Aprenda a pedir desculpas de forma correta

Pedir desculpas não é fácil, especialmente quando deixamos a teimosia e o ego falar mais alto. Apesar disso saiba que é extremamente importante pedir desculpas quando erra e que pode salvar uma relação desta forma. Com o artigo de hoje vamos ajudar a identificar quando deve pedir desculpas e ensinar-lhe algumas formas de o fazer, ultrapassando algumas barreiras.

Por mais dono da razão que seja acredite, você não está sempre 100% e mesmo quando está certo existe sempre um outro lado da moeda. Para que possa desculpar-se quando é necessário, seguem-se algumas dicas preciosas para que entenda quando está na hora de lamentar algo que fez e que não está correto.

Quando pedir desculpas?

É certo que não tem que pedir desculpas por tudo e por nada, muito menos por uma situação que não foi provocada por si. O pedido de desculpas pressupõe um erro e um arrependimento. Em primeiro lugar há que perceber o que o levou a agir dessa forma.

  • Perceber o erro – Para que possa desculpar-se há que em primeiro lugar perceber o que fez e a forma como isso afetou a outra pessoa, se não o fizer estará apenas a pedir desculpas por pedir… E acredite que a outra pessoa vai perceber isso. Compreender o erro que cometeu e a forma como isso afetou a outra pessoa é extremamente importante. Faça o seguinte exercício: Experimente inverter os papéis e perceber o que poderia sentir se fosse a outra pessoa que tivesse a mesma atitude para consigo. Ia gostar? Aí está a sua resposta.
  • Perceber o que o outro sentiu – Colocarmo-nos na pele do outro é sempre o melhor remédio. Se não gosta que lhe façam ou digam alguma coisa porque motivo faz o mesmo aos outros? Mesmo que fosse algo que não o atingisse a si, a outra pessoa pode sentir de outra forma e isso pode provocar-lhe dano. Para que possa entender melhor o que a outra pessoa sente tente conversar com ela e compreender os seus motivos.

Erros a evitar ao pedir desculpas

  • Cair na vitimização – Este é um dos erros mais comuns de quem faz um pedido de desculpas… A vitimização não leva a nenhum lado, apenas parece uma boa desculpa para não se sentir culpado com algo errado que fez. Mesmo que sinta alguma injustiça, explique os seus motivos mas compreenda que se erro, há que mudar a sua atitude.
  • Pedir desculpas… mas culpar o outro – Outro erro comum é pedir desculpas apontando o dedo à outra pessoa e justificando o seu erro com alguma coisa relacionada à outra pessoa. Errado… muito errado. Para além de não estar a pedir desculpas de verdade está a fazer com que a outra pessoa ainda se sinta mais culpada e pior com toda a situação.
  • Ser irónico / não assumir realmente – Sabe quando alguém está a pedir desculpas por uma situação mas só o está a fazer porque é quase obrigado? Dá para perceber não dá? Pois é isso mesmo que vai acontecer se o fizer: as pessoas vão perceber e a situação só ficará pior para si. Evite ironias e falsidades porque não o levam a lugar nenhum na vida.

Como pedir desculpas corretamente

  • Seja honesto – A honestidade é o primeiro passo para um pedido de desculpas de sucesso. Depois de compreender onde errou é importante que o mostre e conversar com a outra pessoa de forma a que ela perceba que você está a ser honesto e o seu pedido de desculpas vem com uma mensagem de paz. Converse, explique-se e desculpe-se. Mostre que melhorou verdadeiramente.
  • Converse sobre os sentimentos de ambos – Se algo de errado aconteceu é porque existe uma motivação maior para isso. Nada melhor do que conversar sobre os seus sentimentos e os da outra pessoa, perceber porque ambos reagiram de determinada forma e o que levou a esta situação. Desta forma irão compreender-se melhor e ambos poderão corrigir situações importantes para a vossa relação.
  • Dê espaço para a outra pessoa falar – Quando sabemos que estamos errados há que perceber o lado da outra pessoa e se ela estiver disposta a falar deixe que ela fale e explique todas as suas razões e o que sentiu nesta situação. Para além de fazer com que perceba melhor a situação, fará com que a outra pessoa se sinta mais livre e resolvida.

Estas foram algumas dicas para quem quer pedir desculpa com honestidade e da forma correta. Tem alguma dica adicional? Deixe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments