Saiba parar uma discussão antes dela começar

Uma relação amorosa ou até uma amizade é como uma montanha russa, cheia de altos e baixos e nos baixos assistimos várias vezes a discussões. Mas será que não existem discussões que podem ser evitadas? Na minha opinião existem e imensas! Saber parar uma discussão antes dela começar é algo que nem todas as pessoas conseguem fazer e que poderá salvar bastantes relacionamentos. Não acreditem quando alguém vos diz que nunca discutiram porque é mentira. Em todas as relações existem discussões (por mais simples que sejam) e algumas até são importantes para que se possa mudar algumas coisas na relação.

Se detesta discussões e apenas gostava que estas acabassem ou nem chegassem a começar nada melhor do que estar muito atento a este artigo de modo a que consiga parar a tempestade antes desta fazer estragos.

parar uma discussão antes dela começar

Esteja presente

Estar presente e saber avaliar as situações é bastante importante para que consiga evitar uma discussão. Imagine que o seu marido ou namorado vem do trabalho um pouco chateado. Imagine que você pergunta “o que se passa amor” e ele responde “nada”. Acha conveniente continuar a chateá-lo para que este diga o que se passa? Provavelmente não e será uma discussão eminente. Todos nós temos maus dias e nesses momentos geralmente um bom tempo a sós acabará por resolver o problema. Se você for “chatear” a pessoa quando esta está com a cabeça quente poderá dar em discussão. Lembre-se que quando alguém está chateado, muitas das vezes não percebe que a outra pessoa só quer ajudar.

Nós todos somos seres humanos e bastante frágeis, nem sempre sabemos quando as pessoas querem o nosso bem e estão a ser honestas. Nós estamos habituados a suportar a dor e continuar em frente, o problema é que nem sempre recebemos bem os comentários das outras pessoas. Na maior parte das vezes quando estamos irritados vemos os comentários dos outros como um ataque e tendemos a atacar também. Obviamente que isso leva a uma discussão.

Estabeleça prioridades

Saiba estabelecer prioridades e perceber se vale a pena a sua preocupação ou não. No caso que falámos anteriormente será que vale a pena a sua preocupação? Provavelmente não. O mais provável é que passado algum tempo aquilo lhe passe e volte a falar bem para si. Se tiver algum problema na sua relação será muito mais fácil de o resolver se o categorizar por grau de importância. É um problema que afeta a sua relação? Poderá colocar a mesma em risco? Se for deverá preocupar-se e fazer de tudo para o problema se resolva da melhor forma, caso não seja importante deixe passar.

Criar uma escala de prioridades é importante na altura de resolver os problemas. Várias são as vezes que nos preocupamos com problemas que não merecem a nossa importância e acabamos apenas por nos stressar e ficarmos mais vulneráveis a discussões. Para tudo deverá existir uma solução, se conseguir pensar nos problemas com calma mas facilmente estes serão resolvidos. Quantas vezes você não acaba por perceber que o problema não é assim tão grave depois de resolvido?

Faça uma pausa e respire

Nada se resolve de cabeça quente! Nunca mesmo! Tentar resolver as coisas de cabeça quente é pedir ainda mais problemas. Quando estamos de cabeça quente acabamos sempre por dizer coisas que não sentimos e que muito menos queremos dizer. O ser humano tem uma excelente memória e essas coisas podem trazer muitas outras discussões no futuro e criar-se uma espécie de circulo que poderá acabar com a sua relação. O ser humano também não se contenta com pouco e numa guerra acesa de argumentos e insultos é muito fácil que as coisas evoluam para algo incontrolável.

Qualquer animal ferido precisa de tempo para curar as suas feridas e isso também se aplica ao homem. Existem alturas em que o melhor é deixar a outra pessoa sozinha e não se chatearem mais. O tempo cura muita coisa e evita muitas outras. Saiba dar tempo ao tempo e não coloco o dedo na ferida para causar ainda mais confusão. Quando ambos estiverem mais calmos poderão então retomar o assunto e resolver o mesmo.

Dê o braço a torcer

Sim o orgulho é uma coisa tramada e pode causar muitas discussões. Por vezes é muito melhor engolir em seco e evitar uma discussão do que querer ficar por cima e conduzir a uma tempestade. Se quer levar avante uma discussão é bom que saiba que estará a sacrificar algo. Pense que você e o seu parceiro ou parceira são uma equipa e estão a criar o vosso próprio mundo. O que será que podem fazer para encontrar uma solução? Talvez “dar o braço a torcer”, deixar o orgulho de lado e mostrar a parte fraca. Por vezes (se não mesmo sempre), é melhor pensar no “nós” ao invés do “eu”, só assim poderá ter uma relação duradoura.

As relações são complicadas, todos nós sabemos isso. Somos pessoas e todos somos diferentes, razão pela qual existem sempre discussões. Mas se seguir as nossas dicas talvez consiga parar essas discussões mesmo antes que comecem! Boa sorte!