Coisas que uma madrasta não deve fazer

Nos filmes estamos habituados a ver uma madrasta como uma bruxa mas isso não é propriamente verdade na vida real. Uma madrasta basicamente é uma pessoa que gosta do vosso pai e que está com ele, mas que não quer de todo substituir a vossa mãe e o amor que lhe possam ter. Mesmo assim as crianças podem ficar pé atrás com a ideia de ter uma madrasta, sobretudo se  a madrasta não souber o que não deve fazer. Aqui fica uma lista de coisas que uma madrasta não deve fazer de todo! Se pretende ganhar a confiança das crianças perceba aquilo que não deve nunca acontecer.

madrasta

Querer que a chamem de mãe

Jamais tente que os filhos do seu parceiro lhe chamem de mãe, ainda mais se ela tiver falecido. Isso poderá despertar uma sensação de traição, bem como de revolta nas crianças. Defina o seu lugar no meio dessa família e tente aos poucos ganhar o amor e respeito deles, sem qualquer necessidade de competição. Quando chegar a altura certa, eles acabarão por chamá-la ou pelo menos trata-la como uma mãe. Não force nada caso contrário poderá ter um efeito invertido.

Não perceber uma cara estranha

Caso os pais se tenham separado recentemente, então é perfeitamente natural que os filhos do seu parceiro façam-lhe uma cara estranha e lhe atribuam a culpa. Eles sonham sempre que os pais se possam voltar a juntar e uma madrasta é sempre vista como a vilã. Portanto, eles demonstram sentimentos de ciúme, mágoa e raiva. Leve isso de forma descontraída e evite atritos inicialmente.

Eles não gostarem de si

Ninguém é obrigado a retribuir o afeto. Se perceber que eles lhe mandam sinais de rejeição, jamais os pressione a gostar de si e a aceitá-la rapidamente. Essa atitude poderá piorar a situação. Conquiste-os gradualmente para ganhar um vínculo duradouro.

Reclamar do quarto deles

Tanto o pai como a madrasta têm que continuar a definir regras em casa e a mostrar-lhes que não são diferentes daquelas que estavam habituados. Para negociar essas regras utilize o humor. É uma ótima ajuda e não interprete a desarrumação como forma de afastá-la do pai deles. Saiba discutir esses assuntos com o pai deles, antes de partir para a ofensiva.

Educação

Tenha cuidado quando refere algo implícito à mãe deles, nomeadamente a nível da educação que receberam. Quando os filhos do se parceiro começarem com intrigas, então discuta o problema com o pai deles e nunca com as crianças.

Amor de filho

Não tente comparar os filhos do seu parceiro consigo nem criar vínculos diferentes. O melhor é deixá-los manifestar os seus desejos e opiniões aos poucos. Se tiver grávida, conte com amor dos meios-irmãos. Nem tudo será ciúmes.