. Mostre-se positiva e bem disposta, verá que servirá de exemplo para todos os outros colegas de trabalho.

Todas estas dicas poderão ser preciosas se procura ser feliz e se procura encontrar a felicidade. Perceba o que realmente a poderá fazer feliz e o que necessita fazer ou ter para que isso aconteça. Nunca desista visto que sem trabalho nada se consegue. Acredite em si e abra hoje mesmo as portas para a felicidade!

Deixe um comentário

7 Comentários em "Guia completo para ser feliz"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Renato Goncalves
Visitante

Tens toda a razao.. Se n resolvemos as coisas pequenas como nos podemos sentir a 100% pra lutar pelas grandes? Acho que muita gente cai nesse erro..

Marta Sousa Freitas
Visitante

Muito bom. As pequenas coisas dependem de nós. Se não conseguirmos cuidar dessas coisas poderão tornar-se numa bola de neve e depois numa avalanche descontrolada. Mas nem sempre é fácil manter o controlo de tudo em simultâneo.
São vários exercícios diários, contra maus instintos, más perspectivas, más atitudes, maus impulsos…mas também ninguém disse que nasciamos ensinados e que a vida se apresentaria de forma fácil

wpDiscuz