Conheça as 5 fases de um relacionamento e descubra qual a sua!

Que um relacionamento tem várias fases já todos nós sabemos, o que é necessário esclarecer é quais são essas fases e as características das mesmas. Segundo o psicólogo Jed Diamond existem 5 fases num relacionamento e a maioria dos casais não consegue ultrapassar a terceira fase, sendo ela o momento em que muitos decidem terminar a relação.

Com o artigo de hoje vamos conhecer detalhadamente estas 5 fases, analisar cada uma delas e perceber em que fase pode estar a sua relação.

As 5 fases de um relacionamento

1 – Paixão – Nesta primeira fase é possível reconhecer qualquer casal: é o típico relacionamento em que tudo é perfeito, existe um grande encantamento e ambos estão felizes, realizados e muito apaixonados. Apesar da falta de intimidade, ambos ainda não se conhecem a 100%, mas estão no bom caminho. É uma fase de descoberta e de conquista.

2 – Comprometimento – Esta é a fase em que o amor desmedido começa a ganhar alguma calma e tranquilidade. O casal continua a conhecer-se como um conjunto mas também de forma individual, compreendendo o papel de cada um dentro e fora da relação. É uma época em que começa a pensar-se no futuro, mesmo que a longo prazo.

3 – Desilusão – Esta é uma fase que pode demorar a surgir e geralmente é construída com pequenas ações que vão gerando o sentimento de desilusão acerca de todas as expectativas que forma criadas nos pontos anteriores. Segundo Jed Diamond esta é a fase que leva a maioria das pessoas a terminarem um relacionamento.

Veja também:
As 7 fases de um desgosto amoroso
Descubra quais os tipos de amor que existem
Estará realmente pronta para um relacionamento?

4 – A verdadeira face do amor – Após a superação dos problemas da fase anterior, nasce um sentimento de carinho e a necessidade de cultivar o amor para que ele cresça de forma saudável e feliz. Existe uma preocupação no bem estar de ambos, onde o casal de preocupa em amar-se a si próprio para que possam crescer e evoluir na vida a dois. É considerada a fase do amor real pois é o amor que é capaz de vencer adversidades e problemas.

5 – Transformação – A última destas fases trás a definição de amor com um conceito mais abrangente e com um maior sentido humano, levando ambos a desejarem conquistar uma relação saudável, sem preocupações e acima de tudo como um refugio, um porto de abrigo. Nesta fase o casal percebe que juntos são mais fortes e que podem transformar não só as suas vidas mas também o mundo num lugar melhor.

Identificou-se com alguma destas fases? Em qual destes momentos se encontra o seu relacionamento? Conte-nos tudo nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.