Conheça os limites que qualquer relação deve ter!

Todas as relações precisão de limites, sejam elas de carácter amoroso ou não. Das relações familiares às íntimas, é de extrema importância que conheça os limites de cada pessoa e o que deve fazer para que não se ultrapassem, sejam da parte da outra pessoa e também de sua parte! São vários os momentos da sua vida em que terá pessoas que simplesmente ignoram esses limites e se colocam à sua frente, tentado tirar vantagem. A ideia é não só conhecer os limites, mas também saber formas de impedir que eles sejam ultrapassados por alguém que não tem boas intenções.

Com o artigo de hoje vamos dar alguns exemplos de limites que devem ser obrigatoriamente colocados em todo o tipo de relacionamentos: Da amizade ao amor, para que possa ter uma orientação e não deixar que a sua relação fique contaminada por atitudes tóxicas.

Veja ainda:
7 Tipos de homem tóxico que deve evitar na sua vida
Sinais de relacionamento abusivo que você acha “normais”
Conselhos amorosos que todos deviam receber

Quais os limites num relacionamento?

Seja que tipo de relacionamento for, todos eles têm que ter limites, seja com o amor da sua vida, com a sua mãe ou com aquele colega de trabalho. O tipo de relacionamento também vai fazer com que os limites sejam diferentes, por isso existem várias situações que devem ser ponderadas.

Atitudes que a afetem física e psicológicamente – Toda e qualquer atitude que afete de forma física ou psicológica, para além de poder ser uma atitude criminosa é um claro exemplo de onde os limites devem ser colocados. Na sua paz mental e no seu corpo manda apenas você e não deve deixar ninguém ter nenhum tipo de atitude que possa interferir com o seu bem-estar físico e psicológico.

Invasão do espaço pessoal – É igualmente importante que não deixe ninguém interferir no seu espaço pessoal. Cada pessoa é um mundo que tem as suas coisas, os seus gostos e claro, a sua bolha pessoal, que não deve ser interferida por ninguém. Todos nós temos o nosso tempo e o nosso espaço e ele deve ser respeitado!

Censura ou opressão – Quem nunca sentiu que não devia falar alguma coisa? É certo que não podemos sair falando o que nos sai da cabeça pois podemos acabar por ser nós a interferir na liberdade do outro. Mas se é algo que só a si lhe diz respeito, não deve deixar que alguém a tente calar ou oprimir, com objetivo de tirar vantagem do seu silêncio. Seja você mesma e nunca se cale quando é para falar!

Tentativa de manipulação – Existem pessoas que realmente conseguem manipular os sentimentos e as atitudes de outra pessoa, sem que ela mesma perceba que está sendo manipulada. Deve estar atenta aos sinais e perceber se alguém está direcionando a sua cabeça para um ponto para ajudar, ou na verdade só quer fazer com que você mude de opinião a favor dela.

Como fazer quando os meus limites são ultrapassados por outra pessoa?

Em primeiro lugar deve estar atenta aos sinais e ser rigorosa quando percebe que alguém está ultrapassando os limites. Fale sempre, nunca deixe para lá. Evite também culpabilizar-se, pois a pessoa que está ultrapassando os limites vai sempre tentar fazer com que seja você a que passa por louca. Os limites existem e são para ser colocados.

É igualmente importante que deixe bem claros os seus limites e o que não irá permitir na relação, conversando de forma descontraída e simples, até porque este não tem que ser um tema tabu nem um motivo para discussão, é simplesmente alto natural, todos nós temos os nossos limites. Deixe fluir a conversa quando esse assunto for oportuno e verá que a vossa relação irá desenvolver-se de forma mais saudável e feliz, para ambos.

Estas foram algumas dicas para quem quer colocar limites e saber quais são os mais importantes em todas as relações. Tem alguma dica que gostaria de deixar aos nossos leitores? Deixe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments