Mitos do divórcio

A vida é cheia de mitos que precisam de ser desvendados e esclarecidos de uma vez por todas. O casamento não escapa a isso e vários são os mitos do divórcio. A nossa sociedade e a forma como esta está organizada é criadora de mitos que se espalham e se instalam como verdades universais, mas isso tem de mudar de uma vez por todas. O divórcio significa que você já não se encontra casado. Tudo para além disso são mitos criados por esta sociedade que ocupa o seu tempo a aprofundar o que não tem aprofundamento. Muitas vez o divórcio dá-se porque quando casou o casal não sabia o que o casamento implicava, por isso recomendo a leitura dos seguintes artigos:

mitos do divórcio

Mitos do divórcio

O divórcio é a saída mais fácil – Isto é completamente errado, porque não há nada de fácil em decidir divorciar-se. Nada mesmo! Existe quem afirme até que é mais fácil permanecer numa relação que já não tem amor, nem qualquer brilho, do que pensar em divorciar-se e tomar finalmente essa decisão. Estas decisões são sempre difíceis de tomar e também complicadas. Por um lado ninguém deve permanecer numa relação se não se sentir bem nela, por outro lado, o caminho que envolve o divórcio é um caminho cheio de obstáculos e é preciso uma grande dose de coragem para chegar à meta;

O divórcio tem uma carga negativa – Considerando que 50% dos casamentos atualmente acabam em divórcio, pode levar-nos a crer que a sociedade já vê o divórcio de forma diferente e que talvez seja mais tolerante em relação a este assunto. Isso é verdade e mentira. O divórcio não é nenhuma doença, é apenas decidir acabar com uma relação que já não está a funcionar, em vez de fingir perante nós e o mundo que tudo corre da melhor forma. No fundo é assumir perante nós próprios que queremos ser felizes e que não o estamos a ser. O que acham mais correto? Assumir a realidade e dar o passo? Ou viver sempre na ilusão e tentar iludir os outros?

Existe sempre alguém culpado – Isto pode ser verdade, mas também tem uma grande carga de mentira. Nem sempre existe um culpado, por vezes, a relação não funciona simplesmente, sem que um dos dois envolvidos na relação tenha de arcar com a culpa. Nem sempre as coisas correm como desejamos e nem sempre as pessoas funcionam bem em casal e pior ainda muitas só descobrem isso tarde demais. Não se esqueçam que para o divórcio são necessárias duas pessoas, por isso não tem de existir sempre um culpado;

Depois do divórcio tudo irá melhorar – Isto é completamente mentira. Você irá recordar coisas. Você irá sentir saudades de outras. E acabar a relação não significa necessariamente que acabaram as discussões. As lutas e discussões continuam sim, mas como já não estão juntos e numa relação tem tendência para não lhes dar tanta importância. Sobre este ponto poderá ler o nosso artigo: Nova relação depois do divórcio;

Os filhos ficarão melhor – Claro que isto é mentira. Se os filhos foram habituados a viver com o pai e com a mãe é normal que irão sentir falta de montes de coisas. Para além disso terem de ficar com um dos dois e só poderem ver o outro determinadas vezes também não é nada fácil e acabar por ser uma grande carga emocional para os filhos.

Estes são alguns mitos do divórcio. Nem tudo é como as pessoas pensam à partida e as coisas são sempre mais complicadas e profundas, do que se pensa.

Deixe um comentário

6 Comentários em "Mitos do divórcio"

avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
sentimentocalmo
Visitante

Na verdade amigo, é preciso ter uma lata e bem grande!
Vai ver que outra mulher acabará por dar valor a isso 🙂

recentemente divorciado
Visitante

mas o q entendes por “mal tratada” ? a minha mulher queixa-se disso mas faço tudo em casa e fora dela menos engomar…?! fui descobrir no facebook dela, numa conversa c a amiga, em q lhe disse “estou farta de não ser tratada como uma princesa”…só me apeteceu matá-la…é preciso ter lata…PQP!!!

recentemente divorciado
Visitante
estou em processo de divorcio e posso garantir que é a pior sensação do mundo APENAS quando há filhos. nao acredito que um divorcio sem filhos não seja fácil de ultrapassar porque vejo isso como uma relação normal, acaba-se, cada um segue a sua vida porque não há nada que ligue à outra pessoa. no meu caso, há 1 filho mt pequeno, casa etc guarda partilhada, 1 semana a cada um e sempre que não estou com o meu filho, choro todas as noites ate adormecer e durante o dia choro muitas vezes, mesmo no emprego ou a caminho do… Read more »
s
Visitante

olha acho que vc falou tudo e muito dificil divorciar mesmo

João Bosco
Visitante

Acontece que o indivíduo divorciado, é discriminado, é deixado de lado, e e ele se sente fora, deslocado em qualquer ambiente ( meu caso ).
Atualmente o número de divorciados esta aumentando porque o número de casamento que tem pouca duração também esta aumentando, e a saída para isto é o divórcio.
 
Agora os mitos (5) não concordo porque deixam de ser mitos e passam a fazer parte integrante do indivíduo.

João Bosco
jotabemafra.blogspot.com 

wpDiscuz