Como evitar a conformação

Todos nós de uma forma ou de outra procuramos lutar para atingir o topo e quando nos encontramos nele (para quem o atingir) sentimo-nos satisfeitos com as nossas conquistas, mas é importante contudo ter cuidado porque a conformação pode conduzir à extinção desta situação, sendo assim necessário aprender a evitar a conformação, para não cairmos na categoria dos falhados.

O sucesso é como uma montanha russa, cheia de altos e baixo e de voltas que ninguém estava à espera, mas enquanto uma volta na montanha russa pode ser divertida, no que toca a ter uma vida desta forma as coisas mudam um pouco de figura. O problema é que o sucesso é muitas vezes acompanhado pela conformação, esta é como um assassínio silencioso que vai destruindo uma pessoa aos poucos, mesmo sem esta o notar.

A conformação é muito destrutiva porque a pessoa torna-se imune à inovação e por isso tarda a perceber quando lhe surgem novas oportunidades, mesmo que estas estejam à frente do nariz. Não é preciso ser-se muito esperto para perceber que esta é a atitude que levará qualquer pessoa ao falhanço.

evitar a conformação

“A conformação é uma morte lenta que se dá quando paramos de fazer escolhas que mantenham a nossa vida viva. É o sentimento de entorpecimento que decorre de escolhermos o caminho mais fácil, nunca aceitando novos desafios e dia após dia a render-nos à mesma rotina. A conformação é um sentimento de quem parou de crescer e que apenas se preocupa em manter. Implica que tenhamos trocado a sensação de viver pela segurança do pagamento… conformação é deixar de ser”.

RICHARD LEIDER and STEVE BUCHHOLTZ, The Rustout Syndrome

Para evitar que caia nesta situação reunimos algumas dicas para que consiga evitar a conformação:

Reconheça os seus pontos fracos – Um dos grandes perigos da conformação é criarem-se pontos fracos exatamente nas áreas que a pessoa necessita mudar e crescer. Na maioria dos casos é muito complicado reconhecer estes pontos fracos porque as pessoas pura e simplesmente os ignoram ou fingem não ter. O reconhecimento de qual o nosso ponto fraco, o que está mal e o que necessita ser mudado é crucial para combater esta atitude de conformação para com a vida.

Saiba ver as coisas – Quando se está num estado de conformação deixa-se de olhar para o futuro de modo estratégico, simplesmente para-se. Ficamos bastante confortáveis com o nosso sucesso do passado e também presente, que nos esquecemos de investir ainda mais no nosso futuro. O nosso pensamento transforma-se num pensar a curto prazo e também pouco preciso. Ficamos tão cegos com o sucesso do nosso passado que nunca conseguiremos imaginar um futuro ou ver as oportunidades que possam surgir.

Corra riscos – O sucesso é muitas vezes atingido depois de se correr riscos e fruto de muito risco. As pessoas conformadas não se preocupam a procurar novas oportunidades para nada na sua vida, limitam-se apenas a fazer aquilo que já tem resultado desde sempre ou que resultou no passado. É triste saber que crescemos sem conseguir explorar o nosso verdadeiro e inteiro potencial. É necessário que se corram riscos, que consiga ter iniciativa, de tentar o novo mesmo que se perca e não ficar apenas na segurança e certeza monótona do presente.

Diga adeus à preguiça As pessoas conformadas focam-se muito nelas próprias em vez de se focarem nas outras pessoas ou no ambiente que as rodeiam. Como tal são pessoas que trabalham sempre a um ritmo constante mesmo que a situação dite que é preciso mais velocidade. Para além disso são pessoas que não fazem nada mais do que aquilo que é pedido, sem espírito de iniciativa ou de procurar algo que ainda não tenha sido feito.

Aprecie a sua vida – Saiba apreciar a sua vida e perceba que esta ainda não está acabada e que ainda tem muito para viver e realizar! Não corra apenas atrás dos seus sonhos quando for tarde demais! Comece agora mesmo! Diga para si próprio que a vida começa agora e não depois! Pare de querer uma vida melhor e lute para que isso aconteça! Não se fique pelas palavras e substitua isso mesmo por ações.

Como é que a conformação está presente na vossa vida? Como se livram dela? Porque razão é complicado sair da mesma?

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.