10 maneiras de se sentir bem consigo própria

É necessário amar a nós próprios primeiros para conseguirmos amar os outros. Percebe assim a importância de se sentir bem consigo própria? É imensa. Vivemos numa sociedade de correria, que nos “obriga” a seguir certas ideias como sendo as corretas, mas será que são? Somos julgados constantemente, primeiras impressões, e só quando olhamos para as coisas de fora é que conseguimos perceber que nem sempre somos nós os errados.

Será que moldando algumas das nossas atitudes e ignorando outras quantas conseguimos encontrar um equilíbrio que nos faça sentir bem tal e qual como somos? A resposta é sim! Selecionei algumas que considero ser as melhores maneiras de se sentir bem consigo própria e são as seguintes:

Esqueça a balança por uns dias – Vive obcecada com os números da sua balança? É daquelas pessoas que se pesa com frequência e insatisfeita com os números deixa logo que isso afete o seu bom humor? O seu peso pode variar imenso durante o dia e isso não dirá nada em relação à sua saúde. Pare de acreditar em tudo aquilo que vê na televisão e comece a preocupar-se com a sua saúde e não necessariamente com o seu peso.

Preste atenção a elogios –  Você é daquelas pessoas que por não confiar / gostar de si, pensa que todos os elogios das outras pessoas têm segundas intenções? Deixe de ser assim. O mundo é mau o suficiente, mas não tem de ser assim tão mau. Comece a prestar atenção às pessoas que a rodeiam e aos elogios que lhe fazem, que podem ir do mais simples como “bom trabalho”, até “estás muito bonita hoje”. Use elogios como força para se puxar para cima.

Procure o lado positivo das coisas – Tudo tem um lado positivo e negativo, por mais que pareça complicado encontrar ambos. Tem de conseguir focar a sua cabeça nas suas conquistas e objetivos, ao invés das suas derrotas ou falhas. Todos nós falhamos! O importante é saber se ainda se encontra a lutar! Da próxima vez que se vir numa situação complicada, pare e pense. Respire fundo. Procure as coisas positivas. Perceba como pode resolver a situação, ao invés de se estressar e de se puxar para baixo.

Limite o uso das redes sociais – As redes sociais são fantásticas, mas não para toda a gente. Se você é uma pessoa negativa, sem confiança em si, é provável que as redes sociais a deitem ainda mais para baixo. Há pessoas que perdem demasiado tempo a ver a vida dos outros, a fazer comparações e acabam por se esquecer da sua própria vida. Não acredite em tudo aquilo que vê partilhado nas redes! Viva a sua vida não a dos outros.

Procure pessoas que a façam sentir bem – Os nossos amigos devem ser o nosso espelho. Você quer amigos desanimados, sem vontade de viver a vida e que duvidam de si próprios? Não! Você quer amigos que sabem enfrentar os problemas da vida e tirar ensinamentos de cada um deles. Você quer rodear-se de amigos que sejam capaz de a animar mesmo nos momentos em que você parece mais triste. Quer amigos que estejam lá nos bons e nos maus momentos mas sempre com um sorriso na cara!

Perceba aquilo que sente – O que a impede de se sentir bem? O que aconteceu que a deitou para baixo? Já pensou sobre isso? A primeira coisa que deverá fazer é perceber o que aconteceu que lhe roubou a confiança e o amor em si própria. Só identificando o problema conseguirá pensar em formas de o resolver. Caso contrário estará apenas a afundar-se cada vez mais, sem se preocupar em encontrar a solução.

Seja agradecida e ajude o próximo – Não se feche dentro do seu próprio mundo de depressão! Seja agradecida por aquilo que lhe acontece na vida, pelo que as pessoas fazem por si e mais ainda, aprenda a ajudar o próximo. Não existe nada melhor para nos “levantar”, do que sermos úteis para alguém. Existe um prazer e satisfação enormes quando somos capaz de fazer o bem ao próximo.

Perceba que não é a única na luta – Ajudar os outros é importante porque não somos os únicos com problemas. Por vezes pensamos que as coisas só acontecem connosco e que o resto do mundo está bem e nunca tem problemas. Completamente errado! Todos temos problemas, apenas cada pessoa tem formas diferentes de lidar com eles. Torne-se numa pessoa forte psicologicamente e lide com os seus problemas.

Não queira demasiado – Viver uma vida com as expetativas demasiado elevadas pode ser uma boa forma de ferir a sua confiança e auto estima. Baixar o nível de espetativas em relação às mais variadas situações na sua vida poderá realmente fazer a diferença. Quando esperamos menos das coisas ou não esperamos mesmo nada, ficamos surpreendidos e agradecidos com tudo aquilo que vem.

Confie em si – Para que tudo dê certo você tem de confiar em si e nas suas capacidades. Faça uma lista das suas qualidades. Gaste o seu tempo em coisas que goste de fazer e que a motivem. Faça amizades com pessoas positivas e rodei-se de pessoas que a fazem sentir bem. Confie que você é capaz e que dentro de si tem toda a energia necessária para ultrapassar qualquer situação.

Estas foram 10 boas maneiras de se sentir bem consigo própria. Cabe a si implementar estas mudanças hoje mesmo.

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.