Dilema: Devolver o presente, sim ou não?

Depois do natal e depois das prendas surge quase sempre um dilema: devolver um presente que o nosso namorado(a) nos oferece, será certo ou errado? Ninguém é obrigado a usar algo que não gosta certo? Mas será que a outra pessoa não se sentirá magoada por devolver o presente? Embora seja uma situação complicado, não é de todo impossível de lidar e fazer com que as duas partes saiam beneficiadas sem ninguém se magoar, ou sem dar a ideia de “mal agradecida(o)”.

Situações como estas acontecem tanto no natal como nos aniversários. Ninguém tem culpa. Por um lado a pessoa que compra não tem de saber necessariamente se você vai gostar da prenda ou em caso de ser roupa, se esta é ou não a sua cara. Por outro lado quem recebe, também não é obrigado a gostar e a ter de usar algo que não lhe diz nada. Por isso é uma faca de dois bicos. Vamos então debruçar-nos no assunto.

devolver o presente

O que foi que lhe deram?

É muito mau ou apenas mais ou menos? É algo que pode manter guardado no armário ou algo maior e mais caro em que a outra pessoa espera que você use no seu dia a dia? Se for algo que você realmente não suporta ou simplesmente diga “eu não vou usar isto” ou “não vou vestir isto”, então provavelmente deveria pensar em devolver o produto, enquanto o pode fazer e antes que seja tarde. A nossa opinião é que primeiro tem de responder a esta pergunta inicial, para perceber se é realmente mau ou se é apenas preconceito seu, depois disso só você sabe se parte para o segundo passo ou não.

Honestidade / Ferir os sentimentos

Se decidir devolver o produto que lhe é dado, tem poucas opções. Pode manter segredo e sempre que ele lhe perguntar mentir sobre isso (sem dúvida não a opção mais correta) ou manter produto e usar ocasionalmente quando for ter com ele(a) para agradar, o que poderá acontecer é que a pessoa comece a pensar que você realmente gostou do que lhe deu, o que poderá conduzir a que receba mais do mesmo no futuro. Por outro lado ainda e como outra opção pode ser sincera(o) e dizer-lhe o que realmente sente acerca do presente, a honestidade funciona quase sempre e se for sincera serão menores as probabilidades de ferir os sentimentos da outra pessoa. Não adianta criar mentiras de que é alérgica ao material ou que não gosta muito daquela cor, seja sincera(o) e tudo será mais fácil.

prendaPara a próxima dê pistas

Para evitar que uma situação destas se repita, existem algumas coisas que poderá tentar. Poderá ser direta e e dizer-lhe o que gostaria de receber ou por outro lado fazer uma lista de coisas que gostaria para o deixar escolher. Pode pura e simplesmente não pedir nada e dizer que quer apenas uma prenda não material ou ir deixando pistas à outra pessoa para que esta descubra, assim para a próxima vez já não acontecerá a mesma coisa.

Como podem ver não é assim tão dilema devolver o presente ou não. A sinceridade para nós é sem dúvida a palavra essencial para quem não quer magoar a outra pessoa, agora serão vocês a escolher o caminho. Boa sorte.

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz