Dicas para mostrar confiança quando está nervoso

Alguma vez na vossa vida se sentiram nervosos na altura de conhecer pessoas ou então no meio de uma situação mais embaraçosa ou que seja necessário a interação com um grupo grande de pessoas?  Acontece montes de vezes, seja numa apresentação na universidade, seja quando nos apresentam novas pessoas ou simplesmente porque fazemos uma besteira que nos envergonha. Todos nós já passámos por isso. Existem várias situações onde nos podemos sentir nervosos mas o que tem de aprender é que podemos ganhar nessas situações se a pessoa for capaz de mostrar confiança. Na verdade poderá disfarçar o nervosismo muitas vezes fingindo uma confiança extra, mas o importante é que consiga com o tempo construir essa mesma confiança para que consiga vencer em todas as situações.

A confiança começa a construir-se quando somos crianças e é importante que agora adultos consigamos manter a mesma e até fazê-la crescer. Todos nós temos algo para dar a este mundo, isto é, temos um contributo positivo para dar, e a confiança pode construir-se ao constatar que realmente temos valor. Todos erramos e como tal temos de aprender com os nosso erros sem nervosismo e com a maior confiança possível!

mostrar confiança

Enfrente as pessoas com confiança

Não se contraia quando tem de enfrentar alguém ou falar com alguém. Se por acaso alguma pessoa a deixar nervosa por alguma razão o que tem de fazer é olhar-lhe nos olhos enquanto fala e para além disso recebe-la com um sorriso. O sorriso é essencial para “quebrar o gelo” e o olhar nos olhos mostra precisamente que está confiante e que não tem medo ou insegurança em falar com a pessoa.

Faça um aperto de mão firme

Um aperto de mão fraco dá bastante má impressão na maioria dos casos e é reveladora de falta de confiança. Se conseguir evitar o apertar de mãos tudo bem, mas nem sempre é possível, se tiver de o fazer, tenha um aperto de mão firme. Este simples gesto pode bastar para mostrar confiança. Tenha cuidado também para não exagerar, não vai querer esmagar a mão da outra pessoa.

Mantenha o queixo erguido

Mantenha o seu queixo erguido, não baixe a cabeça nunca! Não quero com isto dizer que deve adotar uma atitude arrogante, não é isso que se pretende, o importante é que não se deixe rebaixar e que mostre atitude sempre que se encontra presente. Mostre que se valoriza e que tem algo importante para dizer ou mostrar.

Não iniba o seu sorriso

Nunca deixe de sorrir! Como tínhamos dito anteriormente o sorriso é uma grande arma! Um sorriso bonito e não forçado é suficiente para mostrar aos outros que se encontra confiante e para além disso pode ser excelente para fazer novas amizades.

Aceite e retribua os elogios

Saiba aceitar elogios, não se rebaixe quando alguém o(a) elogia, só mostra que você tem falta de confiança e sobretudo falta de auto-estima. Aceite o elogio e saiba responder ao mesmo com sentimento.

Saiba manter uma conversa

Saiba criar e manter uma confiança. Uma boa forma de criar confiança numa conversação é começando por fazer simples questões para conseguir incluir todos na conversa. Mantenha em foco os aspetos positivos e saiba adaptar-se a cada situação e conversação.

Tente manter a calma

Gosto de dar o exemplo de uma apresentação para um grande número de pessoas. Nessa situação o que você tem de ter em mente é que provavelmente não existe ninguém que esteja tão preparado para falar daquele assunto que você. O stress apenas atrapalhará a sua confiança e o impedirá de concretizar os seus objetivos. Tente manter a calma por mais complicado que isso possa parecer.

Saiba fazer piadas

Saiba conjugar algumas piadas com o assunto da conversa, isso só irá refletir a sua confiança a sua habilidade na conversação e para além disso causa nas outras pessoas descontração, ao mesmo tempo que as fará rir.

Estas são boas técnicas para quem pretende mostrar confiança mesmo que esteja nervoso e para mais que isso ao longo do tempo ir perdendo o nervosismo e ganhando mais confiança. Siga estas dicas e combata o nervosismo.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Dicas para mostrar confiança quando está nervoso"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
sentimentocalmo
Visitante

Amigo, já estive numa situação semelhante, andei cerca de duas semanas assim, até que acabei no hospital para tomar soro. Porque não ir ao hospital ver disso? Eu confesso que eles só me fizeram análises e estava tudo bem, mas pode ser mais grave e poderá ter uma úlcera nervosa.

Se cuide amigo, tudo de bom 🙂

ezequiel
Visitante

Meu mome é ezequiel tenho um problema sério com nervosismo no trabalho não consigo comer nada ás vezes fico suando frio e com ancia de vomito fico o dia enteiro sem comer nada e ai me dar uma dor de cabeça, se alguém poder me ajudar eu agradeço é muito ruim essa situação.

wpDiscuz