Como fortalecer uma relação amorosa

As pessoas dão bastante importância ao amor e bastante valor às relações. Com o tempo e apesar de toda a paixão e amor que possa existir na relação todas elas sofrem de altos e baixos e apresentam momentos mais “mortos”. Para se ter uma relação saudável é necessário que ambas as partes da relação estejam dispostas a fazer sacrifícios e a trabalharem para o bem da relação. É natural ver casais à procura de formas de fortalecer uma relação amorosa, sobretudo quando esta já dura há alguns anos. No fundo estes casais não deixaram de amar ou amam menos, apenas se esqueceram de como faziam as coisas no início da relação e deixaram a mesma cair na monotonia.

Todas as relações precisam ser cuidadas e é necessário que a pessoa saiba como o fazer. Se pretende fortalecer a sua relação deverá começar pela base, pelo respeito, pela confiança e ir progredindo até chegar ao topo. A viagem é longa mas os resultados poderão ser surpreendentes.

fortalecer uma relação amorosa

Começar pela base

Para conseguir fortalecer a sua relação e garantir que esta não desmorona novamente você terá de começar por fortalecer a base da mesma. Para começar é essencial que confie no seu parceiro ou parceira. A confiança é uma base bastante importante numa relação, perceba como criar confiança no amor. Ninguém consegue viver por muito tempo, pelo menos de forma saudável, numa relação onde existe a desconfiança e o medo da traição. Simplesmente não é possível, muito menos saudável. Aliado à confiança deverá existir também o respeito e a compreensão. Deve sempre respeitar a outra pessoa mesmo que não concordem em tudo porque é impossível que aconteça. É também necessário que cada um de vós consiga fazer um esforço para compreender o outro. Por vezes é mesmo tudo uma questão de compreensão. Por último não poderão nunca esquecer a importância da comunicação numa relação, porque é a comunicar que os problemas se resolvem, que o casal se entende e que poderá discutir ideias que melhorará a vida do casal.

Perceber se existe algo errado

Para melhorar a sua relação e para a fortalecer primeiro é necessário perceber se esta tem algum problema. Como se resolve um problema? Primeiro é preciso identificar o mesmo e depois pensar em formas possíveis de o resolver. Nunca pode esperar resolver um problema se não souber com que problema está a lidar ao certo. Existe falta de atenção na sua relação? Falta de espaço? Falta de tempo a dois? Será que existe algo na sua relação que a esteja a enfraquecer e que seja responsável por um certo apagar da chama? Estas são perguntas que deverá fazer a si próprio para perceber se existe algo que poderá mudar. Identificado o problema lembre-se de comunicar com o(a) parceiro(a) para procurarem possíveis soluções.

Não descurar o essencial

Por vezes a relação perde força porque o casal descura do essencial, tão simples quanto isso. Quando falo do essencial falo obviamente do amor, do carinho, do dizer “amo-te”, do mostrar afeto, tudo aquilo que é essencial numa relação. Muitas pessoas com o tempo acabam por tomar a outra pessoa como certa, como um bem adquirido mas uma relação é ou deveria ser totalmente o contrário. É natural que se você for todo romântico no início da relação e uma pessoa que dá o máximo e com o passar dos anos todo o romantismo desaparecer que possa existir um problema. A relação deve ser cuidada e não deve apenas dar o seu máximo numa fase inicial. Aliás, tenho quase a certeza que é numa fase mais adiantada da relação que deverá dar o seu tudo para que esta não perca força. Não esqueça os básico. O “amo-te”, o “como correu o dia?” e todas aquelas coisas que parecem insignificantes mas que no final fazem toda a diferença.

Saiba surpreender

A maioria das relações caem na monotonia porque você ou a outra pessoa se conformaram e deixaram de surpreender. Nenhuma relação poderá ser saudável se fizerem a mesma coisa todos os dias. É necessário variar, ir mais à frente e experimentar coisas novas. O grande problema da maioria das relações é que com tempo caem na monotonia. É quase inevitável. É preciso manter-se sempre criativo para conseguir fazer coisas diferentes ao longo dos anos. Não apenas é essencial fazer coisas diferentes como deverá ser também capaz de surpreender. Conheça o nosso guia completo para surpreender a namorada e comece hoje mesmo a surpreender. A nossa categoria de ideias românticas poderá também ser uma excelente ajuda.

Aprendam com os erros

Todos nós erramos mas nem todas as pessoas aprendem com os seus erros. Se já cometeu erros no seu passado garanta que não os comete também no presente e na sua relação atual. A vida ensina-nos muitas coisas, mas nem sempre estamos dispostos a aprender. Enquanto casal também cometemos muitos erros, ninguém é santo e embora muitos erros sejam quase insignificantes deverão ser encarados como uma lição de vida e deverá aprender com isso. Reflita sobre os seus erros e tente a cada dia melhorar e não cair no mesmo erro. Lembre-se que os erros e a superação dos mesmos também poderá ser uma boa forma de fortalecer uma relação.

Espero que todas estas dicas sejam úteis e que tenham percebido que não existe grande teoria no que toca a fortalecer uma relação. No fundo é tudo bastante simples mas complica na prática. Manter uma relação é uma luta diária. O importante é garantir que no final tudo valha a pena.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como fortalecer uma relação amorosa"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Anónimo
Visitante

Eu gostaria muito de fortalecer uma amizade onde existe um interesse amoroso sem julgamentos. Mas a pessoa marca e depois não fala nada sobre o assunto. Como eu faço pra convencê-la à conversar comigo pessoalmente sobre coisas do passado ainda desconhecido?

wpDiscuz