5 capacidades de um bom lider

O mundo encontra-se em mudança a cada dia que passa. Cada vez se torna mais complexo, talvez sempre o tenha sido, mas o facto das mudanças agora ocorrerem a um nível alarmante torna-o ainda mais assustador, quase impossível de acompanhar. Perante este cenário de mudança, quais serão as capacidades que uma pessoa terá de ter para que se distinga das restantes, para que se torne líder, inovadora e uma história de sucesso deste novo mundo?

Da observação de verdadeiras pessoas de sucesso foi possível chegar a 5 capacidades de um bom líder, como capacidades de importância crescente ao longo do tempo. Não importa de que época estes homens são, importa sim o modo como trabalham do qual devemos tirar muitas conclusões.

capacidades de um bom líder

Livre-se do ruído

Atualmente vivemos e trabalhamos num mundo que é tão sobrecarregado de informação, formas de comunicação, gadgets, jogos e inúmeros entretenimentos que são quase irresistíveis e que nos roubam constantemente a atenção. Não estou a dizer com isto, que estes aparelhos e serviços não sejam importantes, depende de como e quando são usados. A verdade é que são aparelhos que vieram para ficar.

A habilidade para se focar e criar prioridades está cada vez mais em risco e esta é uma das atitudes das pessoas produtivas, como tal importantíssima. Para marcar a diferença perante qualquer competição é necessário um espírito de disciplina para evitar as distrações e manter a produtividade no máximo. A focalização nas tarefas e consequentes objetivos é crucial e tem de começar hoje mesmo. Não cometa erros. Se não se consegue focar, não conseguirá fazer as coisas e se não fizer as coisas, alguém as fará por si…

Reconheça o que não tem valor

Não seja aquele tipo de pessoas que diz algo do género “eu vi na televisão por isso tem de ser verdade“, completamente errado! Nem tudo o que aparece na televisão é verdade, aliás muito do que nos é mostrado sofre por trás um grande trabalho de distorção, mas não vamos entrar por aí. O que quero dizer é que pode e deve questionar as coisas que vê e não aceitar tudo de modo pacífico. Se quer ser bem sucedido é necessário que tenham um pensamento crítico.

Ao questionar as coisas estará a distanciar-se das pessoas que aceitam tudo tal e qual como ele lhes é apresentado, isto é, torna-se a ovelha negra no grupo, que neste caso significa não fazer parte do rebanho. A verdade é que: existe demasiado lixo no nosso mundo atual, no facebook, em blogs, na televisão e em muitas outras coisas e terá de conseguir avaliar o que é de valor e o que é para desprezar.

Seja mais que um avatar

Estou a ser irónico mas é esta a verdade! As pessoas cada vez mais se importam em criar um bom perfil na internet, redes sociais e enfim e esquecem-se de fazer o mesmo na sua vida pessoal e “real”. Basicamente é como se as pessoas se estivessem a personificar a elas próprias e não a mostrar o que realmente são.

Mais do que nunca, precisamos de ser humanos! Precisamos de nos lembrar que somos feitos de carne e sangue e que não somos sempre um líder, um gerente, um parceiro, um pai, como queremos tanto. É necessário que arranjemos tempo para nós próprios e que consigamos deixar para trás as distrações que cada vez mais o roubam. Só assim conseguiremos perceber o que queremos, o que precisamos e o que fazer de seguida. No fundo estão todos muito preocupados em ser diferentes dos outros mas acabam por ser exatamente igual a tudo o resto.

Contacte realmente com as pessoas

A comunicação sempre foi um dos meios pelo qual os grandes líderes conseguiram grandes coisas. Mas hoje em dia a comunicação reparte-se em vários sistemas, sons, postagens no mural, mensagens de texto, twets, etc. Cada vez mais a comunicação se torna mais num sistema de 1 para muitos ou invés de ser uma comunicação de 1 para 1. O que acontece é que cada vez mais a comunicação se torna superficial porque ninguém tem tempo para prestar atenção que seja à pequena fracção de todos os gigabytes que lhes são arremessados todos os dias.

Claro que cada vez mais a habilidade de escrever e falar de forma eficiente ganha importância nos dias de hoje, mas se você tiver a capacidade de ouvir, mas realmente ouvir o que as pessoas dizem, de enfatizar com elas e se relacionar realmente com as mesmas, então irá sentir-se quase parte delas. Faz uma grande diferença não é?

Faça as coisas

A ideia de que os executivos, líderes de um negócio e afins, são liderados por grandes aspirações não é nada mais do que um grande mito. Muitas dessas pessoas nem consegue atingir o patamar que tanto pretende, porque só o alcançaria se fizesse as coisas ao por um pé à frente do outro.

Mas se estes não estão motivados por sonhos grandiosos, o que faz deles pessoas de sucesso? Na verdade é uma de três coisas: o trabalho que têm e a grande responsabilidade pessoal, aliada à necessidade de colocar comida na mesa e garantir um tecto, como procurar trazer um produto que eles achem bom e que as pessoas possam realmente necessitar ou querer.

Para além disso, conseguem trazer pessoas que trabalham por um objetivo comum, isto é, garantem que o trabalho é feito. Satisfazem as necessidades dos seus clientes e sendo assim estão a satisfazer-se a si próprios.

Estas são 5 capacidades que um bom líder terá de ter para se safar no mundo atual tão competitivo. Sem estas capacidades serão sempre ultrapassados pela concorrência e isso é um passo para o insucesso.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz