Dicas para aumentar a sua autoestima

É um dos maiores problemas e ao contrário do que se fala atinge tanto homens como mulheres. A baixa autoestima pode ser resultado de uma série de outros problemas mas que pode ser contornada e cultivada para que possa aumentar a sua autoestima e sentir-se bem consigo mesma. O amor próprio é composto por uma construção de ideais e de ações que fazem com que se torne mais confiante e que se sinta melhor no seu dia a dia.

Com o artigo de hoje vamos dar a conhecer algumas dicas para melhorar a sua autoestima e como conseguir aumentar esse sentimento de amor próprio de forma simples e eficaz.

Como aumentar a minha autoestima?

Para aumentar a sua autoestima é preciso compreender as causas que a levam a ter falta de amor próprio, só dessa forma pode ser consciente do seu problema e começar a tomar a atitude correta para mudar.

  • Críticas e autocríticas – As críticas que nos fazem são um dos grandes motivos da nossa baixa autoestima, mas não são o único motivo. A crítica a si mesma constitui um motivo ainda maior para que se sinta mal consigo pois mostra uma grande necessidade de aprovação e o sentimento de que não é boa o suficiente.
  • Sentimentos de culpa – Sabe quando alguém faz algo de errado mas é você quem acaba por sentir a culpa dessa situação? Pois, isso é completamente errado e vai destruir a sua autoestima em pouquíssimo tempo. Não deixe que ninguém faça com que se sinta culpada por algo que não fez e acima de tudo, não se culpe a si mesma se não é de todo responsável pela situação.
  • Rejeição e carência afetiva – A rejeição por terceiros faz com que nos sintamos inseguros, levando a uma baixa da autoestima. A falta de afeto também pode levar a que se sinta inferior. Não deixe que terceiros interfiram no seu bem estar e rodeie-se dos que mais gostam de si nestes momentos de carência.
  • Frustração e vergonha – Quando algo não corre bem e sente vergonha da situação é também um fator de risco para quem tem problemas de autoestima. A vergonha também vai ser um impedimento para que se sinta bem consigo mesma.
  • Inveja do outro – Este ponto é um dos mais importantes. Quem nunca comparou algo com outra pessoa e se sentiu inferior porque o da outra pessoa é melhor, maior, mais bonito? Pois é esse é um dos principais motivos pelos quais a sua autoestima está em baixo e é um dos que deve corrigir com maior rapidez.
  • O poder do medo – O medo tem a capacidade de não nos permitir avançar nem tomar qualquer decisão sem o consentimento de outra pessoa. Faz também com que não consigamos experimentar algo novo, mudar ou arriscar.
  • Raiva – Este é um sentimento que simplesmente não traz nada de bom. É de evitar pois para além de destruir relações pessoais vai também destruir o seu amor próprio.

Dicas para aumentar a autoestima

  • Conheça-se a si mesma – É o primeiro passo para que possa recuperar o amor próprio. É importante que conheça o melhor e o pior de si, quais são os seus pontos fracos mas acima de tudo quais os seus pontos fortes, para que os possa trabalhar da melhor forma e fazer com que estes pontos fortes se sobreponham aos pontos fracos. Tire tempo para si e conheça-se, depois pode começar a trabalhar nos seguintes pontos.
  • Mantenha-se em forma – É importante que se sinta bem consigo mesma e com o facto de indicarmos para se manter em forma não queremos dar a entender que tenha o corpo perfeito e que seja orientada por um padrão de beleza em concreto. Manter-se em forma é muito mais do que um processo físico. O exercício faz parte mas acima de tudo cultive o seu psicológico!
  • Qualidades acima dos defeitos – Depois de se conhecer melhor consegue ter uma maior consciência das suas qualidades e defeitos, o que é muito benéfico. Encontre formas de corrigir o defeitos e faça com que as suas qualidades sobressaiam, afinal são o que mais importa sobre si!
  • O passado e a suas lições – Se o passado lhe trouxe algumas amarguras há que aprender com essa lição. Saiba que uma má experiência e um má decisão ajudam sempre a saber o que não escolher no futuro. Em vez de se martirizar com as más escolhas do passado aprenda com elas e faça com que o seu futuro seja melhor. Encare esses momentos como uma aprendizagem e acima de tudo como algo que já passou, não se prenda a esses momentos.
  • Cuide de si – Este é um dos pontos chave. Cuidar de si fará com que a sua autoestima aumente. O cuidado vai desde o físico ao psicológico. Tire tempo para si, cuide do seu corpo, vá ao médico se for preciso, ao psicólogo, cuide da sua pele, toque-a e conheça-se em cada canto do seu corpo. Estude sobre autoestima, informe-se sobre como a melhorar, passo a passo irá construir um amor como nunca teve por si mesma!
  • Confie – Confiar é um dos passos mais importantes para melhorar a autoestima. Siga o seu instinto e faça o que achar que é melhor para a sua vida, sem opiniões de terceiros. Se alguém não concordar, não se deixe influenciar, faça o que é melhor para si e o que acredita ser o bem. O resto virá depois!
  • Cultive o que a faz feliz – O físico e o psicológico são importantes mas para que possa aproveitar-se da melhor forma, conceda-se a pequenos luxos, que por vezes nem implicam o gasto de dinheiro. Leia um livro, passeie sozinha, saia para conhecer pessoas novas, viaje, compre roupas novas, ofereça-se um presente. Acima de tudo, cultive o que a faz feliz e faça-o, sem medos! É o melhor para si e só você importa!

Estas são apenas algumas dicas que poderão ajudar a aumentar a sua autoestima e fazer com que se sinta melhor consigo mesma e com o que a rodeia. Tem alguma dica para partilhar connosco? Deixe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.