Criar um maior amor próprio

Várias vezes se refere a noção de amor próprio e a sua importância na construção de uma maior auto-confiança e auto-estima. A confiança em nós próprios e nas nossas qualidades é indispensável para conseguir amar o próximo. O facto de não acreditar-mos em nós e nas nossas capacidades, desconhecendo assim o seu potencial, pode criar uma imagem negativa de cada um de nós e essa imagem irá transparecer naturalmente para as outras pessoas nas nossas relações do dia-a-dia.

criar maior amor próprio

Como criar um maior amor próprio

Valorizar as suas capacidades – conhecer as suas capacidades e aprender a dar-lhes valor, investindo naquilo que o(a) faça sentir bem e que lhe transmita a sensação de realização pessoal. A realização pessoal é algo muito importante porque irá contribuir para remover em nós o vazio que muitas vezes sentimos, a sensação que nos falta algo e que muitas vezes esquecemos que esse vazio é criado por nós mesmos, apenas porque não nos valorizar-mos o suficiente;

Crie uma imagem positiva de si – a imagem que criar de si é a imagem que irá transmitir às restantes pessoas. Se tiver uma imagem negativa de si, as outras pessoas podem ter a tendência de se afastar. Torna-se assim importante criar uma imagem de si que valorize as suas capacidades e que se apresente com um carácter positivo;

Apagar ou atenuar o negativismo – pensamentos negativos irão conduzir a atitudes negativas  e consequentemente irão criar-se mais pensamentos negativos e assim sucessivamente como um ciclo vicioso. Uma visão mais positiva do mundo, bem como de si próprio irá conduzir a uma imagem mais positiva da sua pessoa.

A ideia fundamental é que para amar o próximo primeiro deve amar-se a si próprio. Confiar em si. Acreditar que tem valor e por fim mostrar à outra pessoa isso mesmo. Só assim poderá investir com sucesso numa relação. Cada ser é único e tem valor partindo desse princípio. A juntar a isso todos nós temos capacidades e valores que nos definem e que partilha-mos nas nossas relações pessoais. Só temos uma vida e se viemos ao mundo foi por alguma razão por isso pensem nisso sempre que se sentirem em baixo, para ganharem novas forças para atingir o topo.

Deixe um comentário

5 Comentários em "Criar um maior amor próprio"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
vick
Visitante
Beleza pouco importa pra esse mundo, o importante è ser feliz, e ser verdadeiro. Ngm è feio ou feia nesse mundo, só precisa saber se arrumar, mas fica assim não, a vida è curta de mais pra viver triste por causa de beleza. Desejar ser outra pessoa è um desperdício da pessoa que você è, seja aquela pessoa que você quê ser tanto. Se ame mais, dê valor mais pra você mesmo , se aceite , tenha confiança em você mesmo!! Pode parecer difícil, mas tente, se olhe no espelho Eu SOU LINDO!! , faca poses no espelho, dance músicas… Read more »
leon
Visitante
Olá gente… Obrigado pelo belissimo texto… Mas infelizmente, nenhuma dessas dicas serviu pra mim… Sofro com a falta de auto estima e falta de amor próprio desde pequeno. Nunca encontrei razão para gostar de ser o que sou. Sempre quando vejo atores de filmes e galãs de cinema bonitões eu penso “como eu vou me contentar com a minha aparencia, sendo que tem gente assim, 1000 vezes mais bonitos do que eu…?!” Ficar tentando induzir um pensamento contrário a este é o mesmo que fugir da realidade…. É como ficar tentando se convencer de que 5 é maior que 10,… Read more »
Marta freitas
Visitante

Nao é muito fácil, quando o espelho começa em casa, e neste somos demasiado controlados e pouco valorizados. Mas é um trabalho que se faz. Infelizmente n ê de um dia para o outro.

wpDiscuz