Saiba como falar de amor com o seu filho

A relação entre pais e filhos nem sempre é fácil sobretudo no que toca ao amor. Os filhos não costumam se sentir muito confortáveis para falar de amor com os pais, por isso torna-se complicado fazer com que estes se sintam à vontade e possam desabafar com eles. Mesmo assim não é uma missão impossível e é algo que deve ser tentado, sobretudo se quer criar um elo ainda mais forte com o seu filho. Todos nós queremos o melhor para os nossos filhos não é assim? Aqui ficam as nossas dicas para como falar de amor com o seu filho. Leia também o nosso artigo sobre o primeiro amor do seu filho.

falar de amor com o seu filho

Não tente parecer da idade dele – Não use as mesmas expressões que ele nem assuma um papel de adolescente só para o seu filho se sentir a vontade pois só fará com que este deixe de reconhecer a sua atitude e se afaste, não deixando qualquer hipótese para a conversa. Seja você mesmo(a), pai ou mão e não tente ser ou falar como um amigo dele. Só fará com que ele pense coisas erradas de si e sobretudo não é a forma correta de o abordar.

Converse com ele de forma aberta – Abra o seu coração, fale que para além de mãe pode ser uma boa amiga e incentive-o a falar sobre tudo consigo. Deve incentivar o seu filho desde novo para que possa ter a afinidade desejada consigo de modo a abordar estes assuntos. Mostre-lhe que não é o fim do mundo falar destas coisas e que não tem problema nenhum, sendo este um assunto normal nos dias que correm e também normal na vida dele.

Faça-o sentir-se à vontade – Ao ser uma mãe conselheira, sem criticas excessivas poderá ganhar um pouco da confiança do seu filho e ele irá procurá-la sempre que precisar de falar de amor. Mostre-lhe que está disponível para sempre que este possa necessitar. Fale com ele calmamente e por certo, se este se sentir à vontade, irá recorrer a si novamente.

Não fale de amor apenas quando ele precisa – Fale sempre, conte histórias suas, ajude-o a compreender o que é o amor e como funciona uma relação, para além de fortalecer laços estará a fazer uma atividade extremamente pedagógica.

Deixe-o falar – Dê espaço ao seu filho para contar as suas histórias e expor tudo o que pensa sobre o amor e sobre a vida, sentirmo-nos ouvidos é um passo para a compreensão. Se estiver constantemente a interromper ou simplesmente não tiver confiança para o ouvir, será muito complicado que este queira falar consigo.

Dê a sua opinião – Opine sempre. Mostre ao seu filho a sua visão e tenha cuidado para não cair na critica excessiva. Seja uma verdadeira amiga e aconselhe o seu filho de modo a ultrapassar qualquer problema ou a seguir o melhor rumo relativamente à sua vida amorosa. Por certo será a pessoa certa para o fazer.

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments