Dicas para recuperar uma amizade

Erros são cometidos. Pessoas saem magoadas. Nem sempre é possível controlar o destino de uma amizade ou os altos e baixos das mesmas. Por vezes as amizades são frágeis, porque são cometidos erros de ambas as partes e noutras ocasiões alguém não dá o braço a torcer para que as coisas corram bem.

Já perdeu amizades na sua vida? Já sentiu que perdeu pessoas que eram importantes para si e que gostaria de recuperar novamente? Hoje vou partilhar com vocês algumas dicas para recuperar uma amizade.

Será que todas as amizades quebradas podem ser recuperadas? Será tarde demais para algumas delas?

Deixe a poeira assentar – Não tente resolver nada de cabeça quente. Pondere as suas decisões e sobretudo as suas palavras. Deixe o tempo curar parte das feridas antes de você curar o resto. Aproveite esse tempo para pensar nas coisas, pensar em como vai solucionar o problema e em como irá recuperar a sua amizade. Deixe a outra pessoa ter o tempo e a oportunidade de fazer o mesmo.

Perceba aquilo que falhou – Enquanto está à espera que as coisas assentem um pouco, tome esse tempo para perceber aquilo que falhou e não propriamente em atribuir culpas. O que você poderia ter feito mais para que a amizade desse certo? O que causou isto tudo e como poderia ter sido evitado?

Livre-se de todos os sentimentos negativos – Não adiante querer reatar uma amizade se você continua cheia de sentimentos negativos – decepção, tristeza, mágoa, etc. Primeiro terá de estar bem consigo própria para conseguir estar bem com a outra pessoa. Tenha uma atitude positiva, não leve consigo maus sentimentos porque estes acabarão por “vir ao de cima” e estragarão tudo novamente.

Ponha o seu ego de lado – Quem diz o ego, diz também o orgulho. O orgulho é responsável por estragar muitas amizades, porque nenhuma das duas partes quer dar o braço a torcer. Não seja esse tipo de pessoa. Não tenha medo de admitir que errou. Não tenha medo de pedir desculpa. Não tenha medo de perdoar e de dar o braço a torcer.

Seja a primeira a dar o braço a torcer – Não tenha medo de dar o primeiro passo, aliás eu até encorajo que o faça! Não fique à espera que a outra pessoa o faça por si, porque pode nunca acontecer. Tome iniciativa e vá atrás daquela amizade que você quer recuperar!

Não tente atribuir culpas – Não interessa quem teve a culpa, interessa sim o que você possa fazer para que as coisas fiquem bem agora e não voltem a ficar más como antes. Saber quem teve a culpa não vai ajudar em nada a ter a amizade de volta.

Ofereça o seu perdão – Não interessando quem tem a culpa, fica apenas a importância de dar o seu perdão. Mostre à outra pessoa que está ali não para atribuir culpas mas para resolver as coisas e recuperar essa amizade que tinham. Foque-se nas coisas boas que a vossa amizade tinha.

Porque razão uma amizade acaba?

Comece do zero e construa uma amizade forte – Não tenha medo de voltar à estaca zero e começar tudo de novo. Faça até uma brincadeira e finja que se estão a conhecer agora novamente. Comecem tudo do zero e empenhem-se em que não voltem a cometer os mesmos erros.

Existem amizades que merecem ser recuperadas. Existem pessoas que queremos ter na nossa vida e que apenas não temos porque somos orgulhosos para lutar por isso.

Não fique parada a ver! Lute por aquilo que quer e pelas pessoas que quer ter na sua vida!

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments