8 Coisas que precisa saber antes de sair do armário

O artigo de hoje é dedicado a toda a comunidade LGBT e em especial a quem ainda não saiu do armários. Pessoas com poucos conhecimentos poderão perguntar: “Mas o que é isso de sair do armário?” – Pois é nada mais nada menos do que dar a conhecer a público e sem medos a sua orientação sexual, falar com os pais e família mais próxima, andar na rua de mão dada com o parceiro sem esconder ou fazer de conta que são apenas amigos.

Antes de sair do armário existem coisas que deve ter em consideração e conselhos que podem ser preciosos e evitar que cometa erros que tantos outros lgbts cometeram no passado. Desta forma recolhemos essas experiências e elaborámos uma lista com 8 coisas que precisa saber antes de sair do armário.

Afinal… O que preciso saber antes de sair do armário?

  • Aprenda a defender-se – É importante que saiba que depois de sair do armário vão surgir pessoas que acham que a sua opinião é mais importante e que vão querer ditar regras ou simplesmente dar opiniões desnecessárias. É importante que se defenda e que nunca deixe ninguém meter-se onde não é chamado. Coloque as pessoas no seu lugar e não deixe que ninguém se intrometa na sua vida.
  • Conheça pessoas e informe-se – Falar antes com pessoas que já tiveram essa experiência ou simplesmente informar-se e ler testemunhos é muito importante antes de tomar a sua decisão. A internet é hoje em dia um lugar maravilhoso e cheio de boas informações. Desde vídeos, a fóruns, sites ou chats, conheça bem o assunto, saiba como correu e as coisas boas e más, desta forma saberá também se está preparado e se chegou o seu momento.
  • Não tem que informar toda a gente sobre a sua orientação sexual – Lembre-se que após o momento decisivo da saída do armário não é obrigado a contar nem a falar do assunto a toda a gente. Há pessoas a quem simplesmente não temos de falar sobre os nossos assuntos pessoais e isso não faz com que esteja no armário novamente. Aja naturalmente e se calhar a falar do seu companheiro, fale. Ponto. Não se sinta na obrigação de ter que explicar a toda a gente a sua orientação sexual porque não tem. Ponto.

Veja também:
Famosos LGBT que saíram do armário
Sair do armário – Dicas e Conselhos
Dicas LGBT – Como me assumir no trabalho

  • É preciso continuar a lutar contra o preconceito – Depois de estar fora do armário vai sentir-se mais livre a aceite, as pessoas a sua volta vão compreendê-lo melhor e vai ser uma sensação libertadora. Apesar disso saiba que o preconceito não vai acabar e que infelizmente terá que continuar a lutar contra preconceituosos que não sabem respeitar o próximo.

  • Lembre-se que há mais pessoas como você – Se ainda não saiu do armário saiba que não é o único. Existem milhares de pessoas na sua situação, muitos deles há demasiado tempo. Tome coragem e inspire-se em quem já o fez para que no futuro possa ser você a inspiração para os que estão na mesma situação.
  • Perder algumas pessoas, ganhar outras – Infelizmente, quando um LGBT sai do armário, nem todas as pessoas continuam por perto, algumas decidem afastar-se pois não compreendem por puro preconceito. Não são elas quem estão certas por isso preocupe-se sim com os que ficam, não com os que vão embora. Saiba que quem o apoia será os que verdadeiramente gostam de si e lhe querem bem. Com esta saída poderá também ganhar novos amigos na sua vida, aproveite para reforçar o seu círculo de amizades.
  • Viver o amor sem medos – Depois de sair do armário chegou a hora de viver o amor sem medos. Por isso pense nos passeios a dois, nos momentos românticos que poderá viver depois de sair do armário. Mesmo após a saída do armário é preciso continuar a lutar contra o preconceito e disso faz parte o facto de viver o amor em público e sem receio de ser julgado.
  • Seguir normalizando – Depois da saída do armário é importante que eduque quem não sabe e que continue a normalizar o que já é normal. Infelizmente há quem ainda não saiba que o amor é igual para todos e por isso mostre-o. Educar as pessoas que não têm conhecimentos é uma ajuda para que todos possamos viver bem e sem medo do amor!

Tem mais alguma dica que gostava de partilhar com quem ainda não saiu do armário? Deixe nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.