Vida a dois – Animal de estimação é boa ideia?

Este artigo da nossa série Vida a dois tem como objetivo abordar um assunto que pode parecer simples mas é uma decisão que deve ser tomada com responsabilidade e por ambas as partes para que possa acrescentar algo positivo à relação e não o contrário. A hora de decidir adotar ou comprar um animal de estimação é muito importante e é mais uma passo na vida de casal. Ainda assim é necessário ponderar sobre o assunto e por isso vamos responder à questão principal: Será uma boa ideia?

Animal de estimação – Sim ou não?

Em primeiro lugar, tudo depende das vontades de cada um. Se sempre quis ter um animal de estimação fale com a sua cara metade e mostre o seu desejo. Caso já tenham falado e tenham chegado a um acordo, é importante também ter um consideração algumas mudanças que pode trazer ao seu dia-a-dia. O tipo de animal escolhido vai determinar as necessidades e as comodidades que são necessárias para acolher a mascote da família.

Se ele/a não concorda, o que devo fazer?” – Neste caso pense bem e converse com honestidade sobre o assunto, tente chegar a um acordo para que ambos se sintam bem com a decisão, sem conflitos e discussões desnecessárias.

O que vai mudar com a chegada do novo membro da família?

Em primeiro lugar deve ter em consideração que um animal de estimação ocupa tempo e dinheiro. Se decidir ter um animal de estimação aconselhamos a que cuide da saúde dele como cuida da sua, afinal vão partilhar a mesma casa e os mesmos hábitos.

Deve ainda saber que, por mais independente que seja o animal (ex. gato) vai sempre ocupar tempo pois precisa de cuidar da sua saúde, alimentação, higiene e lazer. No caso de optar por um cão terá que dispor de tempo para brincar e passear o novo membro da família, logo terá que adaptar a sua rotina à dele.

couple, cat, happy, family

Qual o tipo de animal de estimação ideal?

São apenas alguns exemplos dos animais de estimação domésticos mais comuns e alguns dos cuidados que exigem, o que é importante na hora de escolher a sua mascote da casa:

  • Cão – É uma das mascotes mais populares do mundo contudo é das que exige mais tempo. Não é possível descurar a higiene e a saúde deste animal, que vai depender de si para ir a passeios. É também um animal que exige muita atenção e carinho, por isso saiba que vai precisar de dar muito amor!
  • Gato – Outro dos animais mais populares do mundo, o gato é um pouco mais independente que o cão mas também exige uma série de cuidados e atenção. Sim, apesar de independentes estes animais também são muito carinhosos e precisam da sua atenção.
  • Coelho – Apesar de não ser tão comum o coelho é um animal de estimação muito fofinho e querido. Há que ter imensos cuidados com a alimentação e saúde. De notar que estes são animais noturnos, contudo adaptam-se facilmente às rotinas dos seus donos.
  • Rato – Relativamente aos ratos, atenção que apenas algumas espécies são indicadas para serem animais de estimação e ao contrário do que muitos pensam, são animais carinhosos e dóceis. Os mais populares são os hamsters, animais inteligentes e de fácil adaptação. Exigem cuidados e adaptações constantes, visto serem animais de muita energia, precisam de diversões próprias para viverem felizes.

Existem também espécies de animais com várias raças que são habitualmente usadas como animais de estimação:

  • Aves – São várias as raças que existem e podem ser uma excelente companhia. Pássaros de gaiola ou até um papagaio são algumas das opções para os amantes de aves que sonham ter um deste animais como mascote em sua casa.
  • Répteis – Também existem vários tipos de répteis e são cada vez mais procurados. De notar que estes animais necessitam de mais cuidados do que possa parecer, informe-se antes caso queira adquirir um réptil.
  • Peixes – Outro animal de estimação que exige uma série de cuidados extra, nomeadamente no que diz respeito à higiene e alimentação. Escolha cuidadosamente o tipo de peixe que quer colocar no seu aquário pois nem todos são compatíveis.

Tem algum animal de estimação ou está a pensar em ter um? Diga-nos tudo nos comentários!

Gostou do artigo?
Gostavamos de ter o seu apoio no Patreon. Saiba mais clicando AQUI.

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.