Medo de perder alguém – um inimigo?

Quando se ama sofre-se e por mais que se fale a verdade é que o amor verdadeiro é mesmo cego. É normal quando se ama muito uma pessoa que se sinta medo de a perder. Se já estamos com essa pessoa à vários anos, criamos uma espécie de dependência, criam-se coisas a dois e partilham-se muitas coisas no dia a dia. A ideia de tudo isso acabar de um momento para o outro assusta-nos bastante e qualquer mudança na relação de ambos, por mais pequena que seja poderá criar este medo de perder a outra pessoa. Mas a questão é: será este medo um inimigo que poderá prejudicar mais a relação do que a beneficiar?

medo de perder alguém

O ciúme e a desconfiança

A confiança é a base de tudo numa relação e sem ela dificilmente as coisas chegarão a bom porto. Mas a confiança é algo que se constrói e que facilmente poderá ser destruído. Por vezes pequenas mudanças na vida do casal pode desencadear alguma desconfiança, não que tenha necessariamente fundamento. A desconfiança basicamente é apenas o nosso medo de perder a funcionar e com ele poderão surgir os ciúmes.

Os ciúmes na medida correta são importantes num relacionamento e digamos que totalmente normais, mas tudo na vida tem limites e esses limites quando ultrapassados poderão trazer grandes problemas ao seu relacionamento. Todos temos a nossa vida de casal e uma vida fora disso, o importante é que seja sempre mantido um nível de respeito e que cada parte do casal saiba o seu lugar e até onde pode ir. Se realmente não tem razões para sentir ciúmes em relação à sua cara metade, deverá fazer tudo para os controlar e não deixar que isso afete o seu relacionamento.

A carência afetiva

Por vezes o medo de perder pode ser nada mais nada menos do que fruto de uma carência afetiva. Quando amamos alguém queremos passar o máximo de tempo possível com essa pessoa, queremos ter a sua atenção e mais do que tudo queremos sentir a pessoa presente nos momentos a dois. Existem pessoas com mais necessidade de “estar junto” e partilhar carinhos do que outras. Imaginando que você é uma pessoa muito dada e a outra pessoa é mais recatada, poderá de certa forma sentir alguma carência afetiva, o que não significa que a outra pessoa o vá deixar por essa razão.

A baixa auto-estima

O medo de perder alguém poderá também ser fruto de uma pessoa com baixa auto-estima. Quando nós não acreditamos em nós próprios. Quando estamos constantemente a deitar-nos abaixo. Passamos uma má imagem de nós para as outras pessoas e por mais que a outra pessoa goste de nós ficará também com um pouco dessa imagem. Da mesma forma que se você andar sempre triste e de mal com a vida e a outra pessoa contente, irá criar um fosso entre ambos que não será nada benéfico para o relacionamento. A vida não é simples, todos nós sabemos isso. Sabemos também que ninguém é perfeito. Mas você tem qualidades! Imensas! Saiba valorizar-se realmente e ver o seu lado bom sempre!

A paranóia

A paranóia pode ser a sua grande inimiga e se não lutar contra ela facilmente poderá arruinar o seu relacionamento. A paranóia está bastante aliada aos ciúmes. Imagine que o seu namorado tem pessoas amigas fora do seu relacionamento (como deveria ter) e saí com frequência com eles. Você poderá sentir alguns ciúmes por desconhecer o que está a acontecer, mas pior do que isso, poderá ter paranóia e começar a criar filmes na sua cabeça, por exemplo: “ah agora ele está a fazer isto ou aquilo”, quando não existe qualquer fundamento.

Conclusão

O medo de perder é natural mas deve ser controlado para não trazer problemas maiores. No fundo deverá confiar na pessoa que tem ao seu lado e controlar os seus ciúmes ao mesmo tempo que não deixa a paranóia fazer parte da sua vida. Para conseguir tudo isto tem de “perder tempo” a olhar para si, a perceber aquilo que você tem de bom e a fazer coisas que possam aumentar a auto-estima. Posto isso, só tem de acreditar que o seu relacionamento irá prosperar se seguir sempre o caminho certo.