Valores que deve ensinar aos seus filhos

Os bons valores aprendem-se na infância e ao longo da nossa vida e podem ser transmitidos de pais para filhos. Apenas conseguimos garantir que os nossos filhos se tornem bons adultos amanhã, se lhe ensinarmos tudo o que ele deve saber hoje. É importante ensinarmos bons valores aos nossos filhos, tal como provavelmente nos ensinaram a nós. Como pais e pessoas mais velhas devemos de todo ser capazes de guiar os nossos filhos por um bom caminho e o caminho certo ao longo da vida. Confira então os valores que deve ensinar aos seus filhos.

Valores que deve ensinar aos seus filhos

Humildade

Desejava ver o seu filho como um patrão respeitador no futuro, ensine-o a respeitar as pessoas como iguais, bem como a ouvir críticas abertamente e a admitir possíveis erros que faça. Este valor é fundamental no desenvolvimento de uma criança e ele desde cedo não se deve sentir envergonhado de pedir desculpas quando errar, pois aprender com os erros é uma das maiores dádivas da vida. Ainda existem adultos que não sabem sequer o que significa a palavra humildade, quanto mais ter alguma ao longo da sua vida.

Responsabilidade

Chega a uma certa idade que deverá exigir aos seus filhos que cumpram com as suas obrigações, como chegarem sempre a horas, respeitarem os contratos e ter as contas sempre em dia. Ou seja, ensine-lhe a não gastar mais do que aquilo que têm, ensine-lhes também que o dinheiro não caí do céu e que nem tudo na vida é tão fácil como podem imaginar. Claro que não os vai querer chocar, conte as coisas tudo a seu tempo e nas alturas certas.

Fraternidade

Caso o seu filho venha a ter problemas com alguém, ensine-o a não humilhar ninguém e a não reagir a provocações parvas ou a falar coisas sem refletir. Todas as pessoas merecem uma segunda oportunidade, certo? Na vida todos nós falhamos é preciso aprender com os erros e percebermos que os outros também falham.

Cortesia

O seu filho deve aprender a tratar todas as pessoas com boa educação, nomeadamente a pedir licença, a dizer “por favor” e a agradecer, retribuindo sempre com sorrisos. Se ele for agradável com as pessoas, ele conseguirá as coisas que quer mais facilmente. Além disso, diga-lhe para ele oferecer ajuda, pois nunca se sabe quando ele também irá precisar dela.

Ousadia

A vida é curta demais e nunca se sabe o dia de amanhã, logo diga ao seu filho para arriscar e encarar os dias como se fossem os últimos. Não num cenário pessimista claro, apenas é preciso ousadia para viver a vida, para saber arriscar e quando arriscar. “Quem não arrisca não petisca“, sempre se ouviu dizer.

Lealdade

O ensinamento que deve dar ao seu filho é a ser fiel e leal com os seus amigos, e com as pessoas a quem quer bem. Não dá para contar pelos dedos as pessoas em quem podemos confiar, logo diga-lhe para as preservar bem e para ser também uma pessoa desse tipo.

Integridade

Por fim, o seu filho deve aprender a ser justo e sincero com qualquer pessoa, por mais impopular que o torne. Não existe melhor coisa do que dormir sem remorsos e poder acordar sem pensar em nada.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.