Várias vezes se refere a noção de amor próprio e a sua importância na construção de uma maior auto-confiança e auto-estima. A confiança em nós próprios e nas nossas qualidades é indispensável para conseguir amar o próximo. O facto de não acreditar-mos em nós e nas nossas capacidades, desconhecendo assim o seu potencial, pode criar uma imagem negativa de cada um de nós e essa imagem irá transparecer naturalmente para as outras pessoas nas nossas relações do dia-a-dia.
Como criar um maior amor próprio
Valorizar as suas capacidades – conhecer as suas capacidades e aprender a dar-lhes valor, investindo naquilo que o(a) faça sentir bem e que lhe transmita a sensação de realização pessoal. A realização pessoal é algo muito importante porque irá contribuir para remover em nós o vazio que muitas vezes sentimos, a sensação que nos falta algo e que muitas vezes esquecemos que esse vazio é criado por nós mesmos, apenas porque não nos valorizar-mos o suficiente;
Crie uma imagem positiva de si – a imagem que criar de si é a imagem que irá transmitir às restantes pessoas. Se tiver uma imagem negativa de si, as outras pessoas podem ter a tendência de se afastar. Torna-se assim importante criar uma imagem de si que valorize as suas capacidades e que se apresente com um carácter positivo;
Apagar ou atenuar o negativismo – pensamentos negativos irão conduzir a atitudes negativas e consequentemente irão criar-se mais pensamentos negativos e assim sucessivamente como um ciclo vicioso. Uma visão mais positiva do mundo, bem como de si próprio irá conduzir a uma imagem mais positiva da sua pessoa.
A ideia fundamental é que para amar o próximo primeiro deve amar-se a si próprio. Confiar em si. Acreditar que tem valor e por fim mostrar à outra pessoa isso mesmo. Só assim poderá investir com sucesso numa relação. Cada ser é único e tem valor partindo desse princípio. A juntar a isso todos nós temos capacidades e valores que nos definem e que partilha-mos nas nossas relações pessoais. Só temos uma vida e se viemos ao mundo foi por alguma razão por isso pensem nisso sempre que se sentirem em baixo, para ganharem novas forças para atingir o topo.