Todos sabemos o quanto é difícil por vocês aproximar a família. Somos todos seres humanos, com obrigações, com afazeres e nem sempre conseguimos fazer o necessário, para que tenhamos tempo para a nossa família. Sempre se ouviu dizer que a família deverá estar sempre em primeiro lugar, mas a verdade é que isso nem sempre acontece. Cada vez mais é necessário estabelecer prioridades, mas num mundo onde a economia fala cada vez mais alto, acaba por se encontrar o trabalho sempre na primeira posição e no topo das prioridades.
O natal para algumas famílias, poderá ser a única altura do ano onde se reúnem, parte da família ou mesmo toda a família, embora seja mais raro e complicado que isso aconteça. Conseguirmos reunir a família é bastante importante, para manter os laços, a conversa em dia e juntar ainda mais a família. Partilhar espaços, festividades e também afetos, é bastante importante para que isso aconteça.
É importante que consiga aproximar a família no natal, mas que esta não se sinta obrigada a estar presente, isto é, que cada pessoa queira estar naquele local e que isso não seja uma obrigação. Para que possam passar um bom tempo juntos, é necessário que as pessoas tenham um interesse genuíno em estarem juntas. Usar esta época para aproximar a sua família, poderá ser um trunfo nas suas mãos.
Façam compras em conjunto
Se tiverem compras de natal para fazer, porque não as fazerem juntos? Pode aproximar-se mais dos seus filhos, da sua mulher ou namorada, etc. A ideia é simples, se têm de fazer as coisas, sempre as podem fazer juntos e assim aproveitar para falarem e até partilharem ideias. Se os seus filhos foram crianças ainda aproveite! Com o tempo eles já não vão querer mais ir ás compras consigo para comprar roubas e afins, só se for para usar o seu cartão claro.
Preparem juntos a festa de natal
Preparar a árvore de natal, as decorações e a comida, não tem de ser um trabalho de uma pessoa só, aliás, deverá ser de toda a família. Se toda a sua família, ou parte dela cooperar, será mais fácil conseguir ter tudo pronto a tempo. Para além disso, conseguirá ter uma festa de natal muito mais divertida e recheada das coisas que ama. Não se esqueça claro de incluir todas as pessoas na refeição e também na festa de natal. Os presentes não são a coisa mais importante!
Mantenham-se em contacto com as pessoas afastadas
A internet é uma coisa muito boa, sempre que bem usada! Se tem pessoas da sua família que por alguma razão estão afastadas, poderá fazer com que estas se sintam mais perto! Utilize o skipe, o chat de vídeo do facebook, o que quiser, mas mantenha-se em contacto com as pessoas que não podem por alguma razão estar presentes nesse dia. Sei que nada substituir a presença física da pessoa, mas poderá de certa forma, fazer com que estas se sintam mais presentes.
Troquem presentes
Eu acredito que o natal se transformou em puro consumismo, mas mesmo assim não posso deixar de dar esta dica. A troca de presentes não tem de ser nada de valioso. Podem ser prendas simples, sobretudo e como sempre digo, prendas úteis! Vale muito mais a pena uma prenda útil que é utilizada todos os dias, do que uma prenda, até cara por vezes, que a outra pessoa não usa e que passa todo o ano encostada a um canto. Percebam primeiro o que as outras pessoas necessitam, antes de decidirem dar uma prenda.
Não esqueçam que o importante é conseguir aproximar a família no natal, é conseguir que se divirtam e que passem um bom bocado. Por vezes as pessoas ofuscam-se tanto com a ideia das prendas que esquecem tudo o resto e o mais importante. Aproveitem os momentos que passam juntos, porque não são todas as famílias que se conseguem manter juntas.