Escolha bons amigos e triunfe na vida

Acho que todas as pessoas já devem ter ouvido a expressão “Juntas-te aos maus acabas como eles“. Ao longo da minha juventude ouvi esta expressão várias vezes e com o tempo fui constatando que é efetivamente verdade. Não é verdade de todo porque existem pessoas que possuem um maior auto controlo que as outras, mas em alguns casos arrisco-me a dizer na maioria isso acontece.

Os amigos devem estar presentes nos bons momentos mas sobretudo nos momentos maus em que precisamos de mais apoio e de um “ombro amigo” que nos ampare. Se repararem é fácil fazerem amigos quando estão felizes e a vida vos corre bem, mas se pelo contrário estiverem tristes ou a precisar de ajuda as coisas tornam-se bem mais complicadas. Mas tudo se trata da forma como escolhemos os nossos amigos, nem sempre é fácil escolher bons amigos e por vezes erramos até conseguir encontrar os certos, mas tudo faz parte da vida. E nem sempre sabemos como ser um melhor amigo.

escolher bons amigos

Escolher um bom amigo é importante por isso aqui ficam umas dicas que devem ter em conta nessa seleção:

Pessoas com pensamentos semelhantes e pontos de vista – Em todas as relações sejam de amor ou amizade temos tendência de escolher as pessoas e gostar mais das pessoas que partilhem dos nossos gostos. São pessoas mais compatíveis connosco. Há quem diga que “os apostos se atraem” e pode até ser verdade na fase inicial de uma relação seja ela amorosa ou de amizade, mas com o passar do tempo esses opostos vão-se agravar e deixam de ser uma forma das pessoas se aproximarem para o agravar de uma separação. Acabam por se criar fossos demasiado grandes entre as pessoas.

Se por outro lado a pessoa for semelhante a nós e gostas das mesmas coisas que nós gostamos será uma forma de nos aproximar-mos dessa mesma pessoa e estabelecer uma relação mais intensa. Também os pensamentos e perspetivas de futuro são importantes. Se o seu amigo tiver uma ideia completamente errada do que fazer no futuro e se você não concordar com a mesma provavelmente a amizade não irá durar muito tempo.

Pessoas que são lutadoras – Existem pessoas que nunca irão lutar por nada na vida, muito menos têm objetivos para cumprir. Vivem por viver e acabam por fazer muitos erros e muitos não os usam para aprender. Existem muitas pessoas assim e embora possam ser bons amigos ou amigas são pessoas que nunca vão evoluir para além disso e por certo o ambiente que os atrai não será o ambiente que deseja para a sua vida.

O que você precisa para a sua vida são pessoas lutadoras. Pessoas capazes de aprender com os seus erros, porque toda a gente erra, e transformar esses mesmo erros em vitórias. A vida coloca-nos muitos obstáculos e só sendo fortes é que conseguimos vence-los. Se estivermos rodeados de pessoas que conseguiram lutar nesta vida e ter sucesso por certo iremos aprender várias coisas com estas mesmas pessoas e conseguir de forma mais fácil triunfar também! O importante é acreditar-mos em nós próprios e aprender com os nossos erros para no futuro não cairmos nos mesmos problemas.

Pessoas com atitude positiva – Pensamentos positivos trazem acontecimentos positivos. Também as pessoas com atitudes positivas irão ter mais sucesso do que as que vivem constantemente tomando atitudes negativas e por vezes até destrutivas. A atitude positiva bem como o pensamento positivo são cruciais para obter o sucesso, por isso torna-se importante se dar com pessoas que possuem estas características.

Pessoas inteligentes – Ninguém gosta de se dar com burros. Com pessoas sem nada na cabeça que estão constantemente a cometer erros e a fazer coisas que não deveriam ser feitas. Até pode ser engraçado no início mas irá acabar por cansar e por não ser nada lucrativo para si. Escolha antes estar com pessoas inteligentes. Pessoas que possam lhe ensinar algo de novo para a sua vida e que tenham objetivos que as façam lutar para cada dia ser melhor naquilo que gostam. Só com pessoas assim poderá atingir o sucesso.

Tudo isto é importante na escolha dos amigos e para que evite conflitos com os seus amigos.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
2 anos atrás

Meus amigos que achava ser meus amigos por décadas me mostraram não ser amigos , ainda que nunca pedi dinheiro a eles , aí vem os irmãos que por serem irmão é até mais que um amigo , engano meu , não acredite nem em um grande amor que r pode ser seu maior amigo , diante de tudo isso vivido , venho a acreditar que é melhor não ter amigos …

António José Canaveira Encarnação

É bem verdade…

Isabel Gregório
7 anos atrás

`bem verdade, só sabemos quem são os verdadeiros amigos numa situação de aflição . Por vezes ficamos surpreendidos por aquele que achamos que é nosso amigo verdadeiro foge e aquele que menos esperavamos aparece para nos proteger e nos amparar . A mim aconteceu-me recentemente.

Priscilla de la Fleuret
8 anos atrás

Ótimas dicas.
Só sabemos quais pessoas são realmente amigas depois de uma fase difícil, os que ficarem são os amigos, os que virarem as costas são os interesseiros e afins. 
Por isso sempre fui de ter poucos amigos, como diz o ditado: antes só que mal acompanhado.